Faça uma busca
|
Publicado em: 3 de dezembro de 2021

Conheça a história do Papai Noel

Descubra como o bom velhinho se tornou o ícone do Natal

Imagem: Nastco/iStock

Não há como falar de Natal, sem falar do Papai Noel. O bom velhinho de barba branca, vestido com suas roupas vermelhas, mora no Polo Norte e, na noite de Natal, entrega brinquedos às crianças que foram boazinhas ao longo do ano. Todo mundo conhece essa história, certo?

Leia também: Dicas de como planejar a festa de Natal

Acontece que essa versão é bastante recente. Ela começou a se popularizar apenas nos anos 1930. Confira a seguir a história do Papai Noel e saiba como ele se tornou o ícone que conhecemos hoje.

Papai Noel através dos tempos

Era pré-cristã

Os povos germânicos se banqueteavam na festa de Yuletide, no solstício de inverno. O deus nórdico Odin é o personagem central das festividades. 

343 d.C.

O bispo Nicolau de Mira (na Turquia de hoje) morre após uma vida de milagres e caridade. O dia 6 de dezembro se torna a data da festa de São Nicolau. 

1087

Parte dos restos mortais de São Nicolau é roubada por salteadores e enterrada na Basílica de São Nicolau, em Bari, na Itália. 

Idade Média

A comemoração de 6 de dezembro se torna um banquete com presentes para crianças. Nos Países Baixos e na Bélgica, “São Nicolau” se torna “Sinterklaas”. 

Século 17

Os países protestantes acabam com os dias santos e escolhem 25 de dezembro para comemorar o nascimento de Cristo. 

Leia também: Conheça 5 pessoas que têm profissões inusitadas

Século 18

Os holandeses que vão para o Novo Mundo levam “Sinterklaas” consigo. Lá, ele vira “Santa Claus”, o nome inglês do Papai Noel. 

1863

Um cartunista americano desenha um Papai Noel gordo, de barba branca, dando presentes ao exército do Norte na Guerra de Secessão.

1928

A URSS declara que a antiga tradição de Ded Moroz (“Pai Geada”) é “burguesa e religiosa”. Depois ela foi revivida. 

1931 

Os anúncios da Coca-Cola mostram uma imagem de Papai Noel. Essa é a versão conhecida até hoje.

Gostou dessa matéria? Ela faz parte da edição de dezembro da Revista Seleções. Confira esse e outros artigos dessa edição em nossa Biblioteca Digital!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


Cadastre-se GRÁTIS para continuar lendo


Você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos

Já tem cadastro? Faça login aqui.

Já sou assinante da Revista Impressa

close