Faça uma busca
|
Publicado em: 14 de julho de 2021

13 coisas surpreendentes que seus sonhos revelam sobre você

Descubra o que a análise de sonhos pode prever sobre sua personalidade e sua saúde física e emocional.

Imagem: SasinParaksa/ Istock

Os seus sonhos podem revelar mais sobre você do que você imagina? Segundo especialistas, os sonhos podem indicar diversos aspectos de nossa personalidade e saúde. Ficou curioso? Veja abaixo o que seus sonhos revelam sobre você!

1 . Se você é criativo

Leia também: 10 mitos sobre o sono que você precisa conhecer

Pessoas criativas têm maiores chances de sonhar com ambientes incomuns (em vez da casa ou do trabalho) e obstáculos no mundo natural, como um tronco ou um rochedo que não conseguem contornar.

2. Sua personalidade

Pessoas mais conservadoras têm mais probabilidade de experimentar sonhos mundanos e realistas, enquanto as mais liberais sonham com coisas mais estranhas.

3. Que seu coração está com problemas

Um estudo com adultos mais velhos constatou que quem costuma ter pesadelos também tem probabilidade maior de sofrer de arritmia ou dor no peito do que quem não tem pesadelos, talvez porque os problemas cardíacos dificultem respirar à noite.

4. Se você está evitando alguma coisa

Você sonha que está sendo perseguido por um desconhecido, um monstro ou uma onda imensa? Isso pode indicar que está com medo de enfrentar alguma coisa na vida quando acordado. Então, pergunte-se de que problema, pessoa ou emoção você está fugindo.

5. Com que rapidez você se recupera de um divórcio

É mais provável que divorciados com sonhos mais longos e dramáticos sobre o antigo relacionamento se ajustem melhor à vida de solteiro. Os sonhos podem ajudar os divorciados (e os outros também) a elaborarem seus traumas.

6. Como você busca respostas para grandes questões

Adultos que frequentam a igreja costumam se lembrar menos dos sonhos do que aqueles que não possuem o hábito de frequentar cultos. Se você não recorre à religião para responder às grandes questões da vida, então seus sonhos podem se tornar uma fonte de ideias.

7. Que você é maníaco por trabalho

As personalidades mais obstinadas no trabalho tendem a relatar sonhos mais perturbadores do que as pessoas mais tranquilas. Os mais exigentes e acelerados se pressionam mais, e esse estresse pode aparecer nos sonhos.

8. Se você vai gabaritar na prova

Universitários passaram uma hora aprendendo a se orientar num labirinto. Depois, novamente testados após um cochilo, só os que sonharam com o labirinto se saíram melhor. Sonhar pode consolidar as lembranças, o que promove o aprendizado e a capacidade de resolver problemas.

9. Se você deixará de fumar para sempre

Um estudo descobriu que quanto mais o indivíduo sonha com o cigarro – e quanto mais se sente a culpa de voltar a fumar –, maior a probabilidade de largar de vez o vício.

10. Seu risco de ter doença de Parkinson

Leia também: Descubra por que temos pesadelos e como evitá-los!

Até 90% das pessoas que encenam sonhos violentos – desferem socos e pontapés e gritam enquanto dormem – podem findar desenvolvendo doença de Parkinson. Esse tipo de comportamento pode indicar transtorno de comportamento do sono REM, um sintoma precoce dessa doença.

11. Se você está deprimido

Pessoas deprimidas começam a sonhar muito antes dos outros. Para elas, isso pode ter início cerca de 45 minutos após adormecer, em vez dos costumeiros noventa minutos.

12. Que a morte pode estar próxima

Quanto mais perto da morte, maior é a probabilidade de sonhar com entes queridos que já faleceram.

13. Os remédios que você está tomando

Sabidamente, muitos medicamentos provocam pesadelos, como antidepressivos, antibióticos, estatinas e alguns anti-histamínicos.

MICHELLE CROUCH

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


Cadastre-se GRÁTIS para continuar lendo


Você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos

Já tem cadastro? Faça login aqui.

Já sou assinante da Revista Impressa

close