Faça uma busca
|
Publicado em: 11 de maio de 2022

20 livros de moda que toda fashionista deveria ler

Confira nossa lista com os melhores livros de moda para ter na estante.

20 livros de moda que toda fashionista deveria ler Imagem: m-imagephotography/iStock

A moda se reinventa todos os dias e por isso quem se interessa pelo assunto deve se atualizar constantemente. Uma ótima forma de se inteirar sobre esse universo fascinante é através dos livros de moda, sejam eles teóricos, biográficos ou até mesmo guias de moda.

Para ajudar você, nós selecionamos uma lista bem variada de livros sobre moda para você ficar expert no assunto e atualizar os seus conhecimentos. Tem livros sobre aquela figura icônica que você sempre admirou, sobre aquela época que você sempre quis se aprofundar e até mesmo guia de estilo.

Leia também: Consultora de moda dá dicas para montar armário cápsula

Confira a lista mais completa de livros sobre moda para você que é fashionista e não se cansa de ler sobre o tema. Pode separar o papel e a caneta que a sua estante vai ficar maior a partir de agora.

20 livros de moda para ter na estante

1. A Elegância do Agora – Costanza Pascolato

livro de moda
(Imagem: Reprodução/Amazon)

Nesta biografia, Costanza Pascolato narra sua trajetória até se tornar referência em moda e estilo no país, ao mesmo tempo em que dá dicas de elegância e estilo aos leitores. A biografia é bastante ilustrada, o que torna o livro mais dinâmico e atraente para os amantes da indústria fashion. Se você gostaria de saber mais sobre a vida pessoal de um dos principais ícones de moda do país, este é o livro certo.

2. Cronologia da moda – N. J. Stevenson

livros de moda
(Imagem: Reprodução/Amazon)

De Maria Antonieta a Alexander McQueen, a autora do livro Cronologia da Moda traça um panorama completo da história da moda e tendências de forma cronológica, desde o século XVIII até a contemporaneidade. Neste livro você encontrará informações sobre as criações de Chanel, Dior e Alexander McQueen, e também curiosidades sobre os figurinos de celebridades como Audrey Hepburn e Madonna. 

3. Dicionário Ilustrado: Moda de A a Z – Alexander Newman

livros de moda
(Imagem: Reprodução/Amazon)

Com mais de 2 mil verbetes, Dicionário Ilustrado: Moda de A a Z é um livro necessário para todos os estudiosos da moda. O dicionário destrincha cada termo com definições claras e atualizadas sobre assuntos como: tipos de cortes, tecidos, acessórios e termos típicos da indústria.  É um livro bastante útil e de fácil consulta para você que está cansado de ouvir aqueles termos técnicos e não entender nada. Certamente esse livro será a sua bíblia da moda. 

4. 100 anos de moda – Cally Blackman

indicação de livro
(Imagem: Reprodução/Amazon)

Esse livro utiliza imagens para ilustrar a história da moda durante o século 20, desde as vanguardas artísticas até os movimentos urbanos e a liberdade de estilo dos dias atuais. Com mais de 400 fotos, 100 anos de moda reúne designers como Coco Chanel, Jeanne Lanvin, Cristobal Balenciaga e Christian Dior. É um livro muito mais ilustrativo do que teórico, ótimo para pegar referências de estilo desta época.

5. Chic profissional: Circulando e trabalhando num mundo conectado – Gloria Kalil

livros de moda
(Imagem: Reprodução/Amazon)

A autora Gloria Kalil dá dicas valiosas de como se portar no meio corporativo, tratando de assuntos como envio de currículo e como lidar com o uso do celular no ambiente empresarial. Sabemos que a autora domina muito bem os códigos de etiqueta, e esse livro serve de guia para todos os profissionais recém contratados e até mesmo para funcionários antigos.

6. Chic: Um guia de moda e estilo para o Século XXI – Gloria Kalil

indicações de livros de moda
(Imagem: Reprodução/Amazon)

Esse livro de dicas de moda de Gloria Kalil serve como um guia completo de estilo. A autora faz comentários sobre diversos looks para você colocar em prática no dia a dia. Praticamente uma consultoria com um personal stylist, o catálogo oferece dicas de como compor looks sem gastar muito.

