As férias nos dão a oportunidade de relaxar, desacelerar, vivenciar situações novas e fazer a viagem dos sonhos. Quem não sonha com uma grande viagem? Conhecer novos lugares e criar boas recordações? Com disciplina é possível juntar dinheiro para viajar com conforto e sem se endividar. Não importa se for de carro ou de avião, com essas dicas preciosas você conseguirá passar momentos inesquecíveis sem estresse. Confira!

Como juntar dinheiro

Você deve decidir quando vai e estabelecer um plano de poupança, marcando, assim, um prazo para juntar suas economias. Se você for disciplinado, pode guardar um valor por mês até dentro do porquinho. Mas se não for, talvez seja melhor abrir uma conta-poupança automatizada ou investir no tesouro direto – que é muito mais rentável. Desse jeito, o banco deduz um valor pré-determinado do seu salário e o transfere para uma conta separada.

Calculando os gastos

O valor que se deve levar para as férias depende das despesas fixas: hospedagem, transporte, refeições, táxis, lembranças e uma reserva para emergências. Dizem que o erro orçamentário mais comum é subestimar as despesas. Então, se você costuma gastar muito, sempre arredonde as estimativas para cima. Se você for para o exterior, veja essas dicas para não gastar demais e estourar o orçamento.

Saiba escolher a melhor agência de viagens

Escolha uma agência de viagens confiável, tanto para fazer o orçamento quanto para reservar. Você pode obter informações com um agente de viagens ou em sites, onde você também pode adquirir descontos e dividir o pagamento em prestações – sem juros, preferencialmente. Esteja atento aos comentários sobre a empresa deixados por clientes anteriores na internet, ou peça indicação para amigos. Além disso, não deixe de obter o seguro de viagens; caso vá para o exterior. Essa cobertura te ajudará em qualquer problema que acontecer, inclusive de saúde.

Encontre opções mais baratas

Se você fez tudo isso e mesmo assim não conseguiu juntar uma quantidade satisfatória de dinheiro para a viagem, estude alternativas para baratear o custo. Talvez você consiga hospedagem mais barata trocando uma vaga no sofá com alguém que more no destino dos seus sonhos. O site Airbnb, por exemplo, vem sendo usado por jovens do mundo todo em busca de um local para se hospedar. Confira aqui outras soluções práticas e eficientes.

De resto, é só focar e se dedicar ao objetivo. Junte dinheiro, faça a viagem dos seus sonhos. Se precisar de uma ajudinha para fazer as malas, conte com essas dicas!