A caixa-preta é conhecida por seus componentes resistentes, ela ajuda na investigação de acidentes aéreos protegendo dados ao longo do voo.
A caixa-preta é um dos itens mais importantes e resistentes de uma aeronave, projetada para sobreviver a acidentes e proteger dados essenciais para a investigação de acidentes aéreos. Após grandes desastres aéreos, o grande público surge com questionamentos e possíveis soluções leigas para proteger os passageiros.
Diante da sua durabilidade, surge uma pergunta comum: por que o avião inteiro não é feito do mesmo material que a caixa-preta?
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O que é a caixa-preta?
Apesar do nome, a caixa-preta é, na verdade, laranja para facilitar sua localização em meio aos destroços. Ela é composta por dois módulos principais: o gravador de voz na cabine (CVR, na sigla em inglês) e o gravador de dados de voo (FDR, na sigla em inglês).
Esses gravadores são protegidos por uma estrutura extremamente resistente, feita de materiais como titânio e aço inoxidável, capazes de suportar altas temperaturas, impactos severos e pressão extrema.
Como um dispositivo autônomo, o equipamento possui sua própria fonte de energia. Além disso, ele emite um sinal de localização, permitindo que seja encontrado até mesmo no fundo do mar.
Por qual motivo o avião não é todo desenvolvido com o mesmo material da caixa-preta?
Seria inviável para um avião decolar. De acordo com o Museu Smithsonian do Ar e do Espaço, a maioria das caixas-pretas é revestida com aço, um material altamente resistente, mas também bastante pesado. Construir uma aeronave inteira com aço resultaria em um peso excessivo, tornando o voo extremamente difícil.
Conforme a Revista Galileu, a construção de aviões com materiais mais leves, como plásticos e polímeros de fibra de carbono, obedece às leis da física estabelecidas por Isaac Newton. Essas leis indicam que, se o avião tivesse maior massa, ele cairia mais rapidamente e o impacto seria mais violento, transmitindo uma força maior aos passageiros, o que aumentaria significativamente o risco de lesões graves.
Além disso, o custo também é uma questão crucial! A produção de componentes com materiais como titânio e aço inoxidável é extremamente cara. Construir um avião inteiro com esses materiais tornaria o custo de fabricação exorbitante, inviável para as companhias aéreas e, consequentemente, para os passageiros.
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