Tudo o que você precisa saber sobre o seu protetor solar

Há quem pense que pelo simples fato de usar um protetor solar pode se expor ao sol sem maiores preocupações. Mas não é bem assim, principalmente no verão.

Douglas Ferreira | 18 de Janeiro de 2020 às 12:00

RossHelen/Istock -

Há quem pense que pelo simples fato de usar um protetor solar pode se expor ao sol sem maiores preocupações. Mas não é bem assim, principalmente no verão. Todos os anos gastam-se rios de dinheiro em filtros e protetores solares. Contudo, em certos países o número de casos de melanomas malignos (uma forma potencialmente fatal de câncer de pele) quase que duplicou desde 1980, levantando questões em relação a tais produtos.

Uma falsa sensação de segurança?

Até a pouco tempo, cientistas achavam que os danos da pele fossem causados apenas pelos raios UVB do sol, que são absorvidos pelas substâncias químicas dos protetores solares.

Leia também: 7 cuidados que devemos ter com a exposição ao sol

Mas os estudos indicam agora que os raios UVA de maior comprimento de onda, que antigamente se pensava serem inofensivos, podem na verdade penetrar na pele com mais profundidade e afetar as células. Uma vez que não há um sistema de classificação que indique o grau de proteção UVA, dois protetores solares com o mesmo FPS (fator de proteção solar) podem variar quanto à eficácia.

A solução é usar um protetor solar de efeito bloqueador total, que não só possua um FPS mas que contenha também o ingrediente dibenzoilmetano (chamado também de Parsol 1789), que absorve os raios UVA.

Mas mesmo estes protetores solares podem não garantir uma proteção total. O sistema de FPS é aplicado nos EUA desde 1978. Na Europa, o sistema de proteção mudou em 1994 e passou a se assemelhar ao norte-americano.

A base de fotoprotetores é o dióxido de titânio, mas a forma de apresentação mudou muito nos últimos anos. Os sprays, por exemplo, são mais indicados para homens, pois protegem as regiões com mais pelos. A Sociedade Brasileira de Dermatologia adverte que a sensação de proteção total que algumas pessoas sentem em relação aos fotoprotetores é falsa, pois o protetor solar perfeito não existe.

Assim, o ideal continua sendo evitar exposição ao sol nas horas críticas.

Visão 100%: proteja seus olhos no verão

1 – Para tirar melhor proveito dos protetores solares, siga estes conselhos:

Atenção!

Alguns protetores solares podem acabar aumentando as chances de se ter um câncer de pele. Estudos comprovaram que substâncias como a benzofenona-3 e o ácido paraminobenzóico (PABA) não são recomendados e devem ser evitados.

2 – Lidando com o sol

Além de sempre usar o protetor solar, siga também estes conselhos para se proteger ainda mais:

Leia mais: Cuide das queimaduras solares