Compra por impulso: 11 dicas para gastar menos em 2020

Se a compra por impulso é uma rotina na sua vida, considere começar 2020 seguindo algumas destas dicas para preservar a sua saúde financeira.

Redação | 30 de Dezembro de 2019 às 11:00

a-wrangler/iStock -

Já fez as suas resoluções para 2020? Muitas pessoas estão montando a lista há semanas: comer menos, fazer mais exercícios, seguir uma dieta mais saudável… Os itens não param. Mas, se você gastou muito em 2019, que tal incluir “evitar a compra por impulso”?

Adquirir pequenos itens apenas para satisfazer um pequeno desejo é uma das principais atitudes que levam pessoas a se endividar. Você certamente já passou por uma situação semelhante; mas alguns casos podem ser sinais de síndromes, como a ansiedade.

Veja também: Não cometa mais esses erros comuns em sua vida financeira

Isso porque a compra por impulso, segundo alguns especialistas, pode ser sinal de busca por prazer. Diversos estudos demonstram que ir às compras significa, para o cérebro, mais serotonina, o hormônio do bem-estar. Assim, para ele, quanto mais itens no carrinho, mais felicidade.

Mas a sensação passa quando a fatura do cartão de crédito chega. A fim de evitar esse tipo de problema, a educação financeira se faz necessária, bem como comprometimento pessoal. Admitir o problema é o primeiro passo.

Em seguida, vale o bom senso: algumas medidas, como as que listamos abaixo, podem ajudar a manter o controle. Mas se o problema é crônico, não há outra opção: é recomendável procurar ajuda profissional. Um psicólogo ou psiquiatra poderão fazer análises mais profundas do seu caso, e, se for necessário, aplicar medicações que amenizarão o problema.

Que tal, então, evitar a compra por impulso em 2020? Veja como você pode fazer isso: