Faça uma busca
|
Publicado em: 24 de março de 2021

Terrário de suculenta: cuidados e dicas para fazer o seu

Descubra como montar um terrário de suculentas da maneira correta para que dure bastante tempo.

Imagem: dinachi/iStock

A suculenta é um dos tipos de planta mais fáceis de cuidar e de se adaptar. Por isso, é uma ótima opção para se ter em casa e apartamentos pequenos. Além disso, um terrário de suculenta pode ser um belo item de decoração também.

Para aderir a essa tendência que vem crescendo, é preciso conhecer um pouco mais sobre as suculentas e saber como devem ser plantadas. O tipo de terrário também pode influenciar na escolha das plantas. Por isso, separamos um passo a passo para que não fique nenhuma dúvida e seu terrário dure por muito tempo.

Leia também: Aprenda a montar um jardim vertical gastando pouco

Como fazer terrário de suculenta

Um terrário de suculenta pode se adaptar a lugares com muita e pouca luz, tudo vai depender da espécie escolhida para compor o espaço. Mas antes é preciso determinar o recipiente que receberá as suculentas. Geralmente, o terrário de vidro é o mais escolhido, por possibilitar que se veja também as camadas de terra.

passo a passo para montar um terrário
A montagem de um terrário é bem simples, basta seguir o passo a passo. (Imagem: Hasret Sonmez/iStock)

Em seguida, é preciso definir se o terrário será aberto ou fechado, pois isso influenciará na escolha das espécies de suculentas. Plantas que precisam de sol e menos água se adaptam bem aos terrários abertos. Já aquelas que necessitam de umidade e pouca luz podem ser colocadas em terrários fechados.

Escolhido o local onde as suculentas serão plantadas, é hora de montar seu pequeno jardim. A primeira etapa é colocar uma camada de drenagem, que você pode fazer com cacos de telha, pedrinhas de aquário, brita etc. Em seguida, coloque a terra adubada com substratos que ajudarão as suculentas a crescer.

Por fim, plante as mudas lembrando sempre da separação de espécies; as que gostam e não gostam de sol. Não é recomendado misturá-las no terrário. E para deixar do seu jeito, faça uma bela decoração, que pode ser com pedrinhas, folhas secas, miniaturas… Deixe a criatividade solta.

Cuidados essenciais

Depois de criar o seu terrário de suculenta, é hora de cuidar para que ele fique bonito por muito tempo. Além da limpeza externa, e interna no caso do terrário de vidro, é preciso estar atento às necessidades de rega. Tudo dependerá do recipiente onde estão as suculentas e o clima da sua região.

quando regar suculentas
Observar como as suculentas se comportam é fundamental para saber quando regar. (Imagem: Anastasiia Atamanchuk/iStock)

Em terrários de vidro ou outro material que não tenha furos para escorrer a água, e em locais de clima frio ou ameno, é recomendado regar de 15 em 15 dias. Mas vale observar se as plantas estão precisando de mais ou menos água. Para isso, basta que você espete um palito comprido na terra, se o palito sair sujo é porque a terra está molhada e não precisa de mais rega.

Mas, se ele sair limpo, antes dos 15 dias, vale a pena colocar um pouco mais de água. A ordem é vigiar! Os terrários montados em vasos de barro ou com furos, e em locais com temperaturas mais elevadas, precisam ser regados de 7 em 7 dias. E a regra de observar as necessidades das suculentas se mantém.

Tomando esses cuidados, você terá um terrário sempre bonito e verdinho para admirar e decorar sua casa. Escolha as suculentas que mais gostar e monte o seu!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados