Faça uma busca
|
Publicado em: 13 de agosto de 2018

Aprenda como tirar 9 tipos de manchas de tapete

Confira soluções caseiras simples para acabar com as manchas do seu tapete

Imagem: SasinParaksa /iStock

Tapetes são ótimos objetos de decoração e podem transformar um ambiente. No entanto, para isso, é preciso mantê-los bem cuidados. Algumas manchas, como as de vinho, por exemplo, são difíceis de remover e podem arruinar o seu tapete. Mas fique calmo, elas não são impossíveis de serem retiradas. Se você tem um tapete que precisa de uma boa limpeza e não sabe por onde começar, fique calmo! Nós preparamos um guia para ajudá-lo e separamos algumas dicas de como limpar o seu tapete corretamente e retirar algumas manchas difíceis!

Leia também: 8 dicas de como usar tapete na decoração

Como limpar tapete

O "jeito certo" de limpar o seu tapete irá depender de vários fatores, como do espaço que você tem, do tipo de tecido do tapete, quão sujo ele está... No entanto, na maioria dos casos, é possível deixá-lo novinho com alguns produtos encontrados na sua cozinha.

O ideal é limpar o seu tapete pelo menos duas vezes ao mês. Dessa forma, você evita sujeiras muito profundas e difíceis de tirar. Veja, abaixo, algumas dicas que irão ajudá-lo.

Como limpar tapetes felpudos

Para limpar tapetes felpudos ou com fios curtos experimente uma solução de água, detergente neutro e um pouquinho de vinagre; use um borrifador para umedecer os pelos. Em seguida, com uma escova macia, escove os pelos delicadamente. Depois, utilize um pano umedecido para retirar todo o produto e coloque o tapete para secar em um local arejado.

Como limpar tapetes a seco

Caso você não tenha espaço para colocar o tapete para secar, uma boa pedida é a lavagem a seco. Para lavar o seu tapete a seco, você irá precisar de um aspirador de pó, bicarbonato de sódio e amido de milho. Antes de começar a limpeza, misture porções iguais de amido de milho e bicarbonato de sódio. Em seguida, espalhe o pó por todo o tapete e passe uma escovinha, de forma leve, no seu tapete. Aguarde alguns minutos e passe o aspirador de pó.

Como tirar manchas do tapete

Primeiro, tenha em mente que quanto mais tempo demorar para limpar, mais difícil será remover a mancha. Além disso, não esfregue, caso contrário você acabará espalhando a mancha em uma área mais ampla. Em vez disso, absorva o líquido derramado com um pano limpo ou papel-toalha. Procure remover a mancha de fora para dentro usando movimentos circulares, e não acrescente nenhum líquido. Você só dificultará ainda mais a tarefa.

É possível limpar o seu tapete e retirar manchas sem fazer muito esforço. (Imagem: Mukhina1/iStock)

Para absorver grandes quantidades de líquido, coloque uma camada de panos brancos e limpos ou toalhas de papel sobre a mancha. Ponha uma camada de 1 cm sobre o local e deixe que o líquido seja absorvido de um dia para o outro.

Agora que você já passou pelo princípio básico da limpeza de tapetes, veja, abaixo, como tirar mancha de tapete e carpete, de acordo com a substância derramada:

1. Mancha de cera de vela

Deixe a cera endurecer, depois raspe o máximo que puder. Cubra o resíduo com mata-borrão, papel pardo ou papel-toalha e passe com a ponta de um ferro levemente morno. A cera derreterá e será absorvida pelo papel. Não deixe o ferro chamuscar o tapete.

2. Mancha de chiclete

Ponha uma sacola de cubos de gelo sobre a goma de mascar para congelá-la. Em seguida você pode quebrar a goma de mascar com um pequeno martelo e remover os pedaços. Esfregue qualquer resíduo com álcool mineral ou álcool metilado num pano macio.

3. Mancha de tinta

Marcas de tinta de caneta esferográfica devem ser esfregadas de leve com um cotonete mergulhado em álcool metilado. A tinta de uma caneta-tinteiro deve ser meticulosamente absorvida e limpa com água fria, antes de se usar um removedor de manchas de tinta adequado. Algumas canetas hidrográficas são à base de água, e as marcas de tinta devem ser tratadas com xampu para tapetes; se a caneta hidrográfica for à base de álcool, trate as marcas com álcool metilado.

4. Mancha de lama

Deixe a lama secar completamente e depois remova-a com uma escova. Então, aspire e use shampoo para tapetes em qualquer mancha residual.

5. Mancha de chá e café

Absorva meticulosamente e trate com shampoo para tapetes. Para as manchas difíceis de remover, use um solvente para limpeza a seco.

6. Mancha de urina

Absorva com lenços de papel e trate com shampoo para tapetes com adição de vinagre de vinho (50 ml de vinagre para meio litro de shampoo). Use um neutralizador de cheiros de animais de estimação para eliminar qualquer cheiro residual.

7. Mancha de vômito

Raspe quaisquer depósitos, tomando cuidado para não os espalhar sobre uma área mais ampla. Absorva meticulosamente com papel-toalha. Trate com shampoo para tapetes e um pouco de desinfetante para remover qualquer odor desagradável.

8. Mancha de vinho

Absorva até secar as manchas frescas, depois use shampoo para tapetes. Não ponha vinho branco sobre manchas de vinho tinto ou cubra com sal; isso é um mito!

9. Mancha de gordura

Solvente para limpeza a seco é a melhor forma de remover manchas de gordura em tapetes. Você pode comprar o produto na maioria das lojas de material de construção.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close