7. Dior for ever – Catherine Ormen

indicação de livro
(Imagem: Reprodução/Amazon)

Dior for ever é um livro que conta a história de um dos maiores estilistas de todos os tempos: Christian Dior, responsável por lançar tendências que exaltavam os corpos femininos com toques de delicadeza. Sinônimo de elegância, a marca Dior é famosa no mundo inteiro e, neste livro, você vai encontrar croquis, convites de desfiles, catálogos e materiais de divulgação de uma das maiores marcas do mundo da moda.

8. A batalha de Versalhes: A noite que mudou a história da moda – Robin Givhan

livro de moda
(Imagem: Reprodução/Amazon)

Esse livro narra a história de um dos momentos mais icônicos na história da moda mundial, conhecido como “A batalha de Versalhes''. O evento em prol de arrecadar fundos para a restauração do palácio de Versalhes aconteceu em 1973 e contou com a apresentação de marcas como Yves Saint Laurent, Halston, Hubert de Givenchy e Pierre Cardin. Os acontecimentos do desfile que ficou marcado na história foi reconstituído em detalhes pela jornalista Robin Givhan.

9. Como compreender moda: Guia Rápido Para Entender Estilos – Fiona Ffoulkes

indicação de livro de moda
(Imagem: Reprodução/Amazon)

Esse livro de bolso apresenta um conteúdo resumido sobre o mundo da moda e não perde em nada para livros maiores. Ele destrincha em suas páginas assuntos como: história da moda, materiais e técnicas, tipos de trajes, acessórios, cabelo e maquiagem, estilistas e grifes, e muito mais. Sem dúvidas uma ótima escolha para quem quer conhecer novos termos.

10. Tecidos: história, tramas, tipos e usos – Dinah Bueno Pezzolo

livros de moda
(Imagem: Reprodução/Amazon)

A história da principal matéria-prima das vestimentas é apresentada neste livro de Dinah Pezzolo. Em capa dura e ilustrado, o livro praticamente “tece” a história desde os primórdios até as estampas que os estilistas usam hoje em dia. Apresenta informações valiosas e de fácil entendimento até mesmo para leigos no assunto, pois utiliza uma linguagem simples para contar os fatos. Vale a pena compor sua biblioteca com este grande título!

11. Estilistas – Lauren Cochrane

indicação de livros de moda
(Imagem: Reprodução/Amazon)

O livro faz parte de uma coleção chamada “50 ícones que inspiraram a moda” e traz cinquenta personalidades da moda desde a década de XX até os dias atuais. Nomes como Coco Chanel, Mary Quant, Diane von Fürstenberg, Giorgio Armani e Alexander McQueen são mencionados no livro. A obra também ilustra os principais looks que esses nomes criaram e de que forma marcaram a história da moda. Imperdível para quem gosta de curiosidades sobre o  mundo fashion.

12. Moda com propósito – André Carvalhal

livros de moda
(Imagem: Reprodução/Amazon)

O autor André Carvalhal apresenta uma outra visão do mundo da moda, que vai além do marketing e do lucro: a moda com propósito. O livro é uma aula de sustentabilidade e pensamento consciente, fazendo com que o leitor questione o mundo fashion e pense em outras alternativas de fazer moda. Com o avanço tecnológico, ele diz que tudo ficou muito acelerado e as marcas não têm pensado no que as motiva. Ele convida leitor e marcas a refletirem sobre o impacto social de suas ações no mundo atual.

13. A moda e seu papel social: Classe, Gênero e Identidade das Roupas – Diana Crane

livro de moda
(Imagem: Reprodução/Amazon)

Após a leitura desse livro, sua visão sobre a moda não será mais a mesma. Nele você encontrará uma análise sociológica de como as vestimentas ditavam o status social dos povos no decorrer da história. E sim, ainda continuam ditando, se você pensar que cada pessoa se veste de acordo com o grupo em que está inserido na sociedade. O livro levanta questões históricas para nos ajudar a entender o mundo de hoje. 

