Faça uma busca


|
Publicado em: 6 de janeiro de 2021

Dia de Reis: conheça o significado e a história da comemoração

O Dia de Reis traz muito significado ao Natal. Saiba como o Brasil e o mundo comemoram essa data e suas particularidades.

Imagem: McIninch/iStock

Celebrado no dia 6 de janeiro, o Dia de Reis é uma tradição trazida pelos portugueses para o Brasil. Esta é uma data em que se recorda a chegada dos três Reis Magos ao local de nascimento do Menino Jesus.

Leia mais: 7 coisas que toda família passa no Natal

De acordo com os relatos bíblicos, Balthazar, Melchior e Gaspar, conduzidos pela estrela-guia, chegaram em Belém mais ou menos 12 dias após o nascimento de Jesus.

Para presenteá-lo, os três levaram mirra, incenso e ouro; riquezas de seus reinos. Por isso, o Dia de Reis ocorre no dia em que a Igreja Católica celebra a Solenidade da Epifania do Senhor.

Mas o Dia de Reis não é celebrado somente no Brasil, em muitos países se recorda essa passagem bíblica de maneiras bem diferentes. Na Espanha, por exemplo, acontece a grande festa da Cavalgada dos Reis pelas ruas de grandes cidades, como Pamplona e Madri.

Assim como na Argentina, é também o momento em que as crianças ganham os presentes de Natal. No México, as crianças escrevem cartas pedindo presentes aos Reis Magos.

Já no Brasil, ocorre a Folia de Reis pelas cidades do interior; festa que tem resquícios das tradições portuguesas do século XVIII. Nessa data, inclusive, de acordo com a tradição, é quando devemos desmontar a árvore de Natal e guardar os enfeites e o presépio.

A história da Folia de Reis

Dia do Folclore Brasileiro
Imagem: iStock.com

A Folia de Reis é uma festa que ocorre entre o dia 25 de dezembro e o dia 6 de janeiro. O cortejo sai bem cedo pelas ruas, com os participantes com suas roupas típicas, para levar a boa-nova do nascimento de Cristo.

Para isso, eles vão pelas ruas cantando e tocando músicas de louvores ao Menino. O palhaço vai à frente, sua função é abrir o caminho para o reisado. Mas, de acordo com a tradição, o palhaço simboliza aquele que distrai os guardas do palácio de Herodes – que mandou matar todos os meninos recém-nascidos com o objetivo de matar Jesus.

Além disso, os personagens se vestem de rosa, amarelo e azul, para representar Nossa Senhora, e branco e vermelho, simbolizando o Espírito Santo.

Como saem bem cedo, cada casa que recebe o reisado para cantar em volta do presépio prepara um lanche para os participantes.

Receita de Bolo de Reis

Para incrementar ainda mais o Dia de Reis, faz parte da tradição o Bolo de Reis. A receita varia de acordo com o país, mas no Brasil o bolo leva cobertura e frutas cristalizadas.

Além disso, deve ser preparado em uma forma redonda com um furo no meio, para que ao desenformar lembre uma coroa. Em alguns lugares do mundo, são colocados pequeninos reis magos ou moedas na massa. Diz a tradição que quem encontrar terá sorte e fartura o ano todo. Confira os ingredientes e o modo de preparo aqui!

Dia de desmontar a árvore de Natal

desmontar arvore de natal
Imagem: Bogdan Kurylo/iStock

Para muitas pessoas, não há um dia certo para desmontar a árvore de Natal. Inclusive, algumas gostam de adiar ao máximo essa tarefa, que sempre gera um trabalhinho extra.

No entanto, de acordo com o calendário litúrgico, ficou convencionado que a data para desmontar a árvore de Natal é o dia 6 de janeiro, junto à celebração do Dia de Reis. E isso porque esse dia marca o término das celebrações natalinas.

O que acontece se você não respeitar essa convenção? Nada. Mas bem possivelmente você irá esquecer de desmontar depois.

Por Thaís Garcez e Julia Monsores

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados