12 dicas para deixar o seu cabelo crespo mais bonito e saudável

Nem todo mundo sabe como cuidar do cabelo crespo. Pensando nisso, preparamos algumas dicas que podem te ajudar!

Mariana Valle | 28 de Outubro de 2021 às 17:00

Imagem: CarlosDavid.org/iStock -

Durante muito tempo, quando falávamos de cabelos bonitos, o cabelo crespo nunca esteve no rol de opções. Só imaginávamos cabelos lisos, no máximo cacheados. Para a nossa felicidade, isso é passado. Hoje, quando falamos de cabelos bonitos, é comum que que os crespos em toda sua versatilidade logo surjam em nossa mente. 

Tanto é que a cada dia que passa, a quantidade de pessoas que resolveram assumir os seus cabelos naturais não para de aumentar. E assim, temos visto diversos cabelos lindos, leves e soltos diariamente por aí.

Leia também: Cronograma capilar: o que é e como fazer o seu?

Apesar disso, muita gente ainda não faz ideia de que o cabelo crespo precisa de cuidados específicos, diferentes dos cuidados de cabelos que possuam outras curvaturas. Sobretudo pelo fato de que os fios do cabelo crespo são bem frágeis. Não à toa, muita gente está buscando mais conhecimento para cuidar melhor do seu crespo.

Pensando nisso, nós resolvemos compartilhar algumas dicas de cuidado preciosas para todos aqueles que ostentam um crespo de rei ou de rainha e ainda não sabem muito bem o que fazer para tratá-lo como merece. 

Vamos a elas?

Dicas de cuidado com cabelo crespo

1. O cabelo crespo não se dá muito bem com água quente

Imagem: Ridofranz/iStock

É importantíssimo evitar a água quente na hora de lavar o cabelo crespo. O motivo é bem simples: a água quente faz com que os fios do cabelo se tornem mais ressecados e ainda danificam a fibra.

O ideal mesmo é lavar o cabelo crespo com água fria ou, no máximo, morna. 

2. Xampu, só nas raízes!

Imagem: fizkes/iStock

Ao lavar o seu crespo com xampu, evita usá-lo em todo o cabelo. Em outras palavras, não há necessidade alguma de se lavar o cabelo nas pontas e ao longo dos fios.

Tudo o que você precisa é aplicar o xampu apenas na raiz do seu cabelo, limpando o couro cabeludo. 

Massagear o couro cabeludo durante a lavagem também é bastante recomendável, pois proporciona uma limpeza mais profunda e ainda estimula a produção de sebo natural e o nascimento de novos fios. 

3. Dê a devida atenção à hidratação dos seus cabelos crespos

Imagem: Prostock-Studio/iStock

A hidratação é uma das medidas mais importantes que aqueles que possuem o cabelo crespo precisam tomar. Isso se deve a algo que já foi mencionado aqui: o cabelo crespo resseca à beça! 

Com a hidratação, você mantém os seus fios saudáveis e macios. E embora cada cabelo seja um caso, é ideal que se faça a hidratação pelo menos uma vez por semana.

E para isso você precisa escolher os produtos ideais, como óleos, colágeno, produtos à base de queratina e extratos vegetais. 

Quer saber mais sobre hidratação? Aqui a gente dá outras dicas de como hidratar bem o seu cabelo e evitar o ressecamento.

4. Cogite o co-wash

Imagem: Ridofranz/iStock

O co-wash é uma técnica de lavagem muito popular para quem tem cabelo crespo ou cacheado. A intenção desse método é a de lavar o cabelo sem danificá-lo.

O co-wash, de conditioner washing, é uma técnica que dispensa o xampu e usa o condicionador durante a lavagem. Sabemos que isso pode soar estranho, mas muita gente adora o co-wash, pois a proposta dele é de se utilizar produtos mais leves, o que faz dos cabelos mais saudáveis. 

E quer mais motivos para pensar em adotar o co-wash? Nesta matéria a gente conta por que o condicionador é uma maravilha para o nosso cabelo!

5. Repense a utilização de química no seu crespo

Imagem: pogrebkov/iStock

A utilização de química no cuidado com os cabelos se tornou um tópico bastante discutido. Tanto que, além da lavagem tradicional, há duas técnicas de lavagem bem populares e que se atentam ao uso delas: a no poo (técnica que não usa xampu e faz uso do co-wash) e low-poo (que usa xampu, mas desde que sejam especiais, os chamados liberados). 

Mas quando falamos em repensar o uso da química no seu cabelo crespo não queremos dizer que você não deve nunca mais usá-las, e sim se preocupar um pouco mais.

O ideal é que você se informe sobre os produtos que usa, assim como procurar os produtos ideais para o seu tipo de cabelo. 

