Faça uma busca
|
Publicado em: 21 de julho de 2021

Decoração barata: 30+ ideias para você se inspirar

Conheça maneiras de dar uma renovada no visual da sua casa sem gastar muito!

Imagem: vicnt/iStock

É sempre bom a gente decorar a casa do jeitinho que a gente gosta, não é? Mas nem sempre sobra dinheiro no fim do mês para comprar aquilo que a gente quer. Mas saiba que dinheiro não é o problema aqui! Existem maneiras muito econômicas de decorar os cômodos da sua casa, e selecionamos várias ideias de decoração barata para você não gastar muito!

Leia também: Cabeceira DIY: 15 ideias para redecorar o quarto

Ideias de decoração barata

Capas novas para as almofadas

Se você quer dar um up no seu sofá, você pode fazer isso de um modo muito fácil: invista em capas de almofadas novas! Você pode misturar cores e estampas, de modo que elas combinem com o estofado do sofá e o restante da sala (cortinas, mesa etc).

Plantas dentro de casa

É sabido que as plantas voltaram com tudo quando o tema é decoração. Se você não estava sabendo disso, sabe agora! Colocar vasos (pendurados ou no chão) em algum cômodo pode dar um outro astral ao ambiente. Uma dica de decoração barata e prática.

Leia também: Descubra quais tipos de plantas usar na decoração da sua casa

Espelhos

Na hora de escolher um espelho para a sua sala ou quarto, procure pelos que tem uma moldura diferente, um desenho acoplado ou algo assim. Eles são objetos de muita utilidade, mas podem se tornar ainda mais úteis se contribuírem para a decoração da casa.

Plantas de plástico na garrafa de vidro

Bebeu uma cerveja ou um vinho na sexta à noite? Não jogue fora as garrafas. Tire os rótulos e ponha ramos de plantas de plástico. É uma opção superbarata, que pode dar num resultado bem bonito.

Prateleiras

decoração de casa gastando pouco
Prateleiras bem distribuídas são úteis e decorativas. (Imagem: Reprodução/Pinterest)

Se seu quarto ou escritório tem muita coisa amontoada, isso quer dizer que novas prateleiras podem resolver o seu problema. Elas costumam ser opções mais baratas do que estantes ou armários, e você pode arrumar os objetos de modo que eles fiquem aparentes, combinando com a decoração restante.

Leia também: 15 dicas para usar prateleiras e ter mais espaço em casa

Cantinho decorado

Artesanatos, chaveiros, bonecos, livros, relógios de parede etc. – essas são somente algumas das coisas que você pode resgatar na sua casa e deixar num cantinho próprio para elas. Escolha uma parede e pendure algumas coisas, como fotos com moldura ou algum penduricalho bonito. Vai dar outra cara para o ambiente.

Metade da parede pintada

Escolha uma parede da sua sala e faça uma pintura somente em metade dela. Escolha uma cor que combine com a pintura atual. Ou você pode pintar com duas cores totalmente novas. Se não curtir a ideia de metade-metade, abuse das figuras geométricas como círculos e triângulos. A diferença de cores já faz uma mudança danada no ambiente.

Leia também: Pintura de parede degradê: o que é e como fazer

Nichos

Os nichos são cubos tridimensionais nos quais você pode colocar diversos objetos. É uma boa ideia de decoração barata que, além de deixar os locais bonitos, também ajudam na organização dos espaços.

Pregos para pendurar acessórios

Além da utilidade tradicional dos pregos para pendurar quadros, relógios e outras coisas, você pode utilizá-los para pendurar cordões, brincos, anéis etc. Dependendo da forma como você organizar tudo, pode dar um efeito bem bonito.

Pallets

É claro que numa lista de decoração barata, os pallets não poderiam ficar de fora, não é? Eles são uma saída muito útil de decoração barata para várias circunstâncias. Podem ser a base de um sofá, de uma mesa de centro ou funcionar como suporte. São muito versáteis e combinam com a maioria das decorações.

Mural de cortiça

decoração de casa sem gastar muito
Um quadro de cortiça é um grande aliado na decoração. (Imagem: Reprodução/Pinterest)

A cortiça pode servir para deixar bilhetes, pendurar fotos ou desenhos etc. O fato é que ela deixa um ambiente com outra cara. Você pode comprar o mural pronto ou as folhas separadas e colar onde quiser. Também tem quem faça paredes inteiras ou parcialmente de cortiça.

Porta-vaso artesanal

O porta-vaso feito de crochê ou macramê é uma ótima dica para pendurar suas plantas de uma maneira diferente. Escolha uma cor que combine com o restante da sua decoração.

Adesivos

Adesivar determinados locais pode ser uma maneira de deixá-los divertidos e com aspecto novo. Casas com crianças podem se beneficiar muito deles, mas adultos também podem achá-los interessantes.

Leia também: Adesivo de parede vale a pena? Saiba prós e contras

Pôster

Se engana quem pensa que o pôster ficou lá nos anos 2000. Eles podem ser muito úteis para uma decoração barata e interessante. Um pôster com moldura pode deixar o quarto ou a sala com uma outra cara. Um filme favorito, uma foto impressionante ou um desenho bem bonito, é só escolher o que tem mais a sua cara.

Hélices coloridas

Que tal dar uma inovada no seu ventilador de chão? Você pode desmontá-lo e pintar as hélices. Se quiser um efeito bem colorido, pinte cada uma de uma cor diferente. Fique atento para comprar uma tinta própria para o material da sua hélice.