14. A moda imita a vida: Como construir uma máquina de moda – André Carvalhal

indicação de livro
(Imagem: Reprodução/Amazon)

Obra mais recente do autor de Moda com propósito, esse livro ajuda empreendedores a entenderem o seu papel na indústria da moda e como funciona o posicionamento de uma marca. A intenção principal do livro é gerar ideias sobre o caminho de construção e manutenção de sua própria marca através do autoconhecimento. Analisando entrevistas dos principais nomes do ramo fashion, André Carvalhal vai te ajudar a se conhecer como empreendedor e apresentar um guia para sua marca.

15. O livro negro do estilo – Nina Garcia

indicação de livro de moda
(Imagem: Reprodução/Amazon)

Leia também: 8 dicas para transformar seu look casual em elegante

Escrito pela jurada do programa de televisão Project Runway, esse livro funciona como um guia de estilo tendo como consultora Nina Garcia, jornalista especializada em moda e diretora das revistas Elle e Marie Claire. Você vai encontrar dicas de looks ousados e alternativas para se vestir de forma única e pessoal. Aprenda como estar sempre bem vestida para as ocasiões certas.

16. Glamour – Diana Vreeland

livro
(Imagem: Reprodução/Amazon)

O livro escrito pela expert em moda Diana Vreeland é um tesouro para amantes de artes e do estilo. Nele você encontra fotos de fotógrafos renomados como Man Ray, Elliott Erwitt e Sir Cecil Beaton, além de personalidades como Maria Callas, Gertrude Stein, Eva Perón, Mick Jagger e Audrey Hepburn posando para as fotos. Considerado um dos livros mais emblemáticos da moda mundial, a edição mais atual possui um prefácio do estilista Marc Jacobs. 

17. Ismos. para entender a moda – Mairi Mackenzie

indicação de livro
(Imagem: Reprodução/Amazon)

Esse livro busca apresentar a moda e sua relação com a sociedade, tornando-se um espelho do comportamento social e revelando que a moda não se limita somente à alta-costura. A autora ainda traz para o leitor influências dos grandes nomes da moda e coloca em ordem cronológica de acontecimentos, de Maria Antonieta à Lady Diana. 

18. História da moda no Brasil: Das influências às autorreferências – Luís André do Prado e João Braga

livros de moda
(Imagem: Reprodução/Amazon)

Ilustrado com 400 imagens, a obra percorre a história do Brasil utilizando como fio condutor as roupas usadas por seus habitantes ao longo de um século. Para ajudar a compor essa jornada, os autores reuniram 127 depoimentos para agregar aos momentos que o livro aborda, possibilitando que o leitor tenha contato com relatos de pessoas que vivenciaram tal época. Um dos mais recentes e completos livros sobre a história da moda brasileira.

19. O Evangelho de Coco Chanel: Lições de Vida da Mulher Mais Elegante do Mundo – Karen Karbo

indicação de livro
(Imagem: Reprodução/Amazon)

A história da mulher que revolucionou a moda mundial, Coco Chanel é muito mais do que a criadora do “pretinho básico”. Ela revolucionou a moda feminina e popularizou itens da moda como a calça feminina, trazendo estilo e elegância. Nessa biografia, o leitor vai conhecer a fundo a estilista além da fama, e vai poder se inspirar na história dessa mulher confiante e determinada. 

20. Aprendizados: Minha caminhada para uma vida com mais significado – Gisele Bündchen

indicação de livros de moda
(Imagem: Reprodução/Amazon)

Nessa autobiografia escrita por Gisele Bündchen, uma das modelos mais prestigiadas e bem pagas do mundo, conhecemos um pouco mais a carreira da supermodelo brasileira, acompanhando seus passos da infância no Rio Grande do Sul até sua aposentadoria das passarelas. Além da carreira, Gisele Bündchen compartilha também detalhes sobre a sua vida pessoal e os princípios que a levaram a ser uma pessoa melhor no decorrer do tempo. Gisele abre sua intimidade para compartilhar com o leitor seus pensamentos e reflexões. Muito mais que um livro de moda, Aprendizados ensina a ter um novo olhar sobre a vida.

 

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados