Faça uma busca
Casa & Decoração

Descubra 6 alimentos diferentes que podem ser grelhados

Tenha um churrasco variado incluindo outros alimentos na grelha além da carne. Veja como prepará-los para garantir um sabor especial.

Escrito por:

Laura Oliveira

Redator
conheça alimentos que podem ser grelhados
(Imagem: ALLEKO/iStock)
Publicado em: Última atualização:

Nem só de carne vive o churrasco de domingo! Sabia que é possível levar para a grelha outros alimentos e garantir a satisfação de todos? Veganos, vegetarianos ou pessoas que comem carne também poderão saborear outros grelhados, como frutas, legumes e alimentos que antes não iam para a grelha e se surpreender com o sabor incrível que eles ganham com esse modo de preparo. Então, não espere para inovar no seu churrasco. Veja essas dicas e prepare-se para os elogios!

1 e 2. Melancia e melão

O verão é a época ideal para comprar melancia e melão! E o preparo dessas frutas na grelha – com o calor e a fumaça – as deixarão ainda mais apetitosas e até nutritivas. Unte fatias de 3 cm de espessura com azeite, cubra com cebolas, sal e pimenta-do-reino. Em seguida, deixe na churrasqueira por uns 5 minutos de cada lado, até caramelizarem e começarem a secar. Sirva como acompanhamento ou com queijo derretido no pão. 

3. Alface romana

Esta verdura aceita surpreendentemente bem o calor e, quando grelhada, fica com um sabor defumado perfeito para uma salada apetitosa. Além disso, o preparo é super fácil: corte ao meio 2 pés de alface-romana e passe azeite, sal e pimenta na parte cortada. Depois, ponha na churrasqueira com a parte cortada voltada para baixo e deixe 1 ou 2 minutos no fogo. Por fim, polvilhe com parmesão ralado e vinagre. 

4. Queijos

Não é só o tradicional queijo de coalho que fica bom no churrasco. Fatias grossas de queijos firmes, como provolone curtido, também ficam ótimos. Ponha o queijo diretamente na grelha, assim o sabor ficará mais rico e a textura, mais suave. Passe azeite no queijo e asse, virando uma vez, até surgirem as marcas da grelha. Sugestão para servir: com pão, uvas e picles.

5. Batata-doce

Essas raízes assadas na grelha resultam em uma batata cremosa e harmoniosa, ou seja, não fica doce demais. O preparo é muito simples: cubra as batatas­-doces com manteiga e deixe durante 40 minutos a 1 hora em fogo médio para alto; até a casca ficar marrom e a polpa, macia. Em seguida, retire da churrasqueira, fatie no sentido do comprimento e cubra com manteiga e açúcar mascavo. Ou então, sirva como complemento do churrasco.

Aproveite e conheça os benefícios da batata-doce para o seu organismo!

6. Bolo

Para finalizar a lista de possíveis grelhados, vem a sobremesa! Aquecer o bolo na grelha o deixará com o miolo quente e uma crosta caramelizada, contrabalançando o sabor adocicado e o defumado. Experimente cortar fatias de 2,5 cm de espessura de um bolo branco ou de um pão de ló. Depois, passe manteiga nos dois lados e grelhe em fogo moderado até dourar, virando uma vez, por cerca de 2 minutos de cada lado. Sirva com frutas, sorvete ou calda de chocolate. O sorvete, inclusive, você pode preparar em casa; veja essas receitas!

Agora que você conhece melhor outros alimentos que também podem ser grelhados, garanta o sucesso na churrasqueira e confira alguns segredos para deixar a carne com um sabor especial!