Faça uma busca
|
Publicado em: 30 de junho de 2021

Saiba como o Japão está se organizando para a Olimpíada de Tóquio

Entenda quais as medidas o país está tomando para essa Olimpíada singular

Imagem: kanzilyou/iStock

O Estádio Nacional de Tóquio se prepara para receber, no dia 23 de julho, a abertura dos Jogos Olímpicos. Na construção, erguida especialmente para o evento (e também para os Jogos Paralímpicos), cabe um público de 68 mil pessoas, mas somente 10 mil espectadores poderão assistir às cerimônias e competições programadas para ocorrerem lá. Essa medida do governo é uma tentativa de conter o contágio do novo coronavírus, na única edição dos jogos a acontecer durante uma pandemia mundial. 

Com um vírus letal que ainda não foi totalmente domado, parte da população de Tóquio não concorda com o acontecimento dos jogos na cidade. A maior preocupação é o aumento de casos relacionados à nova variante do coronavírus, a Delta, mais contagiante e letal.

Especialistas na área indicam que, no dia da abertura dos jogos, quase 70% dos contágios serão por essa variante, surgida na Índia. Para demonstrar a insatisfação com a decisão do governo e do Comitê Olímpico em manter a competição, cidadãos saíram para marchar nas ruas de Tóquio, no último dia 23 de Junho, marcando exatamente um mês do início da Olimpíada. Com pacificidade e cartazes na mão, eles pediam o cancelamento.

O que está sendo feito para conter o contágio

Estádio Nacional de Tóquio
Estádio Nacional de Tóquio, Japão, onde serão realizados os jogos de 2021. (Imagem: ebico/iStock)

Estar no meio da maior crise sanitária dos últimos tempos, faz a Olimpíada de Tóquio ser pra lá de singular. O comitê organizador já anunciou medidas superrestritivas, explicando que irá desencorajar o teor festivo presente tradicionalmente nos jogos, para que atletas e espectadores possam curtir o evento sem riscos à saúde.

Leia também: Olimpíadas Tóquio 2021: mascotes, datas e curiosidades

Não permitirão: torcedores com tosse ou temperatura corporal superior a 37,5°C, torcedores sem máscara, expressão verbal durante as competições (somente palmas), ingestão de bebidas alcoólicas, pedir autógrafo aos atletas, estar em contato direto com outros espectadores. Certamente, um clima inédito na história dos jogos; uma reinvenção no modo de competir e comemorar.

Em paralelo às decisões sobre os jogos, a vacinação tem feito um movimento crescente. Atualmente, cerca de um milhão de doses são aplicadas diariamente na população japonesa. Em números gerais, o país ainda está atrasado, tendo em conta outros países de primeiro mundo. Toda a situação fez com que, cerca de um mês atrás, dez mil voluntários tenham desistido de participar dos jogos.

A Olimpíada de Tóquio vai até o dia 08 de agosto, totalizando 17 dias entre competições e cerimoniais.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados