Conheça a cor do ano Pantone e saiba como usá-la

Desde o ano 2000, a maior empresa especialista em cores do mundo, a Pantone, divulga a cor que será tendência no ano. Este ano foi representado pela Ultra

Redação | 7 de Dezembro de 2018 às 16:12

Rostislav_Sedlacek/iStock -

Desde o ano 2000, a maior empresa especialista em cores do mundo, a Pantone, divulga a cor que será tendência no ano. Este ano foi representado pela Ultra Violet, que tem inspiração nas galáxias e no céu noturno. Para 2019, a cor escolhida é a Living Coral (Coral Vivo). Inspirada nos corais do fundo do mar, a Living Color traz um tom vibrante mas ao mesmo tempo transmite a calma dos oceanos. De acordo com a empresa, a cor também simboliza as conexões humana. Em um mundo extremamente digital e veloz, é preciso ter tranquilidade no dia a dia e valorizar a intimidade.

Para chegar à definição da cor que representará um determinado ano, a Pantone realiza pesquisas extensas. Diversas áreas são estudadas, desde as criações tecnológicas até as atividades da indústria cultural, da moda e design. Com base nas previsões para o próximo ano, no comportamento humano e nas transformações mundiais é que se chega à tonalidade ideal. Sendo assim, podemos dizer que 2019 promete ser um ano em que se espera muita vivacidade e ao mesmo tempo suavidade. Além disso, projeta experiências autênticas, que permitem intimidade e conexão. Relembre aqui o processo de escolha da Ultra Violet.

Como usar as tonalidades de Living Coral

A cor do ano Pantone e suas variações não são difíceis de aplicar no dia a dia. Inclusive, algumas indústrias, como a tecnológica e a da moda, já previram a tendência e lançaram produtos com o mesmo tom antes mesmo da divulgação. Por exemplo, o novo iPhone e alguns modelos desfilados nas passarelas das semanas de moda deste ano. Entretanto, a Living Coral também pode ser incorporada na decoração da casa. Por ser uma cor fria, pode ser usada sem medo nas paredes, pois dará amplitude e luminosidade. Aproveite e saiba mais sobre cores quentes e frias!

Foto: AndreaObzerova/iStock

A mesma cor também pode ser usada na fachada de casas, lojas e edifícios. Tonalidades parecidas combinam com madeira e cores escuras, como o verde escuro. Além disso, podem dar mais vida a áreas externas, como quintais e jardins. Veja aqui algumas dicas ótimas sobre combinação de cores e transforme sua casa para a chegada de 2019.

Foto: ksenija18kz/iStock

Por ser uma cor que traz luminosidade, pode ser o toque que faltava na sua sala, quarto ou escritório. Pequenos objetos de decoração podem fazer esse trabalho e trazer mais cor a móveis brancos ou de madeira. Experimente inserir almofadas, vasos de plantas, porta-retratos ou tapetes nas tonalidades de coral. Assim você ganhará lindos pontos de luz pelos cômodos da casa.

Foto: FilL239/iStock

Depois dessas dicas, basta se inspirar e entrar na tendência Living Coral. Deixe as boas energias e a calmaria do fundo do mar que a cor traz influenciarem o seu novo ano. Entre em 2019 com as vibrações positivas da nova cor Pantone.

Por Thaís Garcez