Faça uma busca
|
Publicado em: 3 de maio de 2022

O que você precisa saber para ter coelho de estimação

Antes de levar um coelho para casa, é preciso conhecer alguns fatos sobre esse animalzinho.

O que você precisa saber para ter coelho de estimação Imagem: Sasiistock/iStock

Embora cães e gatos sejam, de longe, os animais de estimação mais populares, há outros. Os coelhos, por exemplo, são pequenos, silenciosos e podem se tornar amigos peludos adoráveis na família certa. É importante que os candidatos a donos saibam que os coelhos têm necessidades muito específicas para serem felizes e saudáveis e exigem mais cuidados do que se pensa. Confira a seguir o que você precisa saber para ter um coelho de estimação.

Leia também: Doença do carrapato: o que é e como proteger seus animais

Tempo de vida do coelho

Bem cuidados, os coelhos vivem de 8 a 10 anos, às vezes até 15; portanto, prepare-se para prestar os cuidados adequados a longo prazo. 

Companheirismo

Os coelhos são animais sociais e, portanto, precisam de um companheiro adequado, de preferência um coelho castrado do sexo oposto e de tamanho parecido. (A expressão “se reproduzem como coelhos” é uma boa razão para castrar seu animal.) Os companheiros do mesmo sexo brigarão com frequência, mesmo castrados. 

Lares adequados 

Como preferem casas tranquilas, os coelhos não são adequados para crianças muito pequenas. As crianças mais velhas podem ser ensinadas a cuidar deles com respeito e segurança. Os coelhos sem muita experiência com seres humanos podem ter dificuldade de se adaptar ao ambiente, se adotados já adultos, e se tornar agressivos com pessoas por causa do medo, o que dificulta cuidar do animal. Nunca force um coelho a interagir com pessoas; ele precisa ter sempre à disposição um esconderijo seguro para onde fugir. 

Acomodações para seu coelho

É melhor manter os coelhos dentro de casa. Quando criados assim desde pequenos, em geral eles gostam de fazer parte da família, como um cão ou gato. São animais que se mantêm limpos e podem ser treinados para usar a caixinha de areia. 

Os coelhos adoram roer, e torne sua casa à prova de coelhos impedindo o acesso a fios elétricos e itens como remédios e venenos. O cercado deles pode ser usado para bloquear determinadas áreas. 

Os coelhos que ficam ao ar livre precisam de proteção contra predadores o tempo todo. É necessário um abrigo grande à prova de insetos que os proteja dos excessos do clima; os coelhos são propensos ao estresse por calor. 

Alimentação

Os coelhos são herbívoros e preferem comer o dia todo; assim, precisam de um suprimento constante de feno e capim. Isso deve compor 80% a 90% de sua alimentação, complementada por verduras frescas como brócolis e ração comercial para coelhos. 

Eles também gostam de capim recém-cortado, mas evite capim sujo ou tratado com inseticidas, e nunca lhes dê aparas de grama. As cenouras só devem ser dadas como petiscos, e o acesso ilimitado a água fresca é essencial.

Dicas essenciais

  • Os dentes do coelho continuam a crescer a vida toda, e roer feno é essencial para desgastá-los.
  • Socialmente isolados, os coelhos podem se frustrar e exibir um comportamento estressado, com orelhas baixas, postura curvada, manter-se parado ou ficar agitado e com respiração acelerada.
  • Os coelhos devem visitar o veterinário todo ano.

Pela Dra. Katrina Warren

A Dra. Katrina Warren é veterinária em Sydney, na Austrália. Apresentou vários programas de TV sobre animais de estimação na Austrália e no canal Animal Planet, nos Estados Unidos.

Gostou dessa matéria? Ela faz parte da edição de maio da Revista Seleções. Confira esse e outros artigos dessa edição em nossa Biblioteca Digital! Aproveite e siga nossas páginas no Instagram e no Facebook!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados