Faça uma busca


|
Publicado em: 7 de janeiro de 2021

5 dicas para escolher sua cadeira de escritório ideal

Sentindo dores nas costas? A culpada pode ser sua cadeira. Confira algumas dicas para escolher um modelo confortável!

Imagem: iStock

Em tempos de home office, muita gente tem passado boa parte do tempo sentado em uma cadeira de escritório. Por isso, saber como escolher um modelo confortável é fundamental para evitar dores nas costas e complicações a longo prazo. 

Leia mais: 31 ideias de decoração de home office

Pensando nisso, separamos 5 pontos importantes que vão te ajudar a escolher uma cadeira de escritório confortável e ergonômica.  

5 dicas para comprar uma cadeira de escritório ergonômica

1. Preço

cadeira de escritorio dicas para escolher a sua
Imagem: JZhuk/iStock

O preço é um fator importante na hora de escolher a cadeira de escritório, porém não deve ser o primeiro e tampouco o único a ser considerado.

Normalmente as cadeiras de escritório mais baratas não são as melhores em termos de conforto, o que pode acabar gerando desconforto para suas costas e, consequentemente, prejudicar seu trabalho.

Por isso, faça uma boa pesquisa de preço e considere aumentar o investimento para comprar uma cadeira melhor, sobretudo se você já tiver problemas na coluna e passar muitas horas sentado. 

2. Encosto

Outra característica que merece atenção na escolha de sua cadeira é o encosto. Ele é responsável por receber o peso de nossas costas, posicionando-a da maneira correta. Por isso, o ideal é escolher encostos altos — que cheguem até os seus ombros ou até a sua cabeça, caso você costume sentir dores nessa região.

Uma cadeira de escritório do tipo presidente ou diretor possui uma melhor pressão de recline. E isso porque elas possuem um “sistema relax” , que  deixa o movimento mais firme ao acompanhar o seu corpo para trás. 

É o tipo ideal para quem gosta de se movimentar e alongar as costas com maior liberdade durante o dia.

3. Altura da cadeira de escritório

Outro ponto que merece destaque é a altura das regulagens das cadeiras. Encontrar um tipo que se adeque perfeitamente a sua altura às vezes pode ser difícil, por isso é bom escolher uma opção móvel.  

cadeira de escritorio dicas para escolher a sua
Posição errada x posição certa de posicionar-se em uma cadeira de escritório (Imagem: bestsale/iStock)

Lembre-se de que a altura ideal é aquela em que seus pés tocam o chão, formando um ângulo de 90º com seus joelhos. Além disso, seus olhos devem ficar posicionados bem de frente para o monitor.

4. Braços

Atente-se também para a questão dos braços da cadeira. O ideal é que eles fiquem posicionados em um ângulo de 90º com o seu tronco. Essa é uma ergonomia que melhor distribui o peso do corpo na cadeira, evitando tensão e má postura. Além disso, com os braços apoiados na cadeira facilita-se o trabalho da digitação, sem pôr força nos punhos. 

Leia mais: poltronas decorativas para o quarto: confira dicas para escolher a sua!

No mercado, é comum encontrar cadeiras de escritório sem braços de apoio. Essas costumam ser mais baratas, no entanto também são menos confortáveis. 

Assim, caso queira mais conforto, você pode escolher opções com braços fixos ou ajustáveis — sendo essas últimas encontradas com regulagem de altura e também com regulagem de afastamento longitudinal (braços 2D e braços 3D).

5. Revestimento e acabamento da cadeira de escritório

cadeira de escritorio dicas para escolher a sua
Imagem: in4mala/iStock

Mas não é só a questão ergonômica que merece atenção. Outro ponto que você precisa considerar antes de escolher sua cadeira de escritório é o seu acabamento. Às vezes você encontra uma cadeira muito bonita, no entanto, o acabamento dela não é dos melhores. Por isso, veja bem as peças, costuras e os demais componentes.

Cadeiras em nylon são mais indicadas para locais mais quentes, pois permitem uma maior circulação do ar. Já o couro, sintético ou natural, apesar de ser muito bonito e confortável, costuma ser mais quente, então é recomendado para regiões mais frescas ou com ar condicionado. 

Considerações gerais sobre a escolha das cadeiras de escritório

Imagem: poligonchik/iStock

A escolha da cadeira de escritório ideal varia de acordo com o seu perfil. Por isso, avalie o tempo gasto sentado nela e o nível de mobilidade que se espera dessas cadeiras.

Assim, vale a pena checar bem antes da escolha, seja para optar por uma cadeira de escritório simples ou uma mais incrementada e, consequentemente, mais cara.

Leia mais: saiba como usar mantas na decoração da casa

Caso seja possível, experimente a cadeira na loja antes de comprá-la. Desse modo você poderá testar sua qualidade e conforto, simulando posições. Mas se você quiser comprar pela internet, lembre-se de ver reviews de pessoas que compraram e atestaram a qualidade. 

Além disso, a questão das cores também pode ser importante se você deseja um visual mais harmônico para o seu quarto ou espaço de home office. Então além do pretinho básico, você também pode escolher cadeiras brancas, vermelhas ou em outros tons que desejar. Neste post, trouxemos 31 dicas de decoração de home office. Confira!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados