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Publicado em: 8 de outubro de 2021

Receita terapêutica anti-TPM: bolo de chocolate simples

Aprenda uma receita terapêutica de bolo de chocolate simples, equilibre os hormônios e diga adeus à TPM.

Imagem: Aline Quissak/@nutri_secrets

Como é lindo unir sabor e saúde num bolo de chocolate! A Nutri defende que a alimentação saudável vai além dos nutrientes. Nesse sentido, é uma união entre ciência, prazer em comer e respeito a nossa cultura e emoções. 

Como eu amo comer chocolate! Quem não adoraria incluir um confort food no café da manhã ou no café da tarde? Pois, saiba que é possível preparar uma receita que tenha muitos nutrientes e calorias equilibradas. Além disso, a receita a seguir promove disposição, foco e concentração. É mais do que bem-vinda, não é mesmo?

Por isso, criei essa receira terapêutica bem prática para contribuir com o seu bem-estar no dia a dia. Vale ressaltar que o bolinho terapêutico da Nutri também auxilia no equilíbrio hormonal entre o estrogênio e a progesterona. Sendo assim, os sintomas como cólica, dor de cabeça, oscilação de humor e indisposição são minimizados. Além disso, ainda funciona para acabar com a vontade de comer chocolate e outros doces durante a TPM. Continue lendo para saber mais sobre o bolo terapêutico da Nutri.

Como saber se tenho desequilíbrio hormonal?

Quando temos uma desregulação entre o equilíbrio do estrogênio e da progesterona temos sintomas como:

  • TPM (instabilidade emocional, cólica, sangramento excessivo, vontade exagerada de doce, ansiedade, retenção de líquido, dor nos seios, dor de cabeça e insônia)
  • Ganho de peso fácil, principalmente no quadril e nas coxas
  • Ciclos irregulares (muito curtos, muito longos ou ausência de ciclo)
  • Perda ou afinamento de cabelo
  • Síndrome do ovário policístico (SOP)
  • Ansiedade
  • Acne

Quer saber como regular esses hormônios de forma natural? Veja o vídeo abaixo e aprenda a usar o chocolate apenas como um acalento terapêutico na TPM, não como solução final:

Então vamos à receita de sinergia e alquimia nutricional para foco, concentração, disposição e anti-TPM:

Bolo de chocolate simples anti-TPM 

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de farinha de amêndoas ou de aveia
  • 2 ovos
  • 3 colheres de sopa de iogurte integral ou leite de coco para intolerantes
  • 1 colher de chá de bicarbonato (ao misturar com o iogurte, forma seu fermento)
  • 3 colheres de sopa de geleia de frutas vermelhas 100% natural (sem açúcar ou adoçante, encontrada em supermercados)
  • 1 colher de sopa de essência natural de baunilha ou 1 colher de sobremesa rasa de canela (um dos dois para aumentar os antioxidantes)
  • 3 colheres de sobremesa rasas de cacau em pó 100%

Modo de preparo

1º Passo: Com fouet ou com um garfo mexa primeiro em um potinho o ovo e o iogurte até ficar um creme mais liso.

2º Passo: Adicione a geleia, a baunilha, o cacau e mexa bem até incorporar.

3º Passo: Finalize com a farinha e o bicarbonato.

4º Passo: Asse em forno pré-aquecido por 25 minutos a 180º.

Rendimento

Quatro forminhas de cupcake. Vale ressaltar que cada forminha é uma porção bem chocolatuda. Sendo assim, coma apreciando cada mordida, que uma forminha já irá te satisfazer.

Sugestão da Nutri

bolo de chocolate simples anti-TPM
(Imagem: Aline Quissak/@nutri_secrets)

Se você está mais desanimada na TPM, acompanhe com um chá verde para ter mais cafeína e dar o up sem potencializar a ansiedade. Ele é anti-inflamatório e desintoxicante. Dessa forma, também ajuda no equilíbrio hormonal que tanto desejamos. 

Se você tem Síndrome do Ovário Policístico (SOP), por exemplo, pode acompanhar o bolo de chocolate com um chá de hortelã com gengibre e uma rodela de laranja. 

Por fim, se você tem endometriose use o chá de framboesa ou de romã com erva-doce para driblar os sintomas mais fortes.

E aí, gostou da receita?

A partir de hoje, toda semana aqui no site Seleções você irá descobrir mais informações sobre a alimentação terapêutica e aprenderá uma receita especial com a nossa mais nova colunista, a nutricionista Aline Quissak. Assine a nossa newsletter para ficar por dentro e acompanhe a @nutri_secrets nas redes sociais.

Aline Quissak
Aline Quissak
Aline é nutricionista com 8 especializações internacionais no Canadá e Estados Unidos e Brasil. É formada em Nutrição pela Universidade Federal de Alfenas (MG), tendo cursado Applied Humman Nutrition na University of Guelph, no Canadá. Possui aprimoramentos em Oncologia (University of Guelph, Canadá), Obesidade, Diabetes e Doenças Cardiovasculares (University of Toronto, Canadá) e Fitoterapia (University of Toronto, Canadá), Psicologia da Nutrição (Institute for the Psychology, UA) e curso de aprimoramento em Nutrição Esportiva voltada para HIIT e CrossFit nos EUA. Com experiências no Brasil e no exterior nas áreas de avaliação nutricional e rotina hospitalar em oncologia e cirurgia bariátrica, Aline também tem capacitações em Nutrição no envelhecimento e Nutrigenética. Ganhou prêmio de Melhor Nutricionista do Ano em 2018 pelo Prêmio Personalidades Topview. É apaixonada por cozinhar e dedica seu tempo e suas pesquisas no desenvolvimento de receitas terapêuticas. Tem desenvolvido nos últimos anos pesquisas científicas relacionadas às propriedades terapêuticas do cacau e suas sinergias nutricionais.

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