Dia Mundial do Meio Ambiente: 8 dicas simples de como preservar o meio ambiente

No Dia Mundial do Meio Ambiente, confira dicas especiais para ajudar a salvar o nosso planeta.

Douglas Ferreira | 21 de Agosto de 2019 às 09:00

Benjamin Jameson/Unsplash -

O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data importante para nos lembrarmos da importância de preservar e proteger o nosso planeta. Afinal, o desequilíbrio ambiental traz consequências por vezes irreparáveis. Mas nem tudo está perdido, cada um de nós pode desempenhar um papel vital na conservação do meio ambiente, adotando pequenas mudanças em nosso estilo de vida diário.

Leia também: Como evitar as queimadas e proteger o meio ambiente

Para ajudá-lo a saber como preservar o meio ambiente, nós listamos a seguir 8 dicas simples e práticas de se colocar em prática que contribuirão para a construção de um mundo mais sustentável.

8 dicas de como preservar o meio ambiente 

1. Preserve as espécies

O Brasil detém 20% de todas as espécies do planeta. Preserve esta variedade! Não corte ou coloque fogo próximo de vegetações. Além disso, não pode árvores sem autorização, a poda drástica é ilegal e considerada um crime.

2. Evite desperdícios

Também pertence ao território nacional 12% das reservas hídricas do planeta. Faça sua parte: economize água tanto quanto possível! Desenvolva formas de aproveitar melhor a água, como reutilizar a água da máquina de lavar, diminuir o tempo de banho e evitar lavar calçadas.

3. Reutilize sacolas plásticas

Evite embalagens plásticas que não serão reutilizadas. Se possível, opte por produtos que possuam opção de refil. Proibida em algumas cidades, a sacola plástica é vilã do meio ambiente, uma vez que demora 450 anos para se decompor. Por isso, utilize sacolas próprias (lona ou pano) ou reutilize suas antigas sacolas plásticas.

4. Utilize transportes alternativos

Sempre que possível, abra mão do carro. Os carros são responsáveis por grande parte da poluição do ar. Eles transportam poucas pessoas e contribuem para a poluição atmosférica. Use meios alternativos, como ônibus, aplicativos de carona ou, dependendo da distância a ser percorrida, utilize uma bicicleta ou vá a pé para diminuir a sua pegada de carbono.

5. Recicle

A reciclagem é uma ótima forma de ajudar o meio ambiente. Imagem: CalypsoArt/iStock

A coleta seletiva já é uma realidade em grandes centros do país. Separar os materiais recicláveis é importante para diminuir a quantidade de lixo nas grandes cidades. A iniciativa de separar vidro, papel, metal e plástico tem sido muito aderida nos últimos anos e contribui diretamente para o meio ambiente. Veja aqui 7 coisas que são recicláveis e você talvez não saiba!

6. Economize energia

Lembre-se de que deixar aparelhos na tomada enquanto não estiverem sendo usados, gasta energia. Além disso, não esqueça de apagar as luzes que estão ligadas sem necessidade nos cômodos da casa. Fazendo isso, além de economizar, você evita o superaquecimento do local.

Leia também: 6 mitos mais comuns sobre a economia de energia

7. Reaproveite

Quando pensar em se desfazer de algo, procure saber se outra pessoa se interessa no que já não lhe serve mais. Algumas caixas e sacos plásticos, por exemplo, podem ser reutilizados para outras coisas e roupas fora de uso podem ser doadas. Lembre-se de que quanto mais diminuirmos a nossa produção de lixo, mais preservado o meio ambiente estará.

8. Consumo sustentável

Sempre se pergunte antes de fazer uma compra: esse item é necessário? A produção exacerbada de produtos gera, de maneira descontrolada, uma exploração enorme dos nossos recursos naturais. Evite comprar mais do que precisa. Independentemente da classe social, nós precisamos de muito pouco para viver.