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Publicado em: 22 de julho de 2021

Cuidados com a alimentação no inverno

Mesmo durante o frio é importante cuidar da alimentação e praticar exercício.

Imagem: @freestocks/Unsplash

Os dias frios são um convite à preguiça, né? A gente passa mais tempo embaixo das cobertas, não tem vontade de sair de casa e muito menos de praticar atividade física. É nessa “lei do menor esforço” que os cuidados com a alimentação no inverno também podem desandar.

Se você sente muita fome nessa época, ou sofre para comer vegetais frescos, a tendência é trocar o frango grelhado com salada por uma lasanha bem quentinha. Só não pode exagerar.

Hoje, vamos tirar algumas dúvidas sobre alimentação e saúde na estação mais fria do ano. Veja algumas dicas para montar uma rotina mais saudável!

Gordura e carboidrato no inverno

Leia também: Entenda o que são Índice Glicêmico (IG) e Carga Glicêmica (CG)

Durante o inverno, é comum aumentar o consumo de comidas calóricas, ricas em gordura e carboidrato. O que pode representar um perigo para a saúde, visto que os problemas com a alimentação acontecem em paralelo à falta de atividade física, também comum nesta época.

Que tal saber um pouco mais sobre a gordura e carboidrato? Confira abaixo suas definições e como agem no corpo humano.

O que é gordura?

As gorduras são importantes macronutrientes que compõem o metabolismo. No geral, elas devem fazer parte de 15% a 30% do valor energético diário recomendado, podendo variar de acordo com cada perfil metabólico e o nível de atividade física. Esses macronutrientes são responsáveis pelo transporte de vitaminas lipossolúveis, como A, E, D e K, e atuam como fonte e reserva de energia.

Os principais tipos de gordura são insaturada, saturada e trans. A primeira é o tipo mais saudável, responsável por elevar o colesterol bom e prevenir doenças do coração. O excesso de gorduras saturadas e trans pode causar problemas cardiovasculares, diabetes, pressão alta e portanto, por isso o consumo desses tipos de gordura deve ser limitado.

Mas, como as gorduras agem no corpo humano? Elas tendem a ficar armazenadas em reservas corporais para serem usadas nos momentos oportunos. Contudo, seu excesso pode ocasionar alguns problemas de saúde.

Segundo o Ministério da Saúde, a obesidade é o principal problema causado pelo consumo exagerado da substância. Por isso, atualmente, é pauta presente em ações de políticas públicas para promoção da saúde.

Análises realizadas pelo Ministério da Saúde mostram que, nas últimas décadas, o número de pessoas obesas quase triplicou. Quando falamos de crianças e adolescentes, a quantidade é cinco vezes maior.

O que são carboidratos?

Os carboidratos são biomoléculas responsáveis por fornecer a energia que o corpo precisa para exercer suas atividades ao longo do dia. Eles estão presentes na composição da parede celular e na formação de ácidos nucleicos. De acordo com o Ministério da Saúde, os carboidratos evitam que os tecidos das proteínas sejam utilizados para fornecer energia, assim impede o seu comprometimento e funcionalidade.

Esses açúcares são divididos em dois grupos, os simples e complexos. O primeiro pode ser encontrado em alimentos como o mel, doces e biscoitos, e são digeridos de forma mais rápida.

Quando consumido em excesso, os carboidratos simples podem levar ao aumento do acúmulo de gordura e dos níveis de triglicerídeos no sangue, além de favorecer a predisposição do diabetes.

Já os carboidratos complexos, demoram mais para serem digeridos, e estão presentes no arroz integral, na batata doce, cereais integrais, entre outros. Os carboidratos complexos acompanham as fibras na composição dos alimentos e por esse motivo, o seu consumo é recomendado. Ou seja, estará gerando saciedade e, consequentemente, contribuindo para o emagrecimento. Além de gerar energia.

Agora vamos saber um pouco mais sobre os exercícios físicos na época mais fria do ano. 

Atividade física no inverno

Mulher praticando exercício no inverno
Mesmo durante o inverno é importante manter a prática regular de exercício. (Imagem: Photodjo/iStock)

Como já sabemos, os cuidados com a saúde não estão restritos à alimentação. Pelo contrário, são formados pela combinação de diversos fatores, entre eles está a atividade física. Dados do Sistema Único de Saúde (SUS) mostram que 15% das internações acontecem por causa do sedentarismo.

Mesmo assim, o inverno pode não ser tão atrativo para realizar essas atividades. E, acaba exigindo um maior esforço para sair da cama e mexer o corpo.

