Faça uma busca
|
Publicado em: 30 de maio de 2021

Como deixar seu bichinho feliz quando você não está por perto

Precisa sair e está preocupado com o seu bichinho? Saiba como deixá-lo feliz enquanto estiver sozinho em casa!

Imagem: Anel Rossouw/Pexels

Parece que nossa vida fica cada vez mais agitada. Vários membros da família trabalham em horário integral ou meio período e, quando isso se combina com outros compromissos, nossos animais podem ficar sem atenção humana suficiente. Animais solitários se entediam e podem ficar ansiosos e até destrutivos.

Leia também: Seus pets soltam muito pelo? Saiba por que isso ocorre

Tanto cães quanto gatos gostam da companhia humana, mas podem ficar contentes sozinhos em casa se
forem bem-cuidados. Estas dicas ajudam os donos a minimizar o tempo em que os animais ficam a sós e reduzem o impacto de serem deixados em casa.

Confira abaixo:

Escolha o animal certo

Pesquise as raças de cães, porque há uma diferença enorme nos níveis de energia. Por exemplo, as raças de trabalho, como border collies e kelpies, são muito ativas e podem se tornar destrutivas quando deixadas muito tempo a sós.
No geral, raças como os whippets são mais calmas e se contentam em se deitar no sofá. Filhotes têm muita energia e precisam de mais atenção durante o dia; pense em adotar um animal mais velho.

Trabalhe em casa


Opte por trabalhar em casa pelo menos parte do tempo, se possível. Seja o dia inteiro, uma hora por dia ou mesmo alguns dias aqui e ali, a diferença pode ser imensa para seu animal. Entre em contato com donos de animais que você conheça e veja se conseguem combinar alguma coisa: você cuida do animal deles em sua casa num dia, depois deixa seu animal na casa deles outro dia.

Diversão


Enriqueça o ambiente de seu gato com brinquedos seguros, como bolas, arranhadores e lugares elevados para ele escalar. Deixe os cães com bolas de petisco ou brinquedos interativos seguros para que se ocupem quando você não estiver por perto.


Terceirize


Mande seu cachorro para “creches caninas” para ser lavado e tosado ou combine com um amigo ou passeador de cães para visitá-lo caso você se ausente por um período mais longo. Visite antes as instalações e converse com as pessoas que cuidarão de seu cachorro.


Dentro e fora de casa

Os gatos adoram explorar fora de casa, mas é muito mais seguro que fiquem confinados; assim, não correm
risco de ser atropelados, brigar ou pegar doenças de outros gatos. Se possível, ofereça acesso seguro a áreas ao ar livre. Talvez seja preciso instalar uma portinhola, telar uma varanda ou instalar cercados para gatos.

Canse-os


Faça com seu bichinho muito exercício físico e mental antes de sair de casa por mais tempo, para que ele se canse e durma bastante enquanto você estiver fora. Não se esqueça de que os animais costumam passar muito tempo cochilando; dentro de casa, gatos podem dormir 16 a 20 horas por dia, e muitos cães passam a maior parte do tempo dormindo, às vezes até 14 horas por dia.

Caso você o seu bichinho seja filhote, confira essas dicas específicas:

  • Não deixe o filhote seguir você o tempo todo de quarto em quarto.
  • Não pegue nem carregue o filhote no colo o tempo todo. Brinque com o filhote antes de sair de casa para deixá-lo cansado.
  • Coloque o animal num tapete ou caminha durante o dia, com um brinquedo seguro para mastigar e se manter ocupado.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


Cadastre-se GRÁTIS para continuar lendo


Você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos

Já tem cadastro? Faça login aqui.

Já sou assinante da Revista Impressa

close