10 dicas para economizar em casas de festas infantis

Não deixe o aniversário das crianças passar em branco, mas não desperdice dinheiro. Veja como economizar em casas de festas infantis.

Redação | 5 de Fevereiro de 2019 às 16:00

Choreograph/iStock -

Para as crianças a festa de aniversário é um marco importante e um dia de grande alegria, brincadeiras e diversão! Mais do que estar com os amiguinhos, a maioria deles adora sentir que estão crescendo e ganhando independência. A comemoração não pode passar em branco, então não dispense o bolo, as velinhas e o parabéns com os amigos. Pode ser em casa, no parque, no play do condomínio. Porém, se você planeja fazer a comemoração em casas de festas infantis, aproveite essas dicas para gastar menos.

Dica 1:

Aproveite os períodos de promoções. Geralmente, nos meses de férias escolares a procura por casas de festas infantis cai e elas oferecem descontos. Mesmo que seu filho não faça aniversário nesses meses, procure a casa nesse período para uma contratação futura pedindo pelo desconto. Deixe bem claro que se não fosse pelo valor promocional você não contrataria o serviço;

Dica 2:

Contrate a festa com antecedência. Contratando antes da virada do ano você consegue negociar pacotes antes do aumento de preços e pode parcelar em mais vezes. Se seu filho faz aniversário no início do ano, até meados de março ou abril, fica mais fácil aproveitar as oportunidades. Então, procure a casa de festas infantis em novembro ou dezembro e feche o contrato para o ano seguinte;

Dica 3:

Se fizer a festa sempre no mesmo lugar, peça um desconto de cliente fidelidade. Em geral, as casas de festas oferecem desconto de 5% nesses casos. Além disso, ofereça também a indicação de amigos em troca de descontos futuros. Mostre que você pode ampliar a lista de clientes com a sua quantidade de convidados;

Veja como a fada do dente pode ensinar o seu filho a lidar com o dinheiro.

Dica 4:

Compre enfeites com outros fornecedores e evite os serviços adicionais das casas de festas. Nos salões infantis esses produtos costumam ser mais caros do que os valores de mercado. Muitas casas oferecem um pacote adicional de decoração com enfeites, balas e docinhos diversificados. Você pode incrementar a mesa do bolo e a decoração, sem exagerar, comprando itens em mercados populares ou de artesão que cobram preços mais baixos;

Dica 5:

Festas de manhã ou na hora do almoço costumam incluir a refeição sem adicional de preço. Além disso, por conta do horário, você pode dispensar bebidas alcoólicas, barateando o pacote. Em regra, pacotes de buffet infantil com cerveja são até 10% a 12% mais caros;

Dica 6:

Se puder pagar à vista, peça um desconto. Geralmente, as casa costumam oferecer 5% de desconto, então peça de 6% a 7%. Não abra mão de negociar. O serviço oferecido pelas casas de festas não é um serviço essencial e os responsáveis sabem disso.

Deixe claro que está consultando outros lugares e fazendo pesquisa de preços. Pergunte também se cobrem outras ofertas e não abra mão de acumular os descontos. Por exemplo, não dispense o desconto de cliente fidelidade juntamente com o pagamento à vista. Se forem aplicados por uma cobertura de oferta de outra casa de festas que estava com o preço mais em conta, você terá feito um excelente negócio!

Veja como viajar com criança com conforto e tranquilidade.

Dica 7:

Recentemente aumentou entre as casas de festas opções de pacotes com duração reduzida (uma hora a menos), durante a semana, convidando somente as crianças, no esquema leva e traz. Nesse caso, o convite já vai com esta orientação para os pais dos convidados. Essa opção costuma ser até 30% mais barata do que os pacotes completos dos finais de semana. Além disso, é mais adequada para crianças a partir dos 10 anos de idade.

Dica 8:

A partir dos anos 2000, começou a moda presentear os convidados ao final da festa. Uma forma de agradecimento pela presença. Mas isso não é uma regra e nem uma obrigação de etiqueta. Portanto, se não quiser ter o gasto extra, não se sinta obrigada a entregar o agrado por pessoa.

Entenda como ensinar educação financeira para os seus filhos

Dica 9:

Convites impressos também estão caindo em desuso. Atualmente são enviados por aplicativos de mensagens. Então, faça você mesmo usando um programa de computador e o celular, ou compre a um custo de cerca de R$ 20,00. Inclusive, as casas de festas fornecem modelos básicos sem custo adicional, que podem ser colocados na agenda da escola dos pequenos, e entregues aos convidados que não usam as modernidades tecnológicas, como alguns avós.

Dica 10

E para evitar pagar mais caro pelos convidados, contrate o pacote adequado ao número de convidados. Assim você evita pagar pelos excedentes. Em festas infantis o índice de ausência costuma ser menor do que em outros tipos de festas, cerca de apenas 15%.

por Samasse Leal