7 dicas para organizar documentos e papeladas

A organização da casa, começando pela papelada e documentos, separando o que é útil do que vai para o lixo, é essencial para manter a casa com boa energia.

Julia Monsores | 4 de Junho de 2020 às 12:00

nirat/iStock -

A organização da casa, segundo a tradição chinesa, é uma das melhores formas de dar aquela renovada nas suas energias. Assim, deixando o Qi, a energia vital, fluir livremente não só em você, mas também na sua casa.

A técnica milenar do Feng Shui nos ensina que uma casa limpa e organizada contribui para a melhor circulação de energia – além de ser visualmente muito mais agradável. Então, que tal começar por aquela gaveta ou estante que está abarrotada de papéis e documentos velhos? É hora de organizar!

Confira também este artigo para saber mais sobre organização de armários.

1. Seja implacável com a papelada

Se você não consegue analisar com cuidado a sua papelada, não perca tempo fazendo um trabalho mais ou menos. Defina um critério claro: contas e comprovantes de pagamento com mais de 5 anos devem ir para a lata do lixo. Bilhetinhos e notas rabiscadas devem ter o mesmo destino. 

2. Atente para o acúmulo de correspondência

Para evitar que a papelada volte a se acumular, adquira o hábito de abrir a correspondência apenas quando estiver ao lado da lata de lixo e mantenha a seleção permanente do que deve ser arquivado ou não. Se o seu bairro possui coleta seletiva, tenha um lixo só para papel.

Leia também: Ajude o meio ambiente e economize com reciclagem doméstica

3. Seja seletivo

Muita gente se sente obrigada a guardar cada cartão que recebe ou todos os trabalhos de escola dos filhos. Você curtirá mais essas lembranças se escolher as suas favoritas e colocá-las em um álbum de recortes ou fizer um quadro com elas.

 

4. Faça junções inteligentes

Outra boa opção é tirar fotos dos artigos em questão e guardar em um grande arquivo virtual (organize-o em pastas por ano ou tema). Isso funciona muito bem com cartas antigas e também objetos feitos pelas crianças.

Disponha sobre uma mesa tudo aquilo que seu filho fez na escola ao longo do ano e junte em um único enquadramento digital. Você pode ampliar a imagem no computador e ver os detalhes quando quiser. Você pode inventar uma porção de brincadeiras, mas não precisa guardar tudo.

5. Separe as melhores fotos

Se você ainda tem fotos reveladas, classifique as fotos por pessoa, evento ou momento – por exemplo: “Verão de 2019” ou “Casamento do Davi com a Jô”. Em seguida, escolha as 20 melhores fotos de cada grupo e coloque-as em um álbum. Assim, suas fotos continuarão bem preservadas durante muitos anos.

Confira também: Como dominar a arte da fotografia de retrato 

6. Organize a papelada em pastas ou arquivos

Isso não vai tomar tanto tempo se você dedicar alguns minutos todas as semanas para recolher e organizar os documentos da casa. Se você acha necessário guardar contas, recibos e extratos bancários, faça uma pasta para cada um deles para que, depois, seja mais rápido examinar tudo de uma vez.

7. Jogue fora negativos antigos

Muita gente ainda tem negativos de fotografias guardados. Hoje em dia é possível fazer novas ampliações a partir de fotografias, então abra espaço nas prateleiras e livre-se dos negativos que você guarda há anos – e que nunca voltou a copiar!