Faça uma busca
|
Publicado em: 17 de junho de 2021

Como matar ratos: veja 3 dicas de como acabar com uma infestação

Os roedores são animais difíceis de combater e são necessários métodos eficazes para fazê-los desaparecer

Imagem: Carlos Aranguiz/iStock

Ratos são pragas indesejáveis em qualquer casa, assim como baratas e cupins. Muitas pessoas acham fácil espantar ou matar esse animal, mas é mais difícil do que parece. Eles se escondem atrás de móveis e em buracos, pegam comidas e podem transmitir doenças, como a leptospirose.

Os ratos são uns dos inimigos mais antigos da humanidade e é essencial ter muito cuidado, tanto ao lidar com eles, quanto ao manusear certos tipos de produtos para tentar liquidá-los.

Leia também: Como acabar com o cupim com 10 medidas simples

Primeiramente, existem algumas medidas preventivas para impedir a aparição dessas criaturas. São elas:

  • Em primeiro lugar, mantenha os alimentos com a embalagem fechada e, se puder, dentro de potes, para dificultar a entrada de ratos;
  • Além disso, tampe ralos e lixos;
  • Não acumule caixas vazias de papelão;
  • Confira, de tempos em tempos, a higiene do telhado de casa, pois muitos roedores chegam às casas através da cobertura;
  • Coloque o lixo na calçada sempre próximo ao horário de coleta.

Caso a sua casa, ainda assim, seja infestada por ratos, veja abaixo alguns métodos seguros de como acabar com esse problema:

como matar ratos
A desratização é o método mais seguro e eficaz para matar ratos. (Foto: AndreyPopov/iStock)

Serviço profissional de desratização

O melhor, mais eficaz e seguro método de acabar com ratos e ratazanas é contratar um serviço profissional de desratização. Os profissionais fazem uma investigação minuciosa e técnica para saber quais são os focos da infestação.

Além de utilizarem armadilhas específicas com iscas em pontos estratégicos, eles podem também aplicar desinfetantes químicos, que são autorizados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

A desratização serve como uma proteção na área que foi imunizada. Dessa forma, ela também previne que novos roedores invadam o ambiente.

Bicarbonato de sódio para matar ratos

bicarbonato para matar ratos
Receitas com bicarbonato de sódio para acabar com ratos são menos agressivas ao ambiente. (Imagem: Geo-grafika/iStock)

O bicarbonato de sódio gera um grande acúmulo de CO2 dentro do animal, que o faz sentir um desconforto fatal.

Prepare a seguinte receita:

  • utilize100 g de bicarbonato de sódio
  • 100 mg de açúcar
  • 100 g de farinha de trigo

Ou

  • 1/5 colher de bicarbonato de sódio
  • 2 colheres de amendoim ralado
  • 1 colher de manteiga

Nas duas receitas, misture os ingredientes até formar uma pequena massa e espalhe pequenas porções pela casa. Conheça 15 usos incomuns de bicarbonato de sódio no dia a dia.

Folha de louro

Talvez o método mais barato para matar ratos seja a folha de louro, pois ela serve de isca para atrair os roedores, que as comem, porém seu organismo não consegue metabolizar a planta e eles morrem.

Além disso, os métodos caseiros são baratos, naturais e não comprometem a saúde de crianças e animais de estimação que você tenha em casa.

Não utilize raticidas como chumbinho, pois além da falta de comprovação de sua eficácia, é extremamente perigoso e prejudicial à saúde.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados