Faça uma busca
|
Publicado em: 15 de outubro de 2021

Creme de cenoura para a imunidade

Aprenda uma receita terapêutica de creme de cenoura e aumente a sua imunidade.

Imagem:

Aumentar a imunidade nunca foi tão saboroso! Essa semana, a Nutri trouxe uma receita deliciosa de creme de cenoura. Para mantermos um sistema imune forte, precisamos cuidar desde o nosso intestino, do sono e, até mesmo, do gerenciamento do estresse. Mas, antes de pensar em só tomar suplementos de vitaminas ou ainda só focar na vitamina C, que tal entendermos que a imunidade precisa de muito mais para realmente te proteger?

Estamos continuamente expostos a organismos que são inalados, engolidos ou habitam nossa pele e membranas mucosas. Se esses organismos causam doenças, ou não, é decidido pela integridade dos mecanismos de defesa do nosso corpo, ou seja, o sistema imunológico.

Quando nosso sistema imunológico está funcionando corretamente, nem mesmo percebemos. Mas, quando temos um sistema imunológico sub ou superativo, corremos um risco maior de desenvolver infecções e outras condições de saúde. Sendo assim, confira abaixo como melhorar a sua imunidade através da alimentação:

Alimentos que aumentam a imunidade

(Imagem: peterschreiber.media/iStock)

Beta-caroteno

O beta-caroteno tem uma poderosa atividade antioxidante, o que permite ajudar a reduzir a inflamação e combater o estresse oxidativo. Em vez de tomar suplementos de beta-caroteno, os pesquisadores propõem que o beta-caroteno pode promover a saúde quando tomado em níveis dietéticos, isto é, comendo alimentos ricos em carotenóides. Para melhor ativação é necessário aquecer ou cozinhar. Além disso, o caroteno é essencial para ajudar também a dormir melhor, tanto para pegar no sono, quanto para ter um sono mais restaurador.

As fontes mais ricas de beta-caroteno são frutas, verduras folhosas e vegetais amarelos, laranjas e vermelhos. Adicionar os seguintes alimentos à sua dieta pode ajudar a promover um sistema imunológico forte:

  • Suco de cenoura
  • Abóbora
  • Batata doce
  • Pimentões vermelhos
  • Damasco
  • Couve
  • Espinafre

Gengibre

A medicina ayurvédica se baseia na capacidade do gengibre para estimular seu sistema imunológico antes de registrar a história. Acredita-se que o gengibre ajuda a quebrar o acúmulo de toxinas em nossos órgãos devido aos seus efeitos de aquecimento. Ademais, também é conhecido por limpar o sistema linfático, nossa rede de tecidos e órgãos que ajudam a livrar o corpo de toxinas. Sendo assim, também é famoso por sua capacidade de tratar doenças inflamatórias causadas por agentes infecciosos, como vírus, bactérias e parasitas

Vitamina B6

Pesquisas promissoras sugerem que a vitamina B6 pode ajudar a aumentar a função imunológica para combater invasores estranhos no corpo. De acordo com um estudo publicado no European Journal of Clinical Nutrition, a administração de vitamina B6 a pacientes em estado crítico foi capaz de aumentar significativamente sua resposta imunológica em um período de duas semanas.

Enquanto isso, outros estudos mostram que a deficiência dessa vitamina chave pode reduzir a produção de anticorpos importantes envolvidos na imunidade.

Zinco

Muitas vezes considerado um dos suplementos mais eficazes para aumentar o sistema imunológico, o zinco é crucial para manter a saúde geral. Pesquisas mostram que o zinco ajuda a regular a resposta imune e é necessário para a sobrevivência, proliferação e maturação das células imunes.

Sabia que adequar o consumo de proteína é muito importante?

É bem aceito no mundo científico que a desnutrição protéico-calórica prejudica a imunidade com efeitos prejudiciais particulares no sistema de células T, resultando em aumento da infecção oportunista e aumento da morbidade e mortalidade em pacientes hospitalizados.

Creme de cenoura da imunidade

(Imagem: I_rinka/iStock)

Na nossa receita temos:

  • Cenoura como fonte de beta-caroteno e um dos vegetais mais anti-inflamatórios.
  • A salsinha e o pimentão como fontes de vitamina C.
  • A semente de abóbora rica em vitamina B6 e zinco.
  • Gengibre para adicionar mais benefícios à imunidade.
  • Tofu orgânico como proteína fermentada que faz bem para o intestino e para a imunidade.

Vamos aos ingredientes!

  • 4 cenouras médias
  • ½ xícara de salsinha picada
  • 1 pimentão orgânico laranja
  • 100 g de tofu orgânico
  • 1 colher de sobremesa de chá de gengibre
  • 2  colheres de sopa de semente de abóbora (sem casca)

Modo de preparo

1º Passo: Em uma panela com água fervente (apenas o suficiente para cozinhar) adicione a cenoura picada grosseiramente e o pimentão.

2º Passo: Quando estiver bem cozido (para ativar a vitamina A) desligue o fogo e bata no liquidificador com a mesma água do cozimento para não perder os nutrientes. Com cuidado, pois estará quente.

3º Passo: Adicione também o tofu, o gengibre e a semente de abóbora. Bata até virar um creme.

4º Passo: Volte para a panela, adicione 1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgem, adeque o sal a gosto e finalize com a salsinha para não perder a vitamina C.

5º Passo: Sirva o creme de cenoura quentinho!

Dica da Nutri!

Essa receita de creme de cenoura também pode ser utilizada por quem tem intestino inflamado, por veganos e alérgicos ao leite e ao glúten.

E aí, gostou da receita?

Toda semana aqui no site Seleções você irá descobrir mais informações sobre a alimentação terapêutica e aprenderá uma receita especial com a nossa mais nova colunista, a nutricionista Aline Quissak. Assine a nossa newsletter para ficar por dentro e acompanhe a @nutri_secrets nas redes sociais.

Veja também: Bolo de chocolate anti-TPM

Aline Quissak
Aline Quissak
Aline é nutricionista com 8 especializações internacionais no Canadá e Estados Unidos e Brasil. É formada em Nutrição pela Universidade Federal de Alfenas (MG), tendo cursado Applied Humman Nutrition na University of Guelph, no Canadá. Possui aprimoramentos em Oncologia (University of Guelph, Canadá), Obesidade, Diabetes e Doenças Cardiovasculares (University of Toronto, Canadá) e Fitoterapia (University of Toronto, Canadá), Psicologia da Nutrição (Institute for the Psychology, UA) e curso de aprimoramento em Nutrição Esportiva voltada para HIIT e CrossFit nos EUA. Com experiências no Brasil e no exterior nas áreas de avaliação nutricional e rotina hospitalar em oncologia e cirurgia bariátrica, Aline também tem capacitações em Nutrição no envelhecimento e Nutrigenética. Ganhou prêmio de Melhor Nutricionista do Ano em 2018 pelo Prêmio Personalidades Topview. É apaixonada por cozinhar e dedica seu tempo e suas pesquisas no desenvolvimento de receitas terapêuticas. Tem desenvolvido nos últimos anos pesquisas científicas relacionadas às propriedades terapêuticas do cacau e suas sinergias nutricionais.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close