Papel adesivo envelopado

Imagem: Reprodução/Pinterest

Esse tipo de papel é muito utilizado para cobrir a superfície de geladeiras e fogões. Desse jeito, seus eletrodomésticos vão parecer novinhos em folha. Escolha cores que ornem bem com o restante da sua cozinha.

Plantinhas no vasinho de barro

Ainda falando de plantas, você pode escolher algumas que são menores e colocá-las em vasinhos de barro. É uma decoração barata e muito fofa, que pode funcionar com diversos ambientes. Coloque numa mesa de centro, numa cômoda etc. Dê preferências para cactos e suculentas, que não precisam ser aguadas com tanta regularidade. Em alguns lugares, elas já vêm nos próprios vasinhos.

Escada antiga

Se você tem uma escada antiga que não dá mais para subir, mas que fica estável parada, que tal utilizá-la para incrementar a sua decoração? Basta que os degraus não sejam tão estreitos. Posicione objetos variados ao longo da escada, de um jeito que valorizar cada um deles. Se você quiser, pintá-la pode ser um bom modo de fazer com que fique mais integrada à decoração do cômodo.

Blocos de concreto e madeira

Blocos de concreto podem ser úteis para criar um aparador novo. Basta posicioná-los e cobri-los com uma placa de madeira. Ao escolher os objetos que ficarão em cima do aparador, repare se não ficarão muito pesados. Ou então escolha uma madeira mais grossa.

Instrumentos musicais

Se você tem algum instrumento musical, você pode pendurá-los na parede com o auxilio de um suporte próprio para isso. Se o seu instrumento não funciona, mas ainda está com a aparência boa, utilize-o com fim decorativo, e você terá uma nova utilidade para ele.

Parede de canecas

decoração barata para a parede
(Imagem: Reprodução/Pinterest)

Caso você tenha muitas canecas, lá vai uma boa ideia de decoração barata: pregar uma placa de madeira com pregos grossos, deixando um espaço entre eles, o suficiente para caber uma caneca sem ficar apertado. Pregue quantos forem necessários, sempre respeitado esse espaço. Use uma trena ou régua para medir, vá marcando com o lápis os locais dos furos. Em seguida, é só pregar a placa na parede e depois adicionar as canecas. Lembre-se de usar uma madeira e pregos que vão suportar o peso das canecas.

Caixas de feira

Caixas de feira, de madeira ou plástico, podem servir como nichos para o posicionamento de objetos. Você pode pintá-las, pra que se adequem melhor ao seu cômodo.

Origamis

Sabe aqueles origamis que aprendemos a fazer na escola? Você pode fazer alguns em papel colorido e pendurá-los em algum ambiente. Certifique-se de não deixá-los em áreas onde pode cair chuva. Na Internet, você encontra muitos tutoriais de origamis, dos mais simples aos mais complexos.

Parede de pratos

Esta é uma dica de decoração barata que nunca saiu de moda: pendure pratos coloridos ou desenhados na cozinha. Pode dar um up muito legal numa área antes vazia.

Incensário

decoração barata para os móveis
(Imagem: Reprodução/Pinterest)

O incenso, além de aromatizar os ambientes, pode ajudar na decoração. Basta escolher um incensário bem bonito e que combine com o restante da decoração, sua mesa, estante ou cômoda.

Lanterna japonesa

As tradicionais lanternas japonesas são uma opção de decoração barata e bonita. Com o charme que elas tem, podem deixar seu quarto com uma sensação de conforto muito boa.

Molduras de gesso

Em lojas de artesanato você encontra molduras de gesso por um preço muito em conta. Você pode colocá-las na sua parede e pintar o gesso da cor que mais lhe agradar. Muitos pintam do mesmo tom da parede, criando um bloco uniforme de cor, mas você pode ficar livre para escolher a cor que você julga combinar mais com a decoração.

Bandeira pendurada

Não, não estou falando da bandeira de um país ou estado. Muitos artistas têm feito bandeiras com desenhos muito criativos e frases marcantes. Você pode pendurar essa bandeira numa sala ou quarto e dar uma cara nova para o ambiente.

Prateleiras com cordas

Uma boa dica de decoração barata é a prateleira pendurada por cordas. Pendure dois ganchos na parede, por onde passarão as cordas. Depois dê nós nas pontas das cordas, criando as bases para as prateleiras. Faça um de cada lado da corda. Faça dois buracos nas peças de madeira que você usará como base, de modo que a corda passe bem ali. Em seguida, é só encaixar a madeira, e está pronto!

Carretel de madeira

Sabe esses carretéis de madeira enormes? Depois de utilizado todo o fio que havia enrolado nele, você pode usá-lo como mesa de centro. Pinte da cor que mais lhe agrada e posicione objetos ou arranjos em cima dele.

Luzinhas

decoração barata
(Imagem: Reprodução/Pinterest)

Esta dica também não é nova, mas continua a agradar muita gente: as luzinhas em fio podem ser grandes aliadas na decoração de um ambiente, além de deixar o local com um charme a mais.

Puff de pneu

Um pneu velho e sem utilidade pode servir como puff. Para cobri-lo, você pode escolher uma capa feita de macramê. Pode ficar bem confortável, principalmente para crianças, caso o pneu seja pequeno.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados