Dicas para preparar saladas e economizar tempo na cozinha

Você acha que preparar saladas é trabalhoso e ocupa muito tempo? Então confira dicas que vão facilitar sua vida!

Julia Monsores | 15 de Agosto de 2022 às 09:00

Povozniuk/iStock -

Preparar saladas gostosas e saudáveis não precisa ser uma tarefa trabalhosa que ocupa muito do seu tempo. Seguindo algumas dicas simples você verá que é fácil preparar saladas deliciosas e manter uma refeição saudável.

5 dicas de como preparar saladas

1. Selecione bem as hortaliças e legumes

Na hora de comprar os ingredientes para a sua salada, procure selecionar somente o que aparenta estar fresco. Isso ajudará a ter ingredientes melhores e que durarão mais.

2. Lave as hortaliças e legumes

É muito importante limpar bem as hortaliças e legumes.

Comece retirando as folhas mais externas, murchas e secas, de hortaliças folhosas e legumes; corte as nervuras e os talos mais grossos. Lave as hortaliças folhosas em água fria e abundante. Em seguida, deixe de molho em vinagre e água por alguns minutos. Ervas como salsa, cebolinha e endro devem ser lavadas em maço.

Leia também: 6 dicas para manter os alimentos frescos por mais tempo

Frutas cítricas têm de ser lavadas com água quente. Legumes com casca devem ser enxaguados com água morna.

Uma ótima dica é lavar todos os ingredientes da salada de uma vez. Dessa forma, você poupa tempo e ainda economiza água!

3. Escorra e seque bem

Para folhas soltas (como alface, espinafre e rúcula) use uma centrífuga para saladas. Seque as ervas que foram lavadas com papel-toalha, apertando-as delicadamente. Legumes e frutas devem ser bem escorridos ou secos com um pano de prato limpo.

Seque carnes, aves, peixes e frutos do mar com papel-toalha, apertando com cuidado.

Para poupar tempo: desocupe a área do escorredor na pia antes de lavar, para ter espaço disponível para colocar as vasilhas. Lave e centrifugue hortaliças folhosas com antecedência e guarde por até dois dias na geladeira.

4. Corte tudo

Rasgue folhas de alface com as mãos. Utilize uma tábua de corte e uma faca de cozinha grandes para preparar tudo o que for cortado em tiras ou picado.

Para poupar tempo, empregue utensílios adequados, como:

5. Prepare molhos para saladas

Prepare e guarde em um pote de vidro com tampa hermética. Guarde os que contêm maionese ou produtos lácteos na geladeira até o consumo. Assim eles podem ser mantidos por alguns dias. Confira 4 molhos incríveis para dar um toque em sua salada aqui!

Atenção à compra de saladas já cortadas

Legumes e frutas são oferecidos no supermercado com um aspecto fresco e apetitoso. Mas não se deixe levar pelas aparências principalmente quando se tratar de saladas prontas para o consumo. Verifique bem o estado do produto, pois os ingredientes picados podem estragar rapidamente.

Pegue somente produtos que são mantidos refrigerados e veja se estão frescos e em bom estado. Hortaliças folhosas embaladas, cortadas ou não, devem ser guardadas na geladeira até o consumo e ser lavadas sempre com água fria antes do preparo.

Confira 10 saladas incríveis para animar sua dieta!