Faça uma busca
|
Publicado em: 9 de dezembro de 2021

Como aumentar o desempenho na corrida?

Sempre é possível correr melhor

Imagem: Prostock-Studio/iStock

“André, tenho treinado direitinho e me dedicado. Mas queria ver se teria alguma coisa que eu poderia inserir em minha programação de treinos para aprimorar meu desempenho nas corridas’’, isso foi o que Luiza me disse na academia. Ela treina corrida 4 dias na semana, tem um excelente condicionamento físico e quer evoluir. Fomos tomar um café e conversar.

Leia também: Posso correr todos os dias? - Revista Seleções

Luiza é bastante disciplinada e dedicada — segue as planilhas, alterna os treinos com musculação, tem ótima alimentação, dorme bem e respeita suas limitações. Não seria fácil encontrar algo novo para acrescentar à sua rotina. Todavia, se olharmos atentamente sempre há algo faltando. Nada, nem ninguém, é completo, há sempre uma peça faltando.

Lembrei, então, que sua mecânica de corrida não era das melhores e isso resultava em esforço desnecessário. Sendo assim, combinamos de fazer algumas aulas de exercícios educativos no intuito de melhorar sua postura e seus movimentos e, com isso, aprimorar seu condicionamento.

Claro que cada um tem sua individualidade e seus gestos corporais e isso deve ser totalmente respeitado. Não se deve forçar ou exigir demais da pessoa e é preciso estar atento para não distanciá-la do que ela é. Porém, seria válido fazer alguns exercícios com Luiza.

Exercícios educativos para uma melhor corrida

Os exercícios educativos têm por objetivo melhorar a coordenação dos movimentos e a postura. Dessa forma, a pessoa pode correr de modo “mais certo’’. Braços paralelos ao tronco, amplitude de passada e tronco levemente inclinado para frente são algumas metas quando são feitos exercícios educativos voltados para a corrida. Uma melhor postura faz com que seja necessário correr menos. Além disso, gera menos gasto de energia e esforço. Dessa forma, é possível “correr mais rápido sofrendo menos’’. Somado a isso, uma melhor postura reduz o risco de lesão.

Leia também: Criando dificuldades para evoluir - Revista Seleções

Tendo isso em mente, combinei com Luiza de fazermos exercícios educativos em dois dias na semana e não eram treinos longos — 20 minutos seriam suficientes. Aos poucos, sua postura foi melhorando e sua evolução na corrida começou a acontecer. Em menos de 1 mês, ela reduziu em quase 2 minutos seu tempo nos 10km.

O desempenho na corrida depende de muitos fatores e a postura é uma delas. Inserir exercícios educativos na programação de treinos é essencial e uma das melhores formas garantir o aprimoramento das corridas.

É preciso que os treinos de exercícios educativos sejam supervisionados por um professor de educação física, especialista em corrida. Isso é importante pois orientações erradas podem gerar sérios problemas. 

A corrida representa uma das principais formas de promover a saúde. E vai muito além: é um estilo de vida. Por isso, correr melhor pode ser o que você precisa para ser mais saudável e feliz.

André Messias
André Messias
Doutorando em Epidemiologia em Saúde Pública pela FioCruz, é mestre em Ciências Cardiovasculares pelo Instituto Nacional de Cardiologia, o professor e personal trainer André Messias tem como prioridade a saúde e a qualidade de vida. Ele acredita que as escolhas relacionadas ao estilo de vida, em especial à prática de exercícios físicos, são essenciais para nossa saúde física, mental e social. E que, portanto, cabe a todos nós uma reflexão de como estamos vivendo.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close