Leia também: Ordem dos exercícios: entenda por que é importante variar

Por isso, vale ressaltar que mesmo durante a época mais fria do ano, é necessário praticar atividade física regularmente. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que um adulto pratique, em média, 30 minutos por dia. Confira alguns de seus benefícios:

  • Reduz o risco de doenças cardiovasculares;
  • Auxilia no controle da pressão arterial;
  • Melhora o humor;
  • Ajuda na qualidade do sono e melhora a insônia;
  • Ajuda no controle do peso.

Algumas dicas podem ajudar a manter o corpo ativo durante o inverno, como escolher um esporte que você goste e o horário mais agradável, praticar com algum amigo e respeitar o limite do seu corpo.   

Principais dúvidas sobre saúde e alimentação no inverno

É comum sentir mais fome no frio?

Sim. Com as temperaturas baixas, o corpo precisa gastar mais energia para se manter aquecido. Nossos estoques de glicogênio se esgotam rapidamente e, por isso, o organismo envia sinais de fome com mais frequência.

O corpo gasta mais calorias?

Gastamos mais calorias porque precisamos delas para manter o corpo aquecido. Isso não quer dizer que você vai emagrecer milagrosamente, geralmente, a diferença não é perceptível. Por isso, os cuidados com a alimentação devem ser mantidos, como já falamos anteriormente.

Devemos reduzir o consumo de água no inverno?

mulher bebendo água
Beber água é importante independente do clima. (Imagem: seb_ra/iStock)

Mito. Devemos ingerir a mesma quantidade de água em todas as estações do ano. A diferença está na reação do organismo, já que em dias mais quentes, aumenta a transpiração. E no frio, aumenta a diurese, então acabamos urinando mais.

Tomar sorvete ou água gelada causa gripe?

Mito. Bebidas e sobremesas geladas não são suficientes para causar gripes ou resfriados. Porém, durante o inverno, pode não ser agradável consumir alimentos frios.

O corpo fica mais vulnerável às doenças no inverno?

Há doenças sazonais durante todo o ano. Porém, durante o inverno, as condições climáticas podem afetar nosso sistema de defesa. Segundo o estudo Low ambient humidity impairs barrier function and innate resistance against influenza infection, publicado pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, a baixa umidade do ar desidrata o muco presente no nariz e na garganta. E, com essa barreira natural enfraquecida, abre-se passagem para microrganismos que causam infecções respiratórias.

Bebidas quentes ajudam a manter o corpo saudável?

As bebidas quentes ajudam a manter o corpo aquecido. O importante é escolher opções que sejam nutritivas e saudáveis, como os chás. Os caldos também são bastante consumidos nesta época do ano, mas cuidado ao escolher os ingredientes.

Podemos diminuir o consumo de frutas? 

Não! As frutas contêm vitaminas e fibras essenciais para o bom funcionamento do organismo. O consumo regular ajuda na promoção da saúde e ainda promove saciedade. Opte pelas frutas da época, geralmente estão em melhor qualidade e são mais fáceis de encontrar.

Quais são os melhores pratos para o inverno?

sopa para o inverno
Sopas são uma ótima opção para dias frios. (Imagem: Foxys_forest_manufacture/iStock)

A sopa é um prato típico do inverno que é bastante nutritivo e agrada o paladar dos brasileiros. Ela pode ser feita de diversas maneiras e pode ser adaptada para versões com e sem carne. Para o lanche da tarde, vale investir nas oleaginosas, como nozes e castanhas. Veja aqui como fazer uma sopa de legumes simples para o dia a dia!

Alimentação no inverno e muito mais com a PROTESTE

Os cuidados com a alimentação no inverno é um tema amplo e que pode ajudar os leitores na escolha de pratos mais saudáveis. Para seguir uma dieta adequada, você deve procurar o auxílio de um nutricionista. Como todos os corpos são diferentes, é importante entender quais são suas necessidades específicas e suas restrições alimentares. Assim, será possível montar um cardápio que garanta energia nos dias frios, sem comprometer sua saúde!

De qualquer modo, esperamos que as dicas de hoje tenham sido úteis. Para continuar se informando sobre alimentação, acesse o canal MinhaSaúde PROTESTE. A maior associação de consumidores da América Latina realiza testes de qualidade com diversos produtos para que você faça as melhores escolhas durante as compras.

Pryscilla Casagrande
Pryscilla Casagrande
Mestre em Alimentos e Nutrição pela UNIRIO, graduada em Engenharia de Alimentos pela UFRRJ, pós-graduada MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas e especialista em Chocolates e Açúcares pelo Central College of the German Confectionery Industry (ZDS) em Solingen, Alemanha. Atualmente é Coordenadora do Centro de Competência de Alimentação e Saúde da PROTESTE – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor.

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