Faça uma busca
|
Publicado em: 23 de maio de 2022

Como limpar fogão a lenha: passo a passo

Mateus Bassani
Última atualização: 23 de maio de 2022
Por: Mateus Bassani

Aprenda como limpar o seu fogão a lenha de forma segura e prática e faça um bom uso dele em sua cozinha.

Como limpar fogão a lenha: passo a passo Imagem: Leila Melhado/iStock

Embora o fogão a lenha seja charmoso e deixe o ambiente mais acolhedor, aquecendo o local, é preciso ficar atento à sua limpeza para evitar acidentes ou danos. Mas, calma, se você adquiriu um fogão a lenha recentemente não precisa se preocupar que nós preparamos um guia completo ensinando como limpar o fogão a lenha de maneira fácil e segura.

Veja a seguir algumas dicas específicas que você deve seguir e o passo a passo completo para deixar o seu fogão a lenha sempre novinho e pronto para preparar aquela refeição.

Com que frequência você deve limpar o fogão a lenha?

Para que o seu fogão a lenha tenha uma durabilidade maior é necessário seguir algumas recomendações. Primeiramente, sempre veja o manual de fábrica do seu produto, pois lá você pode encontrar recomendações interessantes que devem ser seguidas. Além disso, recomendamos a limpeza do fogão a lenha pelo menos uma vez por semana para manter a segurança de quem for usar e também o bom uso do produto.

Leia também: Como limpar geladeira: guia completo passo a passo

Algumas vezes a limpeza antes do primeiro uso é necessária. Isso porque, dependendo do fabricante, a chapa pode vir com um óleo de proteção aplicado. Portanto, sempre verifique e siga as instruções de como limpar seu fogão a lenha pela primeira vez. Confira abaixo algumas dicas de como fazer essa primeira limpeza.

Como limpar chapa de fogão a lenha pela primeira vez

Para realizar a primeira limpeza do seu fogão a lenha, remova a chapa esfregue com uma esponja macia embebida em água morna e detergente neutro até remover toda a camada de óleo. Após isso, passe um pano úmido e, em seguida, seque toda a chapa com o auxílio de um pano seco para evitar que enferruje.

O que evitar na hora de limpar o fogão a lenha?

Alguns produtos e ações devem ser evitadas para manter seu fogão a lenha sempre limpo como se tivesse saído da fábrica.  Veja o que você deve evitar na hora da limpeza:

  • Não deixe líquidos derramados na chapa: não deixe água nem qualquer outro líquido na superfície do seu fogão a lenha, pois isso pode fazer com que ele enferruje com o tempo. Sempre que cair alguma coisa em seu fogão, utilize um pano para secar imediatamente, tomando cuidado caso ele esteja aceso.
  • Não utilize objetos abrasivos para limpar: dependendo do material do seu fogão, é necessário ficar atento ao uso de materiais abrasivos na superfície, pois eles podem arranhar ou enferrujar seu fogão.
  • Não utilize líquidos inflamáveis: para evitar acidentes na hora de usar o seu fogão, é importante que você não utilize nenhum líquido inflamável durante a limpeza.
  • Não coloque nada plástico sobre a chapa quente: a chapa do fogão costuma ficar quente durante o uso, portanto não coloque nada de plástico em cima para que não fique marcada.

Como limpar chapa de fogão a lenha

Veja agora o passo a passo de como limpar a chapa do seu fogão a lenha e algumas dicas interessantes:

Passo 1: Com o fogão frio, retire todos os restos de comida e fuligem que estiverem na superfície do seu fogão a lenha. Você pode utilizar um pincel ou uma vassourinha para fazer isso. Uma dica de grande ajuda é forrar o chão do seu fogão com jornal para ficar mais fácil a remoção das fuligens e resíduos que caírem.

Passo 2: Caso tenha resíduos impregnados na chapa do seu fogão, passe uma lixa de material de construção de leve até que sejam removidos todos os resquícios da superfície. Caso sua chapa seja de vidro, opte por um desengordurante específico para evitar que danifique. A sujeira será amolecida e você poderá continuar a limpeza.

Passo 3: Use um pano úmido para tirar qualquer resquício de sujeira ou produto que tenha ficado e depois passe um pano seco para tirar todo o excesso de água que tenha ficado. 

Como limpar chapa de fogão a lenha enferrujada

Muitas vezes, a chapa de um fogão a lenha fica enferrujada por excesso de líquidos que caem sobre ela. No entanto, você pode utilizar algumas soluções caseiras para realizar a limpeza da ferrugem. A solução mais fácil é fazer uma pasta com bicarbonato de sódio e água para aplicar nas partes enferrujadas e garantir a limpeza.

Em uma vasilha, coloque o de bicarbonato de sódio e adicione a água aos poucos até virar uma pastinha. Em seguida, aplique sobre os pontos enferrujados da chapa e deixe agir, passando depois uma escovinha ou esponja com cuidado para não arranhar o fogão.

Uma outra alternativa é utilizar um produto específico para chapas de fogão a lenha.

Como limpar fogão a lenha por dentro

Para garantir o funcionamento correto do seu fogão é necessário que você limpe por dentro também. A limpeza do interior é de extrema importância para o bom funcionamento e não tem nenhum mistério.

Como o fogão utiliza lenha, é necessário que, após o uso, você retire o excesso de lenha e de cinzas que ficam acumuladas dentro da gaveta coletora. Fazendo a limpeza periodicamente você evita que a fuligem se alastre para outros locais do seu fogão, causando um entupimento da chaminé.

Cuidados importantes no uso do fogão a lenha

Os fogões a lenha são fabricados seguindo as normas técnicas do fornecedor, portanto sempre verifique o manual de instruções para saber o que você pode ou não fazer.

Alguns cuidados são importantes para o uso seguro, como, por exemplo, não usar líquidos inflamáveis como álcool, querosene e acetona para acender a lenha no forno, pois podem ocorrer explosões e/ou acidentes que causem queimaduras. Você não deve também queimar materiais de plástico no seu forno, pois a fumaça dessas substâncias pode ser tóxica. Utilize somente lenha ou carvão vegetal.

Seguindo essas dicas, certamente você fará um uso mais satisfatório e seguro do seu fogão a lenha.