Faça uma busca
|
Publicado em: 27 de maio de 2021

5 cores de parede para deixar a sua casa mais serena

Quer transformar sua casa em um lugar mais calmo e acolhedor? Confira as dicas de cores para tornar os ambientes mais calmos.

Imagem: KatarzynaBialasiewicz
Publicidade


Diante de tantas coisas acontecendo no mundo ao mesmo tempo, nada melhor do que fazer da nossa casa um cantinho especial para relaxar. No entanto, para conseguirmos ter um ambiente sereno, é preciso ter uma decoração coerente com esse intuito. Para ajudá-lo nessa tarefa, nós separamos algumas dicas de cores de parede para deixar a sua casa linda e com uma vibe bem calminha.

Quais as melhores cores de parede para deixar a casa mais serena

Para deixar sua casa mais serena o recomendado é evitar cores muito fortes e quentes como o amarelo, vermelho e laranja, por exemplo. Essas cores chamam a atenção e, consequentemente, nos deixam mais atentos. No entanto, isso não quer dizer que elas não possam ser usadas. Essas mesmas cores, quando utilizadas em tons claros ou pastéis, podem até transmitir alguma paz. Como exemplo podemos citar o amarelo em tons mais claros que vem sendo muito associado às decorações com girassol para trazer boas energias ao ambiente.

Leia também: Como pintar parede: confira o passo a passo

Apesar de cores quentes em tons mais claros serem uma opção, quando se trata de atrair serenidade, cores de tons frios como o azul, verde e roxo e claros são os mais recomendados. Veja abaixo algumas dicas de cores de parede para deixar a casa mais serena!

1. Roxo, lilás, lavanda

A mistura de azul e vermelho, ou azul e rosa tem a capacidade de trazer equilíbrio e paz interior. Tons de roxo significam força, paz e sabedoria. Alguns estudos indicam que a meditação é 10 vezes maior quando praticada sob luzes roxas.

Publicidade


2. Verde

Associado diretamente à natureza e ao ar livre, a cor verde é acolhedora, calma e simboliza a saúde e a prosperidade. Estar na natureza melhora o humor, a cognição e a saúde, ela representa alegria, fertilidade, esperança e é uma cor sagrada para os egípcios.

3. Cinza

Cor fria, neutra e equilibrada, o cinza cria uma atmosfera de base sólida e estável, ótima para evocar calma e alívio.

4. Rosa claro

De acordo com o feng shui, o tom claro de rosa é a cor perfeita para energia calmante que pode também despertar sentimentos de compaixão, carinho e amor.

5. Azul

Pacífica, calma e gentil, o azul é ótimo para controlar o estresse, diminuir a frequência cardíaca, ansiedade e pressão arterial.

Publicidade


Uma tendência bem interessante, estilosa e que pode funcionar para deixar o ambiente bonito e calmo ao mesmo tempo, é a pintura setorizada. Este estilo de pintura não precisa ser da parede inteira, mas sim de apenas partes. Outra tendência é brincar com formas geométricas na parede. Triângulos pintados, por exemplo, pode dar um ar sofisticado e calmo ao mesmo tempo. Mais uma tendência é a pintura orgânica que consiste em pintar folhas, pássaros, flores e figuras que lembram a natureza.

E, claro, para manter o ambiente realmente calmo é preciso que os cômodos tenham certa harmonia entre si. Uma parede da sala com tons pastéis e uma cozinha vermelha, por exemplo, destoa muito e pode causar certo desconforto pelo desequilíbrio de energias contrárias que estes cômodos transmitem. Pra saber mais, veja a nossa matéria com 7 dicas simples para combinar cores em casa!

21 ideias de cores de parede em ambientes confortáveis

  • vivadecora/Pinterest

    Sala de estar com parede azul em um tom mais claro deixando o ambiente com um ar agradável.


  • vivadecora/Pinterest

    Uma ideia de quarto lilás. Repare como uma parede tem um tom de lilás mais escuro que a outra para dar contraste.


  • vivadecora/Pinterest

    Um quarto com paredes verde clarinho com móveis brancos dá uma vibe minimalista e calma.


  • vivadecora/Pinterest

    Cantinho do café com paredes verde-água que apesar de ser uma cor um pouco mais forte, também trouxe serenidade ao ambiente.


  • tokstok/Pinterest

    Sala de estar verde decorada com plantas e móveis de cores mais neutras que conseguem dar um ar extremamente calmo, harmônico e sofisticado também.


  • designporacaso/pinterest

    Quarto todo pintado em rosa claro e decorado com cores como bege e branco, cores neutras, para dar equilíbrio ao quarto.


  • society6/Pinterest

    Parede com pintura orgânica e formas geométricas com cores mais claras e um verde mais escuro para dar contraste.


  • papelnaparede/Pinterest

    Uma sala de estar que ficou simplesmente perfeita com o rosa sereno em contraste com o verde mais forte e desenhos de flores que trazem serenidade.


  • serei.a.folha/Pinterest

    Pintura orgânica em parede rosa pastel com tons diferentes de rosa, branco, cinza e um mostarda bronze. Aqui o quarto ficou bonito, apesar das cores um pouco mais fortes que nas outras opções, também ficou muito harmônico e calmante.


  • MdeMulher/Pinterest

    Parede da sala de jantar decorada com círculos em tons de verde claro que trazem calma ao ambiente.


  • revistaartesanato/Pinteret

    Estilo de pintura com formas geométricas em tons pastéis que trazem serenidade ao ambiente.


  • etsy/Pinterest

    Parede dividida em formas geométricas e utilizando as cores indicadas como serenas: rosa, azul e cinza.


  • blog.iazamoveisdemadeira/Pinterest

    Parede dividida em triângulos em rosa claro e cinza. Deixando o ambiente calmo e sereno.


  • beijosbluespoesiablog /Pinterest

    Utilizando o cinza e um verde-água, a parede é dividida e decorada de maneira exemplar.


  • arkpad /Pinterest

    Sala minimalista com parede pintada com as cores rosa, cinza e amarelo claro em tons pastéis deixando o ambiente bem harmônico.


  • George Inguanez / iStock

    Pintura dividindo a parede em formas geométricas nas cores rosa e cinza, recomendadas para trazer calma.


  • iazamoveisdemadeira/Pinterest

    Pintura setorial em amarelo apenas na parte da porta. Apesar de ser uma cor mais forte, a harmonia com a decoração minimalista do espaço traz a sensação de conforto. Entretanto, talvez fosse uma melhor ideia um tom mais claro.


  • historiasdecasa/Pinterest

    Sala com pintura setorial em rosa claro nas portas. Apesar do resto da decoração poluir um pouco o ambiente, a pintura é uma ótima ideia para uma parede com duas portas e ficaria melhor ainda se houvesse uma harmonização para com o resto da decoração.


  • gazetadopovo/Pinterest

    Pintura setorial com a cor azul no teto. Apesar de ser um tom escuro e do destaque que dá ao teto, o azul é uma cor calmante e combinada com a decoração do ambiente. O conjunto faz um equilíbrio que beira a perfeição.


  • simplesdecoracao/Pinterest

    Pintura setorial com azul claro dá um ar de sofisticação e também colabora para mudar a vibe do ambiente.


  • fashionismo/Pinterest

    Nesse quarto foi feita uma pintura degradê que é uma nova tendência. Repare que as cores dessa parede especificamente vão do rosa claro para o lilás quase chegando a um azul claro.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close