Como economizar água e deixar a conta mais barata no verão

Conheça 15 dicas de como economizar água durante o verão. Assim, você ajudará a preservar o meio ambiente e ainda poupará o seu dinheiro.

Thaís Garcez | 4 de Janeiro de 2022 às 17:00

Ake Ngiamsanguan/iStock -

Estamos na estação mais quentes do ano: o verão! E com a temperatura nas alturas o aumento do consumo de água é inevitável. Mas por meio do uso inteligente da água e de pequenos ajustes no encanamento, é possível reduzir o consumo à metade. Além de economizar, você ajudará a preservar o meio ambiente. Confira abaixo nossas dicas de como economizar água e criar o hábito do consumo consciente.

Equipamentos que podem te ajudar a economizar água

Torneira única

Substitua torneiras com água quente e fria separadas por uma torneira única. Isso ajudará a ajustar a temperatura mais rapidamente, evitando o desperdício.

Arejadores e reguladores de fluxo

Peça a um encanador que instale arejadores e reguladores de fluxo nas torneiras (ou instale torneiras que já sejam dotadas desses dispositivos). Eles reduzem a vazão de água sem reduzir a pressão, ou seja, sem você notar a diferença.

Descarga dupla e regulador de fluxo

Troque sua caixa de descarga por uma mais eficiente, com sistema de descarga dupla. Isso pode reduzir o volume do fluxo de 11 litros para 3 litros. Se sua caixa não tiver opção de meia-descarga, tente reduzir o volume da descarga instalando um regulador de fluxo ou colocando uma garrafa plástica cheia de água em seu interior, longe do mecanismo de descarga.

Sistema de retorno

Para evitar o desperdício de água fria que sobra dentro de tubulações de água quente, instale um sistema de retorno, que manda a água não utilizada de volta ao aquecedor, ou um sistema que mantém a água quente nas tubulações, gastando pouca energia.

13 dicas de como economizar água

1. Fique atento a pequenos vazamentos

Pequenos vazamentos podem desperdiçar muita água e pesar na conta no fim do mês. Por isso, é aconselhável fazer a checagem periódica do encanamento. Feche todas as torneiras e canos de máquinas que usam água. Anote a leitura do hidrômetro. Verifique-o novamente meia hora depois. Se a medição subiu, existe vazamento.

2. Tome banhos mais rápidos

Cada minuto a menos no chuveiro pode evitar o desperdício de 23 litros de água, dependendo do chuveiro. Além disso, caso você tome banho quente, diminuir o tempo de banho economizará energia também.

3. Conserte as torneiras

Se você tem uma torneira pingando, conserte-a logo – o desperdício de água pode chegar a 2.000 litros por mês. Não tente apertar mais a torneira, pois isto desgastará a arruela e agravará o vazamento.

4. Não desperdice a água fria na hora do banho

Sempre que abrir o chuveiro ou a torneira e esperar a água ficar quente, guarde a água fria numa jarra ou balde e use-a para regar as plantas, lavar roupas ou qualquer outra finalidade. Você pode economizar 4 litros de água a cada vez que fizer isso.

5. Feche as torneiras quando não estiver usando

Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou se barbeando. Uma torneira aberta pode desperdiçar até 15 litros por minuto.

6. Evite usar a máquina para lavar poucas peças

Só use a máquina de lavar na capacidade total. A redução do número de lavagens pode poupar grande quantidade de água – modelos com abertura superior chegam a usar 240 litros por lavagem. Veja aqui outras 15 dicas para economizar ao lavar roupa!

7. Use uma bacia para lavar frutas e verduras

Utilize uma bacia para lavar frutas e verduras. (Imagem: joey333/iStock)

Lave frutas e verduras numa bacia com água em vez de sob a torneira. Isso pode reduzir o consumo de água em mais de 30 litros a cada vez.

8. Não use a mangueira para lavar o carro

Ao lavar o carro, use balde e esponja no lugar da mangueira. Se usar apenas seis baldes, a economia chegará a 150 litros por lavagem. Veja aqui como polir e lavar o carro em casa: dicas essenciais.

9. Não lave a calçada

Para limpar entradas, caminhos e calçadas, use a vassoura em vez da mangueira. Caso tenha muita poeira, use um pouco de água e jogue com a mão e depois varra.

10. Repense a quantidade de vezes que rega o jardim

Reduza gradualmente a frequência com que costuma regar o jardim. Isso levará as plantas a desenvolver raízes mais fortes e profundas. Além disso, não regue o jardim nos períodos mais quentes do dia; faça-o de manhã cedo ou à noite.

11. Ensaboe toda a louça primeiro

Não fique com a torneira da pia aberta enquanto você lava a louça. Sempre ensaboe primeiro tudo e depois enxágue. Outra dica importante é ensaboar primeiro os utensílios menos engordurados primeiro; dessa forma você não irá espalhar a gordura.

12. Reaproveite a água da máquina de lavar

Ao invés de descartar a água da máquina, use-a para lavar pisos e quintais. Dessa forma você irá economizar um pouco de água e conseguirá realizar a limpeza da casa.

13. Deixe a caixa d’água bem fechada

Além de evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, manter a caixa d’água bem fechada evita a evaporação da água e consequentemente ajuda a evitar o desperdício. Use boias de caixa d’água de qualidade para evitar o transbordamento de água.