Faça uma busca
|
Publicado em: 8 de junho de 2021

10 mulheres marcantes da Bíblia que você precisa conhecer

Conheça a história de algumas mulheres impressionantes da Bíblia.

Imagem: Anastasiia Stiahailo/iStock

Maria, Eva, Rute… Essas são algumas das mulheres mais famosas da Bíblia. Com suas histórias repletas de fé, força, superação e amor a Deus, elas inspiram até hoje muitas outras mulheres pelo mundo afora. Quer conhecer mais mulheres marcantes registradas na Bíblia Sagrada? Confira a nossa seleção!

Eva

Leia também: A cura pela fé – Uma história real de superação

A história de Eva é narrada nos capítulos de 1 – 4 de Gênesis. A primeira mulher do mundo, de acordo com a Bíblia, foi criada por Deus a partir da costela de Adão para ser sua companheira no jardim do Éden. Enganada pela serpente, comeu do fruto proibido e o deu a Adão, apesar da proibição de Deus para que assim o fizessem. A partir disso, o pecado original foi introduzido no mundo e as mulheres precisaram passar a dar à luz com dores no parto.

Maria

O papel significativo de Maria nas Escrituras é amplamente conhecido: Maria é a mãe de Jesus, dando à luz ao salvador do mundo quando era apenas uma adolescente. O anjo Gabriel contou-lhe sobre o papel único que ela desempenharia na história de Deus e, embora isso certamente fosse assustador, Maria bravamente abraçou seu chamado. Sua história pode ser encontrada nos capítulos 1 e 2 de Lucas.

Maria Madalena

Maria Madalena foi uma das seguidoras mais fiéis de Jesus. Depois que o Cristo a curou de seus demônios, ela se aventurou ao lado dele em seu ministério, atendendo às necessidades dele e encorajando os discípulos, eventualmente dando testemunho de sua crucificação e sepultamento. Três dias depois, ela seria a primeira testemunha do túmulo vazio de Cristo e uma das principais testemunhas oculares críticas de sua ressurreição. Sua história pode ser lida nas passagens de Lucas 8:2; Lucas 11:26; Marcos 16:9. E também em Mateus 27:56; Marcos 15:40; Lucas 23:49; João 19:25.

Dalila

Dalila era filisteia e a mulher amada de Sansão, servo de Deus cuja força se encontrava nos cabelos. Os poderosos senhores filisteus disseram a ela para descobrir por que ele era tão forte. Dalila tentou descobrir o segredo da força de Sansão. Ele evitou suas perguntas, dando-lhe três respostas falsas. Ao persistir, Dalila descobriu a verdade sobre o cabelo de Sansão. Então, ela vendeu o segredo para seus inimigos, os filisteus e ordenou a um servo que cortasse o cabelo de Sansão enquanto ele dormia, fazendo com que ele perdesse sua força e fosse encontrado indefeso pelos filisteus. Sua história pode ser lida em Juízes 16.

Salomé

Salomé era filha de Herodias e enteada de Herodes. Herodes havia se casado com Herodias mesmo ela sendo esposa de seu irmão Filipe. Um dia, ao dançar para Herodes diante de toda a corte, ele prometeu a ela que daria tudo o que ela pedisse. Aconselhada por Herodias, Salomé pediu a cabeça de João Batista em uma bandeja de prata e assim a recebeu. Sua história pode ser encontrada em Marcos 6: 17-20 e em Mateus 14: 1-5.

Débora

O período de governo dos juízes foi tumultuada para Israel. Depois que Moisés conduziu o povo de Israel para fora da terra do Egito e Josué conduziu Israel para a terra prometida a Abraão para conquistar os cananeus, Israel caiu em ciclos de desobediência que levaram a ira de Deus a cair sobre Israel na forma de escravidão aos cananeus. Neste tempo, Deus levantou juízes para redimir Israel e dar-lhes a oportunidade de se arrependerem.

Israel muitas vezes se arrependeu por uma única geração, mas caía novamente na idolatria e desobediência, levando mais uma vez a ira de Deus. Deborah foi a única juíza nomeada nessa época. Ela orientou a nação de Israel a adorar apenas ao Senhor e livrou a nação daqueles atores malignos que estavam interessados ​​em manter Israel espiritualmente escravizada. Sua história pode ser encontrada em Juízes 4 e 5.

Ester

Ester foi uma mulher israelita sob o reinado persa. Ela foi escolhida entre as mulheres de Israel para fazer parte do harém do rei Assuero. Ela usou sua influência política para permitir que os israelitas pudessem adorar a Deus com liberdade na Pérsia e, por meio de sua fidelidade, estabeleceu o festival judaico do Purim. Posteriormente, ela foi escolhida por Assuero para ser sua rainha e governar com ele.

Assim como Débora mil anos antes, Ester salvou Israel das consequências de sua cegueira espiritual e estabeleceu um lugar seguro para que os israelitas expressassem sua fé, sendo uma das mulheres da Bíblia mais celebradas por sua coragem. Sua história pode ser lida no livro de Ester.

Rute

Rute desempenhou um papel significativo na vinda de Jesus. Depois que seu marido morreu, ela seguiu sua sogra Noemi até sua terra natal em Israel, onde conheceu Boaz. Eles se tornaram os bisavós do rei Davi e, por fim, propagaram a linhagem do Messias. Rute enfrentou grande tribulação como uma mulher em um contexto antigo sem proteção. No entanto, ela corajosamente seguiu Noemi até a terra de Israel, dedicou-se ao Senhor e desempenhou um papel fundamental na vitória de Deus sobre o pecado e a morte por meio de sua fidelidade diária em face de duras circunstâncias.

Jezabel

Uma das mulheres da Bíblia mais famosas e controversas, Jezabel foi uma princesa fenícia que se casou com Acabe, príncipe de Israel. Ela adorava ao deus Baal, e, por isso, perseguiu com veemência os profetas do Senhor, principalmente o profeta Eliseu. Era conhecida por seu temperamento impetuoso e violento, além da devoção absoluta à Baal, deus da chuva, das tempestades e da fertilidade.

Um dia, Acabe quis comprar uma vinha perto de seu palácio, a qual o proprietário não quis vender. Jezabel providenciou um julgamento fraudulento do proprietário, que posteriormente levou à sua morte, de modo que Acabe terminou conseguindo o que queria. Jezabel acabou morrendo encurralada em seu próprio palácio, jogada de uma varanda e comida por cães. Sua história pode ser lida em 1 Reis 16: 29-34, 18: 17-40, 19: 1-3.

Bate-Seba

Bate-Seba estava se banhando quando Davi a viu pela primeira vez. Apesar de ela ser casada, Davi mandou chamar Bate-Seba até seus aposentos e fez sexo com ela. Assim, Bate-Seba engravida. Após outras tentativas de encobrir sua transgressão, Davi ordena que Urias, marido de Bate-Seba, seja morto em batalha. Bate-Seba se torna esposa de Davi e dá à luz a seu filho. Mas o profeta Natã confronta Davi sobre seus pecados, e Deus pune Davi com a morte do filho de Bate-Seba. Bate-Seba e Davi têm um segundo filho, Salomão, que sucede a seu pai como rei. A história de Bate-Seba pode ser lida em 2 Samuel 11.

Fortaleça sua fé através da leitura!
Receba livros e garanta presentes especiais.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados