Como ser um bom consumidor em 2020?

Com todas essas dicas abaixo você será capaz de tomar boas decisões de consumo em 2020. Saiba tudo o que você precisa para ser um consumidor expert!?

Redação | 30 de Dezembro de 2019 às 16:00

shih-wei/iStock -

Com todas essas dicas abaixo você será capaz de tomar boas decisões de consumo em 2020.

O que você precisa para ser um consumidor expert?

1 . Ser bem informado

Um cidadão bem informado sabe exercer seus direitos! Sabe exatamente o que está adquirindo e de quem. Se informa sobre o preço, promoções e condições da compra e de troca antes da hora de pagar. Sempre lê os rótulos, panfletos, informações dos sites, e contratos – inclusive as letrinhas pequenas! Por isso mesmo conhece os seus direitos e seus deveres, e assim, sabe como cobrar que sejam respeitados e cumpridos. Não fique acanhado, peça o Código de Defesa do Consumidor ao vendedor da loja se precisar tirar uma dúvida sobre algum direito!

2 . Saber fazer boas escolhas

Portanto, para fazer boas escolhas, esteja bem informado. Compare as características e pergunte sobre todos os detalhes do produto ou serviço que deseja adquirir. O vendedor é obrigado a prestar informações claras, objetivas e precisas. Verifique quais são as empresas que estão fabricando ou vendendo o produto, ou negociando a prestação do serviço. Busque o número do CNPJ, endereço e telefone. Proteja-se de fraudes! Observe se os sites possuem os símbolos de segurança na internet.

Consulte a opinião de outras pessoas que também tenham comprado ou contratado. Os comentários, opiniões e avaliações de clientes nos sites podem ser preciosos. Você reservaria um quarto de um hotel que só recebe críticas negativas? Use as ferramentas disponíveis a seu favor. O Procon e sites como o Reclame aqui costumam divulgar listas “negras” de fornecedores ruins. Fuja deles! Além disso são canais excelentes de negociação e solução de problemas, quando necessário.

3 . Saber negociar

A negociação é um talento e pode garantir ótimos negócios! Um cidadão bem informado tem melhores condições de negociar e, além de fazer boas escolhas, consegue fechar os melhores negócios. Negocie descontos, prazos de entrega, formas de pagamentos, condições de serviços. Produtos com defeitos visíveis devem ser vendidos com desconto. O direito ao abatimento do preço neste caso está previsto no Código de Defesa do Consumidor. Se o vendedor não aceitar cumprir esta regra, recuse a compra. Não aceite produtos ou serviços ruins. Se necessário, converse com o gerente ou responsável pela equipe de vendas. Leve a sério o poder da concorrência! Compare preços, qualidade de produtos, vantagens dos diferentes fornecedores e use esses dados negociando o for interessante para você.

4 . Saber onde, como e a quem contatar se precisar resolver um problema ou reclamar e denunciar um fornecedor ruim

Esteja seguro na hora de resolver um problema. Guarde os documentos da compra como recibos e notas fiscais. Qualquer informação prestada pelo fornecedor é considerada como oferta e deve ser cumprida. Por isso, guarde os panfletos com anotações de informações. Anote os números de protocolos de atendimento e de reclamações. Todas essas informações podem ser utilizadas a seu favor se você precisar reclamar no Procon ou mesmo buscar a Justiça. 

Muitas coisas melhoraram no mercado de consumo a partir da exigência dos cidadãos. Você sabia que antes do Código de Defesa do Consumidor entrar em vigor:

1 . Os rótulos dos produtos não informavam data de fabricação e de validade?

2 . Nem todos os produtos tinham descritos seus componentes ou ingredientes nas embalagens?

3 . Não era assegurado o direito a troca na compra de produtos com defeito? Muito menos o direito a desistir do produto comprado à distância?

Neste primeiro ano da Coluna Conheça Seus Direitos, nos empenhamos para compartilhar informações relevantes. Comemoramos o resultado de nosso objetivo em compartilhar conhecimento ajudando você a exercer seus direitos e sua cidadania. Este ano falamos de assuntos diversificados que vão além dos direitos dos consumidores. Comemoramos a vitória das pessoas com autismos que passaram a ter informações mapeadas no Censo. Falamos sobre as mudanças no FGTS e outros assuntos que afetam seu bolso e seu dinheiro. Também trouxemos conteúdo interessante para microempreendedores.

Em 2020 vamos falar sobre muito mais! Um feliz 2020, conhecendo e exercendo mais os seus direitos!