O bebê está quase batendo na porta e o chá de bebê está chegando! Entretanto, em tempos de crise, é melhor organizar uma festa sem gastar muito dinheiro. Por isso, reunimos algumas dicas para você organizar um chá de bebê econômico e sem complicações.

Muitas mães se preocupam com a decoração do chá de bebê, que é geralmente a primeira festa para a criança que está chegando. Então por que não torná-la inesquecível de forma simples e econômica?

Veja algumas dicas que separamos para você organizar um chá de bebê econômico:

1. Saiba quanto você tem para gastar

Muitas mães acabam perdendo as contas da festa com o desejo de torna-la perfeita, mas esquecem o quanto podem gastar com ela. O primeiro passo para não ser pega de surpresa é saber exatamente de quanto você dispõe para gastar na festa.

Veja também: entenda como fazer uma planilha de gastos

Assine nosso conteúdo exclusivo

Depois de saber quanto você tem, é possível começar o planejamento financeiro da festa. Anote o valor em uma planilha e, quando começar a pensar em outros aspectos, divida-o em categorias.

2. Corte os custos

Saiba cortar os custos de forma inteligente. Comece pensando no que é dispensável: decorações muito elaboradas e que exigem a compra de muitos materiais podem ser facilmente substituídas.

Pense também em reservar um espaço da sua casa para o chá de bebê. Se a sua casa não estiver em condições de receber visitas no momento por qualquer motivo, combine com amigos de utilizar a casa deles para este fim.

3. Faça listas

Se você pretende investir em decorações, experimente fazer listas do que você pretende comprar. Pesquise decorações na internet. O Pinterest é uma ótima rede social para isso: lá, você encontrará diversas imagens que podem inspirar você a fazer um chá de bebê econômico.

Veja também: conheça os 8 hábitos próprios de pessoas que sabem economizar

4. Reduza a lista de convidados

É possível que você pense em chamar uma amiga próxima, depois pensa naquele amigo do trabalho, depois em outra amiga da academia… E no final acaba com uma lista enorme de convidados. Você certamente não quer isso!

Para um chá de bebê econômico ser um sucesso, a lista de convidados deve ser proporcional ao tamanho do ambiente e a quantidade de comida e bebida que você oferecerá. Não tenha medo de cortar um parente distante. Ao invés disso, deixe para convidá-lo para outras festas, como a do primeiro ano do bebê.

5. Seja sustentável

É possível que a maior parte do material que você utilizará na festa vá para o lixo depois. Então, uma das palavras-chaves de um chá de bebê econômico é, com toda a certeza, a sustentabilidade.

Pense em decorações que usem menos papel e plástico e opte por panos com estampas decorativas. Pense, por exemplo, em utilizar feltro para enrolar docinhos ou cupcakes.

Evite ainda copos e talheres descartáveis. Mas se você ainda assim precisar compra-los, opte por compras em supermercados atacados, onde o preço pelo conjunto sai mais barato.

6. Envie convites eletrônicos

Nós estamos na era da internet. E por que não utilizá-la para chamar os seus convidados à festa. Uma opção barata e prática para isso é criar um evento no Facebook e chamar os seus amigos que possuem uma conta na rede social. Se houver pessoas que não têm, mas que utilizam e-mail, faça um convite por lá mesmo, sem esquecer de colocar o motivo no assunto do e-mail.

Veja também: preste atenção nestas 7 formas de escrever um e-mail profissional

Mas atenção: se você criar um evento e não for convidar todas as pessoas da sua lista de amigos, tenha o cuidado de mudar a privacidade para “privado” ou “secreto”. Você acabará em maus lençóis se um amigo acabar vendo que uma pessoa em comum foi chamada e ele não…

7. Peça para todos confirmarem presença

Um dos motivos para a lista de convidados de um chá de bebê econômico ser seleta é a certeza de que todos irão à festa e você não terá prejuízo. É sempre muito chato quando alguém acaba desmarcando por motivos levianos.

Por isso, peça para que todos confirmem presença ao menos uma semana ou alguns dias antes da data marcada. Se o convite for virtual, melhor ainda: basta fazer uma postagem no mural do evento no Facebook, ou enviar um e-mail automático pedindo a confirmação de todos. Provavelmente assim você terá mais controle sobre as quantidades necessárias.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!