6 dicas para ter uma casa à prova de alergias

Quem sofre com irritações e alergias sabe o quanto é difícil realizar faxinas. Veja algumas dicas para manter a sua casa livre de alérgenos.

Thaís Garcez | 12 de Março de 2022 às 15:00

dragana991/iStock -

Quem sofre com irritações e alergias sabe o quanto é difícil realizar faxinas. Produtos de limpeza, animais de estimação e até mesmo a poeira que se acumula no dia a dia pode causar crises alérgicas. Mas, para que isso não ocorra, confira algumas dicas que vão deixar seu lar menos nocivo à sua saúde.

Como deixar a casa livre de alergias

1. Cozinha

Alguns produtos industrializados para a limpeza podem irritar a pele e os olhos. Sendo assim, um boa pedida para quem sofre com alergias é abrir as janelas quando estiver realizando a limpeza e usar luvas quando for fazer faxina.

Os detergentes e desengordurantes costumam ser os mais agressivos. Caso você sofra com alergia, substitua-os por produtos naturais como, por exemplo, uma solução de vinagre e bicarbonato de sódio diluído em água.

2. Sala

Na sala, os ácaros costumam se acumular nas costuras do sofá. Esses bichinhos se alimentam das células de pele morta, e suas fezes desencadeiam eczemas ao destruírem a barreira protetora da pele. Por isso é recomendado passar o aspirador nos estofados com frequência. Usar capas de couro também podem ajudar a reduzir o número de ácaros uma vez que a limpeza se torna mais fácil.

Carpetes também abrigam ácaros e esporos de fungos. Invista num aspirador de pó de alta sucção com filtro HEPA ou substitua o carpete por lajotas, pisos laminados, de vinil ou de madeira.

Quando for tirar a poeira dos móveis e dos eletrodomésticos, utilize um pano úmido ao invés do espanador. Cortinas devem ser limpas com aspirador e lavadas ou, melhor ainda, substituídas por persianas que são mais fáceis de realizar a limpeza.

3. Quarto

Manter os quartos ventilados ajuda a evitar o aquecimento do ambiente e a proliferação de ácaros. Use capas de colchão antialérgicas, aspire o colchão e lave os lençóis toda semana.

Leia também: Como lavar roupas com vinagre: 6 dicas para economizar já!

Na hora de comprar a sua roupa de cama, opte lençóis e mantas de algodão. Recheios de almofadas, travesseiros e edredons devem ser sintéticos. Sabão em pó e amaciantes deixam resíduos nas roupas. Por isso, procure usar sabão sem enzimas, evite o amaciante e faça dois enxágues.

No quarto das crianças, lave os brinquedos com enchimento toda semana. Confira também 7 dicas para evitar alergias no seu filho desde a gravidez.

4. Banheiro

Evite tomar banho com sabonetes abrasivos e sais de banho caso você sofra com alergia. Estes produtos podem “quebrar” a barreira protetora da pele.

Mantenha as toalhas bem ventiladas e seque-as ao ar livre de maneira a manter o nível de umidade baixo. Dessa forma você conseguirá evitar o surgimento de fungos.

5. Animais domésticos

Evite animais peludos, que têm uma espécie de caspa que agrava o eczema. Mantenha-os longe do quarto.

Alguns comportamentos também podem ajudar ou atrapalhar a vida dos alérgicos. Você sabia que alguns produtos e alimentos podem desencadear uma crise alérgica respiratória? Veja quais são eles e descubra as ações do dia a dia que devem ser evitadas.