E caso você faça procedimentos mais complexos com aplicação de química, sempre procure um profissional certificado. 

6. Abandone a toalha ao secar o seu cabelo

Imagem: AaronAmat/iStock

A cada dia que passa, mais pessoas decidem abandonar a toalha ao secar o cabelo. Isso se dá porque o tecido da toalha tradicional causa muito frizz no cabelo.

E como o cabelo crespo é mais propício a esse tipo de fio rebelde, abandonar a toalha de uma vez por todas pode até parecer radical, mas é ótimo para o seu cabelo. 

Hoje em dia muita gente passou a adotar as toalhas de microfibras a fim de evitar o frizz, pois retiram o excesso de água do cabelo, mas mantém a hidratação do mesmo. 

Uma outra dica, cada vez mais usada e bem simples é a de usar uma camisa de algodão para secar o cabelo. Basta você envolver o seu cabelo na camisa e deixá-lo secar por volta de uns trinta minutos.

Tcharam! Você verá como dá certo! 

Que mais uma dica bem bacana? Aqui falamos sobre a touca de cetim, que te garante dormir com a consciência de que irá levantar no dia seguinte com o seu cabelo alinhado e sem frizz.

7. Desembaraçar o seu cabelo crespo é muito, mas muito importante!

Imagem: Wavebreakmedia/iStock

Os cabelos crespos embaraçam com muito facilidade, por isso é imprescindível que você tenha a preocupação de desembaraçá-los. E ao fazê-lo, você deixará seu crespo muito mais saudável. 

A principal dica aqui é: jamais o faça com cabelo seco. Ao fazer isso, você vai destruir o bichinho, mas pois vai quebrá-lo bastante e enchê-los de nós.

O melhor momento para desembaraçar o cabelo crespo é no banho, após o uso do condicionador. Ah! E sempre das pontas para a raiz!

8. Hora de pentear

Imagem: David-Prado/iStock

Assim como falamos sobre o desembaraçamento, é importantíssimo que você não penteie o seu crespo enquanto ele tiver seco.

O momento ideal para isso é logo após o enxágue final do seu banho e sempre do meio para as pontas primeiro e depois da raiz para as pontas. E para isso, use um creme de pentear sem enxágue. 

Outra dica bacana é utilizar óleos para finalizar o seu cabelo, pois os cabelos crespos se dão muito bem com eles.

E quando você for usar tranças, coques e qualquer outro penteado, certifique-se de que eles não estejam muito apertados. As chances do penteado apertado danificar o seu cabelo são boas.

9. Cortar o seu cabelo de vez em quando faz muito bem a ele

Imagem: Sofia Zhuravets/iStock

Quem tem o cabelo crespo sabe: achar um bom profissional que entenda do nosso tipo de cabelo é um troço difícil à beça.

Porém, não dá para desistir dessa busca, pois os cortes fazem muito bem ao cabelo, além de deixá-los mais práticos de cuidar, mais saudáveis e do jeito que você quiser. Ou seja: não tenha medo de passar uma tesoura de vez em quando nesse crespo lindão aí.

10. Tenha um pente garfo próprio para cabelo crespo sempre com você

Imagem: Pachai-Leknettip/iStock

O pente garfo é um dos maiores aliados de quem é dono de cabelo crespo. Podendo ser feito de plástico, metal ou madeira, o pente garfo é extremamente prático e não só dá, como é recomendável que você sempre tenha um com você. Afinal, como ele serve para valorizar, dar volume e forma no seu cabelo, é sempre bom ter esse amigão por perto, não é mesmo? 

Espero que você tenha curtido essas dicas! Principalmente se você não sabia o que fazer para deixar o seu crespo mais bonito ainda. Agora é colocá-las em prática e deixar o seu cabelo lindo e saudável!

11. Aposte na umectação

(Imagem: Prostock-Studio/iStock)

A umectação é o processo de enluvar os fios do cabelo com óleos naturais, de preferência óleos de origem vegetal. Os óleos de girassol, rícino e argan são os mais indicados para realizar umectação no cabelo crespo, sendo necessário passar mecha por mecha. O ideal é ficar pelo menos 3 horas com o óleo no cabelo antes removê-lo, mas você também pode dormir com a umectação e remover só no dia seguinte. Para remover, passe o seu condicionador usual na área oleosa. Após isso, pode lavar como de costume.

12. Utilize cremes de pentear

(Imagem: Prostock-Studio/iStock)

Experimente usar cremes de pentear liberados, ou seja, sem sulfato, silicone, petrolatos e parabenos. Sendo assim, esses cremes costumam ser mais hidratantes, além de mais leves, facilitando o movimento do cabelo. Enluve mecha por mecha para garantir que todos os seus fios estarão cobertos com o produto.