Como fazer sabonete líquido caseiro

Saiba como fazer sabonete líquido em casa de forma rápida, prática e de quebra, ajudando na economia familiar.

Redação | 15 de Novembro de 2022 às 16:00

Daisy-Daisy/istock -

Com a inflação alta em 2022, os produtos de higiene pessoal subiram de preço. Assim, o brasileiro passou a procurar sabonetes menores ou com embalagens promocionais. No entanto, já parou para pensar na sua economia doméstica? Saiba como fazer sabonete líquido de modo fácil e caseiro.

Desta forma, estará com uma boa estratégia para lidar com o aumento de 20,5% do preço médio por unidade. Sendo a consultoria Kantar, o sabonete regista um preço 31,6% maior que em 2020.  

Leia também: Higiene pessoal infantil: Quando é o momento certo de ensinar aos filhos

como fazer sabonete líquido

Segundo estudo realizado pela Kantar, o brasileiro vem começado a dispensar o sabonete em um dos seus banhos. Isto está ocorrendo, porque 68% dos brasileiros tomam uma média de 2 banhos por dia. Porém, com o aumento do preço dos produtos de limpeza, o sabonete tem sido deixado de lado em pelo menos um dos banhos.

Porém, vamos mostrar para você que seja para a limpeza do corpo, do rosto ou das mãos, não há necessidade disso. Mesmo com preços acima do desejado, é possível manter nossos hábitos de higiene pessoal sem deficiência dos itens necessários para uma boa saúde do corpo.

Sendo assim, vamos ao que interessa! Como fazer sabonete líquido caseiro? Na verdade, há algumas receitas para isso. Separamos algumas para você, então confira:

Como fazer sabonete líquido caseiro

Em primeiro lugar, vamos separar os itens necessários para tarefa. Logo, você irá precisar de um pote de vidro, um recipiente limpo de sua preferência, um sabonete em barra de glicerina de sua preferência, 300ml de água, 2 saquinhos de chá de camomila e óleo de coco.

  1. Pique ¼ do sabonete de glicerina e ponha todos os pedaços dentro do seu pote de vidro;
  2. Adiante, coloque os 300ml de água para ferver. Para otimizar sua tarefa, pode utilizar de micro-ondas (caso tenha). Depois de ferver a água ponha os dois saquinhos de camomila e faça um chá;
  3. Após verificar que o chá está pronto, jogue-o em cima dos pedacinhos de sabonete colocados no pote de vidro. Com o calor do líquido, você notará que eles começarão a derreter;
  4. Depois de deixar dissolver, acrescente ½ colher de sobremesa do óleo de coco e mexe bem. A ideia é misturar bastante. Aqui, o ponto ideal é qual sua mistura estiver totalmente líquida;
  5. Deixe esfriar. Depois disso, ponha o líquido em uma embalagem de sua preferência;
  6. Aguarde a temperatura abaixar até chegar no nível ambiente. Quando o líquido tiver com a temperatura ambiente, irá apresentar uma textura cremosa e é neste momento que estará pronto para uso.

Sabonete líquido hidratante

Caso você queira fazer um sabonete que ajude na hidratação da pele também, esta dica é para você. Mas primeiro, vamos aos ingredientes necessários para realizar essa receita. São eles: Um ralador, uma barra de sabonete de sua preferência, 100gr condicionador capilar, 50ml de shampoo, 500ml de água fervendo e 250ml de água fria.

  1. Pegue o sabonete em barra e rale bem no seu ralador;
  2. Coloque o sabonete relado em um recipiente de sua preferência e adicione 100g de condicionador;
  3. Pegue uma colher para mexer o condicionador com o sabonete. Aqui, a ideia é mexer até formar uma pasta;
  4. Após a pasta formada, adicione os 500ml de água fervendo e volte a mistura. Ao mexer os ingredientes, você notará que o sabonete começará a se dissolver;
  5. Depois, deixe sua mistura descansando por cerca de duas horas;
  6. Agora, ponha os 50ml de shampoo de sua preferência e volte a mexer;
  7. Adiante, acrescente os 250ml de água fria;
  8. Por fim, guarde no recipiente de sua preferência e pronto!

Mas o sabonete líquido é mais barato mesmo?

(imagem:EasterBunnyUK/istock)

Sim. É claro que não estamos falando do sabonete vendido no mercado, porque este é mais caro que o sabonete em barra. No entanto, o sabonete líquido que você irá fazer em sua casa é sim mais barato do que o tradicional em barra.

Veja também: Truques infalíveis para manter a hidratação da pele no inverno

Fora isso, este tipo de sabonete se apresenta como uma opção mais higiênica para o cuidado pessoal. Ademais, tem um rendimento maior e é uma ótima pedida para pessoas com problemas de pele seca/extraseca.

Posso usar sabonete líquido no corpo?

(imagem:fizkes/istock)

Pode sim! Na verdade, hoje em dia já se acredita que esta seja até uma opção melhor que o sabonete em barra. Todavia, é preciso lembrar que deve ser utilizado junto com uma esponja.

Quando aplicado junto com uma esponja, ele é capaz de reduzir a oleosidade da pele e fazer uma limpeza mais eficaz da pele.

Assim, mostra-se, por exemplo, uma ótima opção para pessoas que usam maquiagem com frequência no dia a dia.