Faça uma busca
|
Publicado em: 3 de agosto de 2021

4 dicas para sofisticar a decoração gastando pouco

Dê um toque de glamour para sua casa ou apartamento sem precisar gastar muito

Imagem: Freepik

Cuidar da casa e criar um ambiente aconchegante é interessante para deixar o lar mais acolhedor. Além disso, pode ser uma boa opção para quem deseja atrair mais interessados em casas no Rio de Janeiro, já que a decoração chama a atenção e permite enxergar como ficará o espaço após ser ocupado.

Ainda assim, mesmo que não esteja pensando em vender seu imóvel, você pode adotar dicas fáceis para deixar o ambiente ainda mais sofisticado. E o melhor, não precisa gastar muito para conseguir o efeito.

Para te ajudar nesta missão, confira quatro dicas que vão sofisticar o décor do seu lar e que não custam caro para serem aplicadas.

1. Comece pelas cores

Pintar as paredes é uma tarefa simples e que não custa tão caro, até porque, você mesmo pode fazer. Dependendo da cor escolhida, você conseguirá aquele efeito de hotel cinco estrelas.

A dica principal é evitar as cores mais escuras e apostar naquelas que deixem o ambiente ainda mais iluminado. Além disso, as texturas são muito bem-vindas, então, o papel de parede ou as tintas com textura também vão obter um bom resultado.

Antes de decidir a cor, pense em qual será o estilo daquele ambiente. Um espaço mais moderno pode ter uma parede magnética pintada de preto, ou aquelas de quadro-negro (que ficam ótimas na cozinha ou no quarto das crianças). Depois, é só pegar os pincéis e colocar as mãos à obra.

Leia também: Ambiente instagramável: o que é e como fazer um em sua casa

No quarto das crianças aposte também em tons delicados, mas considere fazer algo diferente, como uma listra ou até mesmo um desenho. Vai apostar no papel de parede? Procure destacar o espaço atrás da cabeceira com uma cor bem bonita (e a dica é válida também para o quarto de adolescentes e adultos).

2. Aproveite bem as paredes

Além da pintura e do papel de parede, os objetos decorativos nas paredes garantem aquele ar mais luxuoso para cada ambiente da casa. Para facilitar, separamos as sugestões por cômodos:

Cozinha

Na cozinha, é válido investir em penduradores com ímã, para deixar presas as facas de churrasco, por exemplo. Além disso, é válido ter um quadro-negro (ou parte da parede pintada com tinta de quadro-negro) para anotar as receitas. Se houver espaço, é interessante colocar alguns quadros relacionados a comida ou bebidas.

Sala

Na sala, é preciso primeiramente analisar o tamanho do cômodo. Se o espaço é grande, vale pensar em uma forma divertida de preencher as paredes; os quadros são bastante úteis, mas as fotografias da família também ficam incríveis. Além disso, pense em trazer mandalas e até filtros de sonhos para decorar as paredes. Nas salas pequenas, é válido incluir também um espelho, para dar a sensação de amplitude.

Quartos

Os quartos podem ter um toque mais “a cara de quem dorme ali”, então, se você tem filhos adolescentes, vale a pena consultá-los, para ver o que eles gostariam de ter no próprio quarto. A dica para aproveitar as paredes é investir nos quadros e nos famosos varais ou murais de fotografias, eles ficam lindos atrás da cabeceira da cama. No quarto dos filhos, vale até montar o varal de fotos com um pisca-pisca, para aproveitar também a dica de iluminação.

Banheiro

No banheiro, as paredes também podem receber alguma decoração, mas a dica é não exagerar, já que o espaço disponível tende a ser menor. Aposte em um ou dois quadros e até em plantas penduradas.

Lavanderia

Nos apartamentos, a lavanderia costuma ser bastante pequena e nas casas não é muito diferente. Ainda assim, é possível aproveitar as paredes. Invista nos nichos, que mais do que funcionar como decoração vão guardar os produtos de limpeza. Além disso, é válido trazer um quadro relacionado ao cômodo ou ter uma planta pendurada por ali.

3. Invista em tapetes e cortinas

Quem quer gastar pouco, sem fazer grandes modificações em seu lar, o que pode ser interessante para casas em condomínios alugados, pode investir em algo simples, mas cheio de charme. São eles: os tapetes e as cortinas.

Para as cortinas é válido se inspirar nos hotéis cinco estrelas. Você já deve ter reparado que, além do blecaute, para garantir uma boa noite de sono, a cortina da frente é de um tecido de cor neutra e bastante delicada. Além disso, é longa e vai do teto até o chão.

Siga esta mesma ideia em cômodos como a sala de estar e jantar. Nos quartos também pode ficar bonito, mas desde que nenhum dos moradores da casa sofra com problemas alérgicos, como a rinite.

Quanto aos tapetes, transmitem aconchego e podem ficar perto do sofá, ao lado ou embaixo da cama (quando são maiores e parte do tapete fica visível). A dica é mais interessante para casas com piso de porcelanato, por serem mais gelados.

Outro local em que os tapetes caem muito bem é no banheiro, então, é válido pensar naquele conjunto de cores mais neutras e superconfortável para pisar após deixar o chuveiro.

4. Use e abuse da iluminação

Outro truque dos hotéis que também garante sofisticação para todos os ambientes da casa: saber como usar a iluminação na decoração dos ambientes. O ideal seria apostar em várias lâmpadas espalhadas, mas uma reforma nem sempre cabe no bolso, então, suas maiores aliadas serão as luminárias.

Aposte em ter uma delas perto do sofá, principalmente na sala de leitura ou de TV. Outro espaço que pede uma luminária é o quarto. Aqui vale investir em modelos mais divertidos, como as estilo letreiro de cinema, e mantê-las perto da cama.

Dica extra de decoração: mude os móveis de lugar

Esta ideia de decoração é superprática e todos podem fazer sempre que bater aquela vontade de mudar algo em casa. É simples, mude os móveis de lugar, de forma que eles aproveitem melhor todo o espaço disponível. Pense em como seria em um quarto ou recepção de hotel, tudo estaria disposto de forma a facilitar a rotina, não concorda?

Assim, é só seguir esta linha e ir mudando tudo. O único cuidado é evitar acumular todos os móveis em um único canto ou colados na parede. Por isso, aproveite bem o espaço que o cômodo oferece.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close