10 filmes sobre Olimpíadas e esportes que você tem de ver

Competição, treino e histórias emocionantes em filmes sobre Olimpíadas e esportes para você assistir e se preparar para os jogos de Tóquio.

Matheus Murucci | 8 de Julho de 2021 às 19:00

Prostock-Studio/iStock -

Os Jogos Olímpicos estão se aproximando. Em 23 de julho, acontece, no Estádio Nacional de Tóquio, a abertura do evento. Adiadas por conta da pandemia do novo coronavírus, as competições vão reunir atletas do mundo inteiro, em desafios emocionantes e acirrados. Para entrar no clima, selecionamos uma série de filmes sobre Olimpíadas e esportes que você tem de ver! Vamos lá?

Leia também: Como surgiram as Olimpíadas?

1. Carruagens de fogo

De 1981, “Carruagens de fogo” é um clássico, dirigido por Hugh Hudson. O filme narra os preparativos e treinamentos da equipe de atletismo da Grã-Bretanha para a Olimpíada de Paris, em 1924. A música tema do filme, composta pelo músico grego Vangelis, virou hino de maratonas e maratonistas do mundo todo. Você certamente já ouviu esta música alguma vez!

2. A história de Gabby Douglas

Na Olimpíada de Londres, em 2012, Gabby Douglas protagonizou um marco: foi a primeira atleta afro-americana a conquistar duas medalhas de ouro. A ginasta conseguiu o feito nas categorias individual e coletiva. O filme é uma ficção, mostrando as barreiras sociais que ela teve de enfrentar, desde a infância até a chegada ao pódio.

3. B1 – Tenório em Pequim

O documentário acompanha a carreira de Tenório, atleta do judô, além da sua preparação para os Jogos Paraolímpicos de 2008, em Pequim, onde ele conquistou sua quarta medalha de ouro. O judoca é deficiente visual, e o “B1”, presente no título, é uma forma de identificar esta condição.

4. Eu, Tonya

O longa metragem conta, desde a infância, a trajetória da patinadora Tonya Harding, que se tornou mundialmente conhecida nos anos 1990. Contudo, a vida dela não teve apenas louros: treinos árduos, um romance conturbado e um escândalo, envolvendo um crime contra outra atleta, são detalhados no filme. O filme rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz para Margot Robbie pelo papel principal. Allison Janney recebeu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pelo papel de LaVona Golden, mãe de Tonya.

Leia também: Saiba como o Japão está se organizando para a Olimpíada de Tóquio

5. Paratodos

O longa é um documentário que mostra a vida de atletas Paraolímpicos de diversas modalidades e os preparativos dos mesmos para os jogos no Rio de Janeiro, em 2016. Um dos filmes sobre esportes de uma perspectiva pouco conhecida.

6. Visions of eight

Imagem: blu-ray.com

O filme tem como proposta trazer a visão de oito diretores diferentes a respeito da Olimpíada de Munique, em 1972.

7. Raça

O filme conta a história de Jesse Owens, atleta negro dos Estados Unidos, ganhador de quatro medalhas de ouro na Olimpíada de Berlim, em uma Alemanha já dominada pelo regime nazista e às vésperas da Segunda Guerra Mundial.

8. Foxcatcher – Uma história que chocou o mundo

Um exemplo de filme com bastante tensão envolvendo Olimpíadas e esportes é “Foxcatcher”. John du Pont, milionário americano, convida o atleta Mark Schultz para se mudar para a sua mansão e ajudar a formar e preparar uma equipe de lutadores. Com o intuito de treinarem para a Olimpíada de Seul, em 1988, os preparativos são marcados por relações familiares, dinheiro, poder e uma tragédia inesperada. O filme, baseado numa história real, foi indicado a diversos prêmios.

9. Menina de ouro

O filme, dirigido por Clint Eastwood, fala sobre o encontro entre dois veteranos do boxe e uma mulher que sonha em ser uma atleta da categoria. Destacando o encontro de gerações, passando pelo embate sobre gênero, o longa foi vencedor do Oscar em diversas categorias.

10. Ícaro

Documentário que aborda o universo do doping nos esportes, com especial foco no ciclismo. O filme é atravessado por um escândalo envolvendo o governo russo e o acobertamento de atletas usuários de drogas para alcançarem melhores rendimentos em maratonas.