Faça uma busca
|
Publicado em: 11 de julho de 2021

Entenda mais sobre os elementos dos signos

Os elementos que regem os signos pode revelar mais sobre a sua personalidade do que você imagina.

Imagem: Sarayut/iStock

A astrologia possui uma grande conexão com a natureza. O zodíaco é calculado a partir da posição dos planetas no momento do nascimento, mas a ligação com o universo não acaba por aí.

Leia também: Tarô: entenda o que é e como funciona

Para compreender melhor os arquétipos do comportamento humano, a astrologia traz consigo os 4 elementos da natureza. A terra, a água, o fogo e o ar são os componentes naturais que representam a essência dos 12 signos do zodíaco.

Assim como na crença milenar cultivada pelos índios, o Xamanismo, a astrologia também enxerga o poder que os elementos da natureza exercem sobre o inconsciente dos homens.

Por que os signos são representados pelos 4 elementos da natureza?

Os 4 elementos naturais correspondem a essência dos signos que são regidos por eles. Imagem: Fermate/iStock

Na astrologia, cada signo possui um elemento astrológico que funciona como um guia sobre as características mais básicas e essenciais da sua personalidade. Os 4 elementos são personificações dos aspectos que mais motivam os nativos de cada signo.

No entanto, existe um equilíbrio e completude entre os elementos, tal como ocorre na natureza. Por exemplo, os nascidos sob signos de fogo, no geral, encontrarão nas pessoas de signos de ar um maior entendimento. Da mesma forma que os signos de água costumam causar uma espécie de encantamento nos nativos de signos de terra. Por isso, nem sempre as pessoas nascidas sob a regência do mesmo elemento terão um bom relacionamento.

Por outro lado, é preciso levar em consideração que, da mesma forma que há um complemento elementar muito saudável, as naturais diferenças também podem ser um risco para as relações entre pessoas com signos de elementos astrológicos opostos.

Os signos têm a essência do seu elemento da natureza

A roda do zodíaco é organizada pelos elementos que regem cada signo. (Imagem: Oleksandr/iStock)

Como explicado, cada elemento tem uma essência que caracteriza o signo. Os nativos dos signos de terra (um elemento que representa a consciência), por exemplo, serão, em geral, muito mais realistas do que os de água (elemento que consiste nas emoções do homem). Ao passo que os signos de água serão mais emotivos que os de terra. Sendo assim, uma boa combinação.

Como o ar é um elemento que representa a prioridade do intelecto e das ideias, as pessoas dos signos de ar podem ser mais inteligentes do que as de fogo. No entanto, os nativos dos signos de fogo terão uma grande capacidade de ação e podem ser muito mais pró-ativos do que os de ar, que preferem alimentar as ideias.

E, dessa forma, um elemento complementa o outro. Precisando, quase sempre, da cooperação de um nativo de um signo de elemento complementar para melhorar a sua vida. Porém, da mesma forma que os elementos astrológicos se ajudam, eles também podem (e muito!) se prejudicar. Mas, calma, nós separamos abaixo uma explicação sobre cada elemento para você entender tudo direitinho!

Terra: Touro, Virgem e Capricórnio

As pessoas nascidas sob os signos desse elemento possuem as características presentes no cultivo da terra. Isso significa que elas serão resilientes, pacientes, realistas, constantes e tradicionais. Este elemento tem a energia material da vida; ou seja, se uma pessoa é do signo de Virgem, Capricórnio ou Touro, elas terão em sua personalidade características como rigidez e, em geral, ceticismo.

Os nativos de signos de terra ou aqueles que possuem grande influência no mapa astral também podem ter problemas de confiança com os outros, já que costumam fazer tudo sozinhos e só acreditam, literalmente, naquilo que é tangível.

Pessoas que não possuem no seu mapa astral signos de terra terão grande dificuldade em viver a realidade, lidar com regras e podem ser inconstantes e preguiçosas.

Água: Câncer, Escorpião e Peixes

Pessoas de signos do elemento água irão trazer em sua personalidade a principal característica do elemento: as emoções. A água rege o lado emocional e as sensações que temos nas diferentes situações da vida.

Por isso, pessoas que possuem muitos signos de água no mapa astral costumam ter tendência a hipersensibilidade, já que possuem uma intuição muito forte e são capazes de sentir as dores do outro. Mas, costumam ter problemas de ansiedade ou depressão.

É preciso tomar cuidado para não se afogar, literalmente, nas próprias emoções e esquecer as outras áreas da vida, como a área material, a intelectual e a de ação.

Pessoas com muita influência de signos de água podem perder o interesse em agir e permanecerem focadas apenas no sentir, encontrando dificuldade em racionalizar as situações da vida.

Por outro lado, as pessoas que não têm signos de água em seu mapa astral podem focar muito na razão e não expressarem muito bem as suas emoções. A falta da compreensão do lugar do outro na vida também pode tornar essas pessoas um pouco frias.

Fogo: Áries, Leão e Sagitário

As pessoas nascidas sob signos do elemento fogo serão dinâmicas, impacientes, corajosas e muito ativas. Terão muita iniciativa em todas as situações da vida e costumam ser aquelas que demonstram seus sentimentos e emoções através dos atos e não das palavras. São ótimas companheiras para abrir negócios, viajar e começar qualquer coisa do zero. Também costumam ser muito decididas, determinadas e corajosas, mesmo em situações críticas.

Emocionalmente, conseguem encerrar ciclos com maior facilidade do que as pessoas dos signos de ar, por exemplo, que costumam pensar muito antes de tomar decisões.

Mas os signos de fogo precisam ter cuidado com a impulsividade. Afinal, existem situações na vida que precisam de maior planejamento antes da ação. Por outro lado, as pessoas que não possuem signos do elemento fogo no seu mapa astral podem ter um déficit de pró-atividade, física e mental, coragem e podem levar muito tempo para tomar decisões.

Ar: Gêmeos, Libra e Aquário

As pessoas nascidas sob os signos do elemento ar serão muito inteligentes, intelectuais, racionais e frias. Os nativos desses signos possuem muita sabedoria, conhecimento cultural e também científico. São muito boas com as palavras e conseguem dialogar com qualquer um, com leveza e igualdade.

Por serem muito intelectuais e andarem com pessoas com mentalidades muito diferentes entre si, os nativos costumam ser fluidos e indomáveis, assim como o próprio elemento ar. Elas conseguem caminhar mesmo entre grupos muito diferentes e, tal como o ar, não se prendem ou se deixam levar pelo estilo de vida alheio. Costumam voar para outra empreitada que trará as belezas dos novos ares. O grande desafio para essas pessoas é a constância. Por amarem novidades, pode ser difícil para eles criarem raízes ou serem persistentes nas situações da vida.

Pessoas com pouca influência de signos de ar no mapa astral podem ter muita dificuldade de assimilar novos conhecimentos, usar a razão ou não se sentirem confortáveis com novidades e são muito apegados à rotina. Além disso, pessoas com déficit do elemento ar costumam ser inflexíveis com pessoas diferentes delas.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os elementos dos signos, veja quais as cores que representam cada signo!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close