Faça uma busca
|
Publicado em: 9 de abril de 2020

Como ajudar os idosos durante a quarentena?

Confira algumas simples atitudes que podem aumentar o bem-estar dos mais velhos durante a pandemia de coronavírus.

Imagem: Prostock-Studio/iStock

Mesmo seguindo a orientação de permanecer em casa durante a quarentena, há muitas coisas que familiares, amigos e vizinhos podem fazer pelos mais idosos neste período. Por mais simples que sejam, pequenas atitudes fazem toda a diferença para manter nossos pais e outros idosos do nosso convívio seguros

Infelizmente, o que se observa no mundo todo é que o novo coronavírus é particularmente sério para idosos, que possuem o sistema imunológico já mais enfraquecido naturalmente em razão da idade.

De fato, estatísticas apontam que a maioria das vítimas pela Covid-19 tinha mais de 60 anos. E a taxa de mortalidade é ainda mais expressiva para aqueles acima dos 80 e com condições médicas crônicas, como diabetes e hipertensão.

Se seus pais, ou algum conhecido mais idoso, pertencem à categoria dos mais vulneráveis, você provavelmente está se perguntando como pode ajudá-los. Então, confira a seguir algumas atitudes.

4 coisas que você pode fazer pelos mais idosos durante a quarentena:  

  • fizkes/iStock

    1. Mantenha-os ocupados 

    Se seus pais estiverem se sentindo sozinhos e entediados, lembre-os de coisas que podem fazer para estimular a mente e ocupar o tempo. Incentive-os a ler um livro, a resolver palavras cruzadas, Sudoku, ou outros passatempos que eles gostem.

     


  • monkeybusinessimages/iStock

    Caso eles tenham familiaridade com o uso da internet, uma boa dica é aproveitar o tempo para realizar alguns cursos gratuitos, de diversas áreas, que as plataformas de ensino têm disponibilizado durante esse período de quarentena.


  • cofotoisme/iStock

    Além disso, grupos religiosos por todo o país têm feito encontros virtuais, e há também plataformas de streaming com um enorme catálogos de filmes disponíveis.


  • Highwaystarz-Photography/iStock

    2.Vá ao mercado para eles

    Ir ao mercado deixou de ser uma tarefa simples. Itens de cuidado pessoal ou para casa têm desaparecido das prateleiras e as filas estão cada vez maiores.

    Por pertencerem ao grupo de risco, a recomendação é que idosos evitem ao máximo espaços públicos, de modo que não venham a ser contaminados. 

    Por isso, deixe seus pais em casa e considere ir ao mercado por eles. Ou, ajude-os a realizar compras por delivery, que serão entregues em suas portas. 


  • Prostock-Studio/iStock

    3. Ligue ou faça chamadas de vídeos regulares 

    Em tempos de isolamento social, recorrer à tecnologia como alternativa de contato é uma boa ideia. 

    Skype, FaceTime ou telefonemas podem ajudar a manter o contato com seus pais, de modo que você consiga saber como eles tem passado e mantê-los otimistas durante esse período, que pode ser de grande ansiedade, principalmente para os mais idosos.  


  • Wavebreakmedia/iStock

    Tente fixar um plano com horários específicos em que você irá ligar, assim eles têm algo pelo que esperar durante o dia. 

     


  • apichon_tee/iStock

    4. Mantenha-os informados sobre golpes

    Algumas pessoas mal-intencionadas estão se aproveitando desse período para aplicar golpes nos desavisados.

    Por isso, converse com seus pais sobre esses golpes, de modo que eles estejam mais atentos e prontos para se protegerem. 

    Aqui vão algumas dicas:

    • Desligue ligações que venham com mensagens gravadas e peçam para você discar algum número;
    • Saiba de quem você está comprando. Vendedores online podem afirmar ter produtos em estoque quando na verdade não têm;
    • Não clique em links de sites que você desconhece;
    • Certifique-se de conhecer bem a instituição antes de realizar alguma doação para ela. 

  • Wavebreakmedia/iStock

    Mas a dica mais importante: garanta que seus pais estejam levando a pandemia a sério. Seja enfático sobre a importância do distanciamento social para que eles permaneçam saudáveis! 

    Por Courtney Jespersen, Rd.com


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados