6 alimentos que parecem saudáveis mas não são

Nem tudo que reluz é ouro, inclusive na cozinha. Conheça 6 alimentos que parecem saudáveis (e são vendidos como se fossem), mas não são.

Amanda Santos | 27 de Maio de 2020 às 20:00

Os fabricantes sabem que colocar “saudável”, “natural” e “baixo teor de gordura” nas embalagens de seus alimentos aumenta o apelo aos clientes que buscam opções mais nutritivas. Porém, nem tudo rotulado de saudável realmente é. Muitos desses produtos estão cheios de açúcar, gordura e sal. Ou vêm com outros ingredientes de que você não precisa. Listamos 6 alimentos que parecem saudáveis — e que são vendidos como se fosse — mas não são.

Smoothies

Nutricionalmente falando, eles vencem grande parte das bebidas gaseificadas, embora isso não os torne saudáveis. Os smoothies industrializado podem conter algumas frutas batidas e suco de frutas, o que parece legal, mas o suco não tem nenhuma fibra importante se comparado às frutas frescas. Alguns são extremamente calóricos e podem conter xaropes, açúcar e até mesmo calda de chocolate. Ao comprar um smoothie, certifique-se de que ele tenha a fruta inteira, não apenas o suco.

Como substituir? Faça o seu próprio smoothie: bata as frutas frescas e o iogurte desnatado sem açúcar no liquidificador. Ou experimente uma dessas receitas de smoothies caseiros fáceis e saborosos.

Snacks vegetais

Você pensa que está se safando com uma porção saborosa de salgadinhos de mandioca ou batata doce em vez de um pacote de batata frita, mas não está. Você continua ingerindo muitas calorias e gorduras nesses alimentos.

Como substituir? Sabia que dá para fazer pipoca sem óleo no micro-ondas? Não tem mistério! Basta colocar em um recipiente os grãos de milho para pipoca (5 colheres de sopa), água (5 colheres de sopa) e sal (1 colher de café). Feche com um filme plástico (faça alguns furinhos para sair o vapor) e deixe por  mais ou menos 5 minutos (varia dependendo do aparelho).

Água mineral aromatizada

As águas saborizadas são muito procuradas, e as vitaminas, os minerais ou a cafeína adicionados fazem parecer que você ainda está sendo beneficiado. Mas por que pagar mais por coisas que você não precisa? Além disso, essas águas também contêm açúcar. Por isso, leia os rótulos cuidadosamente. Da mesma forma, os chamados aromatizantes “naturais” das águas minerais com menos ingredientes contêm até 30g de açúcar por meio litro — ou seja, 6 colheres (chá) de açúcar.

Como substituir? Água filtrada gelada com uma fatia de limão.

Granola

Cada vez mais popular no café da manhã, a granola é comumente rica em fibras e tem baixo índice glicêmico; por isso te deixa saciado por mais tempo. Também pode conter ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, vitaminas do complexo B, ferro e ácido fólico a partir da aveia em flocos, frutas, nozes e sementes. Por outro lado, muitas granolas são ricas em açúcar, com mais de 12,5g por 100g, em gordura saturada (5g por 100g) e em gordura total (20g por 100g), sendo, assim, mais um dos alimentos que parecem saudáveis mais não são.

Como substituir? Acrescente no leite ou iogurte pedaços de nozes, sementes ou frutas. Assim você obtém o mesmo sabor e nutrição da granola e reduz a ingestão de açúcar e gordura. Ou faça sua própria granola, assando no forno frutas secas, nozes, mel, óleo de canola e aveia em flocos.

Cuidado também com as barras de cereais: algumas contêm até 18g de açúcar — cerca de 4 colheres de chá! Substitua por barras de cereais caseiras.

Frozen Yogurt

Você evita o sorvete, mas opta pelo frozen yogurt como uma opção menos calórica e saudável. Só que algumas versões desse alimento estão cheias de açúcar. Além disso, muitas pessoas incluem ingredientes gordurosos, como chocolate, biscoitos e caldas.

Como substituir? Versões de baixo teor de gordura de iogurte grego, com culturas vivas, são uma boa opção.

Sanduíches com pão tipo tortilha

Substituir um sanduíche de pão tradicional por uma tortilha, sem manteiga, pode parecer uma opção menos calórica, mas não é. O wrap de tortilha sozinho pode conter de 300 a 400kcal, sem contar o recheio. Por isso, também deve ser riscado da sua lista de compra por ser um desses alimentos que parecem saudáveis, mas definitivamente não é.

Como substituir? Opte por um pão integral. Quanto mais grãos, melhor. Espalhe um pouco de maionese com baixo teor de gordura; em seguida, coloque ovo, peru ou frango assado, além de tomates, pimentões assados e alface.

Há muitos outros produtos industrializados que parecem ser bons para a sua alimentação, ou substitutos de alimentos mais gordurosos, que na verdade podem ser tão prejudiciais quanto. O conselho fundamental é este: ler atentamente os rótulos nutricionais de todos os alimentos que comprar ou investir mais tempo na cozinha, preparando deliciosos (e nutritivos) pratos caseiros.