Faça uma busca
|
Publicado em: 24 de agosto de 2021

Veja como higienizar e conservar os seus livros

Confira dicas para remover mofo, limpar as capas e páginas dos seus livros e mantê-los conservados

Imagem: TTStock/iStock

Expor os livros que fazem parte da sua vida em uma estante ou biblioteca deixa a decoração com um aspecto muito mais sofisticado. Mas limpar cada livro, mantendo o seu estado de conservação, pode ser trabalhoso. Para ajudar, listamos algumas técnicas de conservação e limpeza, inclusive para livros velhos e mofados. Veja a seguir como limpar seus livros e mantê-los conservados!

Como limpar livros

A poeira é um dos principais inimigos dos livros, já que o acúmulo de ácaros pode danificar a obra, além de causar problemas em quem sofre com alergias. É importante manter a estante sempre livre do pó e usar um pincel seco para limpar a poeira entre as páginas.

Leia também: 10 livros que inspiraram séries disponíveis na Netflix e que você precisa ler

A película plástica que envolve a capa dos livros é outro fator que facilita muito na hora de limpar, pois permite que você use panos úmidos sem danificá-la. Mas, antes de usar o pano úmido, é imprescindível remover toda a poeira com um pano seco, para evitar que a capa fique esbranquiçada.

Um dos produtos que servem para remover a sujeira da capa dos livros é o álcool em gel. Basta usar uma pequena quantidade em um pano úmido e passar em toda a capa. Depois, deixe secar na varanda ou em um local bem arejado.

O vinagre também é uma opção e ainda pode ajudar a conservar os livros antigos, com capa de couro, e não deixa cheiro. Basta umedecer um pano com o vinagre e limpar toda a capa. Depois, seque com um pano seco.

Como limpar livros mofados

Revitalizar os livros mofados também é possível em casa. Para isso, você precisa colocar os livros em um saco plástico com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Deixe entre 24 horas e 10 dias e, durante este período, avalie para ver se o mofo está sendo dissolvido. 

Depois, é só tirar o excesso do produto com uma escova macia, pincel ou aspirador de pó.

Dicas para conservar os seus livros

Além da poeira, a umidade é uma grande inimiga dos livros. Para reduzi-la, você pode deixar um frasco com bicarbonato de sódio e cal virgem. Ele precisa ficar destampado.

As pastilhas de cânfora, cravos-da-índia e o louro também são substâncias úteis para ter em casa, se você deseja conservar os seus livros, pois eles ajudam a manter insetos e traças longes das suas prateleiras. O ideal é trocá-los uma vez por mês.

Manter os livros em um lugar bom também é essencial. Evite deixar objetos entre as páginas, marcadores de metal, canetas, entre outros. Também é imprescindível evitar que os livros fiquem diretamente expostos ao Sol. Quanto menos úmida a área, mais conservados eles serão.

Cuidados básicos do dia a dia

No dia a dia, alguns cuidados básicos são: evitar comer com as mãos enquanto folheia as páginas do livro; não deixá-los em lugares expostos à gordura, umidade e luz do Sol, além de evitar usar o livro como uma base para anotações. Isso pode marcar a capa para sempre.

Outra recomendação é tirar os livros da estante uma vez a cada dois meses e folheá-los, para que as páginas recebam um pouco de ar.

Essa limpeza completa deve ser feita de uma a duas vezes no ano.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close