Faça uma busca
|
Publicado em: 22 de junho de 2021

Tarô: entenda o que é e como funciona

O tarô é uma ferramenta poderosa para quem busca o autoconhecimento

Imagem: HappyNati/iStock

O tarô é um oráculo milenar que pertence à classe das terapias holísticas e ocupacionais. E, apesar da antiga fama de se tratar apenas de um jogo de adivinhação de origem pagã, hoje o tarô é considerado uma poderosa ferramenta terapêutica de orientação e de autoconhecimento.

Leia também: 5 dicas para superar crises no relacionamento

O que é o tarô?

O tarô, ou Tarot, em francês, é um oráculo composto por lâminas (como são chamadas as cartas), caracterizadas por desenhos que representam artisticamente os arquétipos da vida humana, tais como: alegria, sofrimento, amor, casamento, ansiedade, angústia, perda financeira, separação, nascimento e até mesmo doenças.

Os jogos de tarô mais populares são:

Tarô como funciona
As representações nas lâminas, ou cartas, de um tarô promovem a leitura feita pelo tarólogo. (Imagem: WiroKlyngz/iStock)

Tarô de Marselha

O Tarô de Marselha é o modelo mais jogado no mundo. Ele é composto por 78 cartas divididas entre 22 arcanos maiores e 56 arcanos menores.

As cartas dos arcanos maiores trazem símbolos e são conhecidas por seus arquétipos; por exemplo: A Imperatriz, A Lua, A morte, Os Amantes, O Sol, A Roda da Fortuna, entre outros.

Já as cartas dos arcanos menores são distribuídas conforme os quatro naipes - ouros, espadas, copas e paus, que representam as principais áreas da vida humana; tais como o campo emocional, financeiro, intelectual e das atitudes que tomamos.

No jogo, as cartas dos arcanos maiores vão falar sobre a síntese da questão levantada e as cartas dos arcanos menores vão se aprofundar sobre como aquela situação irá se desdobrar na vida do consulente, se a pergunta for feita para o futuro. E a mesma lógica de interpretação é seguida sobre um acontecimento do passado ou no momento presente.

Baralho Lenormand ou Tarô Cigano

Além de ter sido difundido há menos tempo do que o famoso baralho francês de Marselha, o Tarô Cigano, ou Petit Lenormand, possui cartas com arquétipos mais simples, com representações artísticas muito presentes na nossa vida. Por exemplo, as lâminas O Buquê, O Cachorro, A Cobra, A Cruz, O Caminho e A Aliança.

Esse oráculo é muito indicado para pessoas que buscam nele respostas e conselhos mais práticos. Mas o oráculo cigano também pode se aprofundar bastante e até mesmo complementar o Tarô de Marselha.

Além desses, existem dezenas de baralhos que seguem o mesmo modelo de jogo e numeração das cartas, contando apenas com artes distintas nas lâminas. Geralmente, são baseadas em algum tema específico, como o Tarô das Sereias, o Tarô dos Orixás, Tarô das Fadas e Bruxas, o Tarô dos Anjos etc.

Como funciona uma consulta?

Tarô o que é
As consultas de tarô tem se tornado cada vez mais populares. (Imagem: Kalinovskiy/iStock)

Com um tarólogo experiente e de confiança, o consulente espera que ele embaralhe as cartas para poder escolher as lâminas e formar o jogo. Existem alguns modos de interpretação, que podem variar de acordo com o objetivo da consulta.

O jogo de 3 cartas é muito eficaz para responder "sim" ou "não" para uma pergunta, mas para questões mais complexas, ou com a finalidade terapêutica, o ideal é o jogo de 6 a 9 cartas. Para compreender melhor um problema atual, o tarólogo também pode utilizar a técnica da cruz, na qual as lâminas ficam em posições que remetem ao passado, presente e futuro.

O valor de cada consulta de Tarô Terapêutico pode variar, dependendo da abordagem do tarólogo. Portanto, quanto mais completa a consulta, maior será o valor.

Tarólogos que também são Terapeutas Ocupacionais podem utilizar outras técnicas das terapias holísticas para aprofundar ou confirmar as respostas do oráculo. Conheça essa lista de terapias holísticas e entenda como elas podem ajudar você!

A origem do tarô

Apesar de ter sido popularizado na França, nos séculos XVI e XVII, o tarô é um oráculo que nasceu no mundo antigo. Há relatos de que sua criação se dá a partir da destruição da biblioteca de Alexandria, no Egito Antigo.

Os sábios, para não serem pegos ou censurados por seu conhecimento, criaram figuras com os arquétipos mais profundos da vida humana e as espalharam pelo mundo. A intenção era transmitir sua sabedoria para as próximas gerações.

Há relatos também de seu uso na Índia e na China, no período da antiguidade; e, durante o Renascimento, a nobreza utilizava o tarô com frequência como instrumento de adivinhação do futuro.

Reis e rainhas costumavam se consultar com tarólogos antes de tomar decisões mais sérias, mas o jogo era relevante também para investigar a vida de amantes e inimigos.

Entretanto, tudo isso era feito secretamente, já que o oráculo era considerado uma forma de heresia. Mas, foi apenas no século XIX que o tarô entrou para o campo do esoterismo, junto com a cabala, a astrologia e a alquimia.

tarô o que é
Para muitos, o tarô é uma ótima ferramenta para resolver questões do amor. (Imagem: humonia/iStock)

O tarô no amor

Não é surpresa que as questões amorosas sejam as mais comentadas em um jogo de tarô, afinal, é uma parte essencial da vida. Em qualquer estilo de oráculo, os tarólogos conseguem orientar e responder muitas perguntas sobre a vida amorosa dos consulentes.

A partir das cartas, que trazem à luz aspectos muitas vezes sombrios e ocultos do inconsciente, fazer uma consulta sobre o amor pode mudar para melhor a sua perspectiva sobre desejos, traumas, expectativas. E, claro, sobre o seu parceiro(a) e o relacionamento.

O tarô pode prever o futuro?

tarô o que é e como funciona
O tarô é um instrumento de autoconhecimento e terapia. (Imagem: Natalie_magic/iStock)

No geral, o Tarô Terapêutico consegue observar, por meio das cartas, algumas tendências para o futuro próximo. Mas, o objetivo é aconselhar o consulente a percorrer o melhor caminho, visando à realização do seu objetivo. Em jogos mais profundos, também é possível interpretar um vislumbre do futuro, tal como situações que ocorreram no passado.

Mas, é importante ressaltar o desejo do consulente de acessar esse tipo de informação e levar também em consideração o nosso livre arbítrio, que é uma ferramenta poderosa e pode, sim, modificar acontecimentos.

O ideal é se consultar com um tarólogo que não seja alarmista e utilize o oráculo como um instrumento de auxílio altruísta com o próximo.

O tarô no mundo

Atualmente, o tarô é uma das técnicas de autoconhecimento mais procuradas no mundo. No YouTube, existem milhares de tarólogos que realizam jogos mais simples por vídeo - e acredite, eles funcionam!

Isso porque, com o advento da tecnologia e por conta da pandemia da Covid-19, muitos tarólogos precisaram adaptar suas sessões. Hoje, as consultas de tarô on-line são tão populares quanto as presenciais.

O único pedido é que o consulente se concentre mais, esteja em um local silencioso, faça uma oração antes de escolher as cartas e siga a sua intuição. Como resultado, com a atenção redobrada, as repostas podem ser esclarecedoras e terapêuticas.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close