Faça uma busca
|
Publicado em: 5 de julho de 2021

Exército de Salvação: entenda o que é e como ajudar

Entenda mais sobre uma das maiores instituições de caridade da história

Imagem: Susan Vineyard/iStock

No dia 5 de julho, é celebrado o Dia da Fundação do Exército de Salvação. Essa organização completa 156 anos em 2021. Ao longo desses anos, desenvolveu projetos humanitários em diversas partes do mundo e, com isso, tornou-se uma das instituições de caridade mais respeitadas do mundo. Entenda mais sobre o que é o Exército de Salvação, como ele surgiu, qual é o seu trabalho e como você pode ajudar.

O que é o Exército de Salvação?

O Exército de Salvação é uma organização cristã protestante, com sede em Londres, que atua em mais de 130 países ao redor do globo. Eles definem sua missão como: “O Exército de Salvação existe para salvar almas, edificar os santos e servir à humanidade sofredora, motivado pelo amor a Deus, em nome de Jesus, sem discriminação.”

Assim, seu objetivo é promover ações de caridade em diferentes frentes, indo ao auxílio daqueles que necessitam. Devido a seus diversos trabalhos, foi indicado mais de 20 vezes ao Prêmio Nobel da Paz.

Como surgiu?

Em 1865, na região leste da cidade de Londres, o pastor metodista William Booth e sua esposa Catherine fundaram o Exército de Salvação. O nome original dessa organização era “Missão Cristã do Leste de Londres”, mas, em 1878, Booth a repaginou e passou a chamá-la de “Exército de Salvação” (The Salvation Army).

William Booth dizia que o lema da organização era: “Os três ´Ss´ representam melhor a maneira como o Exército de Salvação atua: primeiro a Sopa, depois o Sabão e por fim a Salvação”. Com isso, ele mostrava que seu intuito era cuidar das necessidades físicas das pessoas e, juntamente, levar o evangelho até elas. Os primeiros grupos alcançados por ele foram alcoólatras, viciados e prostitutas convertidos ao protestantismo.

No início do século XX, o trabalho do Exército de Salvação já havia crescido de modo impressionante, alcançando até mesmo outros países. Em 1922, chegou em solo brasileiro, na cidade do Rio de Janeiro, por meio dos missionários David e Stelle Miche. Uma das maiores preocupações do casal era combater a miséria no país.

Qual é o trabalho do Exército de Salvação?

O Exército da Salvação é uma das maiores instituições de caridade do mundo.
A doação de cobertores é apenas uma pequena parcela do trabalho feito pelo Exército de Salvação. (Imagem: Karl-Hendrik Tittel/iStock)

A essência do Exército de Salvação continua a mesma desde a sua fundação, pois o seu trabalho é prestar ajuda aos necessitados, tendo como base a fé cristã. Para isso, a organização atua em 3 esferas principais:

  • Assistencial: Está ligada à assistência e ao atendimento a crianças em situação de risco, lares para idosos, programas de proteção à maternidade e serviços médicos.
  • Promocional: Diz respeito ao projetos de promoção humana, como projetos educacionais, programas de capacitação profissional etc.
  • Educacional: Compreende programas de educação infantil, suporte escolar, cursos, entre outros.

Assim, é possível perceber que o trabalho da instituição é bastante amplo e pode englobar ações desde a distribuição de alimentos até a reabilitação de ex-detentos. Ao longo da pandemia, foram feitas diversas campanhas a fim de coletar alimentos para elaboração de cestas básicas e doação de marmitas para a população necessitada. Apenas no Centro de São Paulo, foram distribuídas cerca de 500 marmitas em um dia.

Além disso, atualmente, está sendo realizada a campanha Cobertor do Bem, que promove a distribuição de cobertores para moradores de rua e famílias em situação de vulnerabilidade. Para tal, são recebidas doações de cobertores e contribuições monetárias para a compra desses itens. Essa é uma campanha muito importante devido à chegada do inverno com seu frio rigoroso em algumas regiões.

Como ajudar

Existem diversos modos de ajudar o Exército de Salvação.

  • Doações: Roupas, móveis, brinquedos, eletrônicos, livros e muito mais. Tudo isso pode ser doado por você a fim de colaborar com essa instituição. Em alguns casos, o próprio Exército pode ir até você para fazer a coleta. Além disso, há também ações em locais físicos, onde você pode deixar sua doação.
  • Contribuição financeira: Doações monetárias, de qualquer valor, também são bem-vindas e auxiliam na manutenção da organização.
  • Voluntariado: Outra alternativa é doar o seu serviço. Muitas das ações deles são feitas por voluntários. Você pode entrar em contato com o Exército de Salvação para saber como se voluntariar.

Para saber mais sobre o Exército de Salvação e suas ações, acesse o site da organização.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados