Faça uma busca
|
Publicado em: 24 de julho de 2021

10 curiosidades sobre o Japão que você precisa saber

Conheça um pouco do Japão com estas curiosidades sobre o país

Imagem: akiyoko/iStock

A Olimpíada de Tóquio está começando e é impossível não pensar em como a cultura deles é muito diferente da nossa. A história milenar, os hábitos de higiene, a educação escolar e a comida, por exemplo. Resolvemos, então, listar algumas curiosidades sobre o Japão para conhecermos um pouco mais sobre o país.

Leia também: Saiba como o Japão está se organizando para a Olimpíada de Tóquio

1. As tradições

curiosidades sobre o Japão
Os japoneses preservam a sua tradicional cerimônia do chá. (Imagem: oluolu3/iStock)

Ao contrário de diversos países do globo, inclusive o nosso, o Japão não foi colonizado por nações europeias. O primeiro contato dos japoneses com o mundo ocidental ocorreu somente no século XVI, mas já como um país consolidado.

Tanto assim, que o início dessa relação se deu de modo comercial, fazendo barganhas comerciais com os portugueses. Em seguida, os líderes de Portugal impuseram o cristianismo e isso fez com que as autoridades japonesas limitassem a entrada de estrangeiros e a saída de locais.

Essa limitação chamava-se "sokoku", e seu principal objetivo era manter as tradições japonesas intactas. Esse início, quando eles tiveram cuidado em manter a cultura não colonizada, foi fundamental para que, ainda hoje, a sociedade japonesa seja reconhecida pela sua singularidade cultural.

Mesmo com o passar do tempo, a forte entrada dos Estados Unidos após a Segunda Guerra e a industrialização, o Japão é um país que se manteve de pé, preservando seus saberes milenares.

2. Educação

O povo japonês valoriza muito a educação escolar. Isso faz com que a taxa de japoneses alfabetizados seja de cerca de 99%. No colégio, eles não aprendem apenas o conteúdo das matérias, mas tem um aprendizado sobre a vida em sociedade e hábitos de convivência.

Dessa forma, os prédios escolares não têm funcionários específicos para a limpeza das unidades, como na maioria dos outros países do mundo. Isto é, lá, são os próprios alunos que se organizam para higienizar e manter conservados os espaços que eles utilizam.

Isso faz com que os japoneses sejam conhecidos por terem uma excelente higiene pessoal e social, visto o comportamento deles em outros lugares, sempre mantendo as coisas no lugar.

3. Hora da comida

Já aconteceu de você, sem querer, fazer algum barulhinho na hora de tomar uma sopa na companhia de alguém? Pois saiba que, no Japão, isso não seria visto como um comportamento errado. Pelo contrário, seria visto como um elogio à refeição que está sendo feita. Fazer ruídos enquanto se alimenta é um indicativo de que você está se deliciando com a comida.

4. A bandeira japonesa

O círculo vermelho diante do fundo branco na bandeira do Japão é uma representação do Sol. Chamada de Nisshōki ou Hinomaru, ela foi implementada apenas em 1999.

5. Gueixas

Imagem: lorenzoantonucci/iStock

Quando falamos de Japão, uma das imagens que vêm imediatamente à nossa cabeça é a das gueixas. Elas são mulheres com o rosto maquiado de branco, que usam trajes típicos japoneses. O termo "gueixa" significa algo como "aquele que vive da arte".

As gueixas se empenham em estudar a tradição milenar japonesa desde muito jovens, com cerca de 14 anos de idade. Elas traspõem isso em forma de arte, apresentando-se artisticamente. Desse modo, elas fazem contação de história, recitam poesias e tocam instrumentos variados.

É muito comum, no ocidente, pensar que as gueixas têm algo a ver com trabalho sexual, mas isso não se aplica. As funções de uma gueixa são apenas no campo da arte.

6. Cinema japonês

Outra curiosidade sobre o Japão engloba a arte cinematográfica. O cinema realizado no Japão tem início em 1899, muito próximo das primeiras filmagens realizadas na Europa e nos Estados Unidos. Com o passar dos anos, muitos filmes foram realizados e o cinema deles esteve em destaque em diversos festivais por todo o mundo.

Alguns diretores de expressão são: Akira Kurosawa ("Os Sete Samurais", 1954), Yasujiro Ozu ("Era uma vez em Tóquio", 1953) e Hayao Miyazaki ("A Viagem de Chihiro", 2001).

7. Macarrão instantâneo

curiosidades sobre o Japão
"Ramen", o delicioso prato da culinária japonesa. (Imagem: KPS/iStock)

É um fato que uma das curiosidades sobre o Japão é a respeito da alimentação peculiar deles. Você sabia que lá eles são fissurados em macarrão instantâneo? Antigamente, a cultura desse alimento não era tão comum no Japão. Mas, hoje em dia, os chamados "ramen" são febre na culinária local. São mais de 80.000 restaurantes ou lojas especializados em pratos que o utilizam como carro-chefe.

8. Higiene redobrada

Talvez você já tenha ouvido falar, e duvidado, mas é verdade, que as privadas no Japão têm alta tecnologia. Elas possuem um controle fixo na lateral, com o qual o usuário pode acionar jatos de água quente ou frio e sopros de vapor, nas duas temperaturas também. Essas privadas estão nas casas dos locais, e também nos banheiros públicos e nos hotéis.

Mais uma prova do cuidado extra do povo japonês é na hora de pagar a conta em alguma loja. Não há troca de contato entre a mão do comprador e a do caixa. O que você deve fazer é depositar o dinheiro em uma bandejinha e retirar o troco do mesmo lugar.

Eles também são muito conhecidos por cuidarem, de forma severa, de gripes e resfriados. É uma cena muito comum você encontrar japoneses usando máscaras hospitalares na rua, mesmo antes da pandemia do novo coronavírus. Uma medida que eles tomam tendo em vista a saúde coletiva.

9. Japão e Brasil

curiosidades sobre o Japão
Mais de dois milhões de japoneses e descendentes vivem no Brasil. (Imagem: alffoto/iStock)

Uma das curiosidades sobre o Japão envolve a gente aqui. Atualmente, a maior comunidade japonesa fora do Japão se encontra no Brasil. Isso teve início no século XX, quando japoneses vieram para cá para trabalhar nas fazendas no interior do Estado de São Paulo. Na capital paulista, existe o bairro da Liberdade, onde a tradição nipo-brasileira fala mais alto.

10. Terremotos

Anualmente, são mais de 1.500 terremotos que acontecem no Japão, desde os mais simples até os mais graves. Em 2011, houve um tremor de terra de magnitude 8,9. Por conta dele, a terra teve seu equilíbrio alterado e os dias no planeta ficaram 1,8 milissegundos mais curtos.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close