Faça uma busca
|
Publicado em: 24 de setembro de 2021

Saiba por que você deve parar de usar colher de pau

Conheça os problemas que a colher de madeira pode causar com o tempo.

Imagem: karandaev/iStock

A colher de pau é um dos utensílios de cozinha mais tradicionais que existem. No Brasil, há registro de seu uso por povos indígenas que habitavam nosso país antes da chegada dos portugueses. Nos dias de hoje, porém, é recomendado que não se use colheres de pau. Vamos te contar o porquê.

Leia também: 30 utensílios essenciais para você ter na sua cozinha

Apesar de ser amada pela maioria dos cozinheiros e cozinheiras no Brasil, sejam amadores ou profissionais, o uso de colher de pau nos restaurantes do país é proibido pela Anvisa. Ainda que utilizar esse utensílio traga uma diferença no sabor, e até uma sensação de comida caseira, seu uso pode trazer também muitos riscos à saúde.

Proibição da Anvisa

Sabendo dos riscos que utilizar colheres de pau podem trazer à nossa saúde, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), dentro da Resolução RDC 216/04, criou a Cartilha sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação.

Seguindo essa determinação, estabelecimentos comerciais que lidam com comida são proibidos de utilizar colheres e outros utensílios de pau. 

Proliferação de bactérias e fungos

colheres de pau
A porosidade da colher de pau pode acumular fungos e bactérias que acabam passando para os alimentos. (Imagem: Olga Skripnik/iStock)

A madeira, além de ser um material orgânico, possui vários sulcos e poros, que geram um ambiente favorável para a proliferação de fungos e bactérias. Isso acontece principalmente quando as colheres de pau são mal-higienizadas, acumulando resíduos de alimentos.

Ainda que você limpe bem sua colher de pau, ela ainda retém certa umidade. Dessa maneira, quando guardada na gaveta, a colher de pau úmida é ainda um ambiente muito propício para a reprodução dos fungos. Dessa forma, pode contaminar os alimentos na próxima vez que for usada para cozinhar. 

Baixa durabilidade

Em comparação com as colheres de outros materiais, como o silicone, a durabilidade da colher de pau é um pouco baixa. Sendo um material orgânico, ela tende a apodrecer com o tempo. Além de contaminada, ela pode começar a se desfazer, deixando pequenas lascas na comida, o que pode ser muito perigoso. 

Portanto, se você não quiser abrir mão do uso de colheres e outros utensílios de cozinha feitos de madeira, certifique-se de realizar a limpeza deles o melhor possível e não guardá-los muito úmidos. Ao primeiro sinal de que o material está apodrecendo, como um escurecimento, significa que está na hora de trocar!

Outras alternativas

colher de silicone
Troque suas colheres de pau por utensílios de silicone, pois são mais duradouros e higiênicos. (Imagem: Brittany Olson/iStock)

A opção mais segura para substituir a colher de pau é a de silicone. Na grande maioria das vezes, a colher de silicone é feita com materiais que não são tóxicos e que podem ser lavados com qualquer produto, pois não são afetados negativamente por substâncias químicas.

Além disso, a colher de silicone é resistente a altas temperaturas, não correndo o risco de deformar ou contaminar os alimentos. Sendo de um material flexível, ela não agride suas panelas e é ideal para raspar o restinho daquele brigadeiro irresistível do final de semana.

Apesar de todos esses benefícios, não se descuide da limpeza. Lave sempre sua colher de silicone para garantir que seus pratos sejam sempre saudáveis. Evite também a exposição do utensílio a um calor forte por muito tempo, pois apesar de resistente, se exagerar correr o risco de derretimento. 

Outra opção mais segura do que a colher de pau, mas que ainda é de um material orgânico, é a colher de bambu. Esse utensílio promete ser mais seguro pois o bambu não tem a porosidade da madeira, diminuindo a chance de proliferar fungos e bactérias. Além disso, o material é mais sustentável, uma vez que o bambu se repõe com muito mais facilidade do que a madeira na natureza. 

fechar

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close