As feiras livres sempre venderam produtos a peso. Ideal para pessoas que vivem sozinhas ou evitam desperdiçar alimentos comprando apenas a quantidade necessária. Perfeito também para cozinhar uma receita. Para o prato do dia bastam 250g do ingrediente, que você não vai voltar a usar tão cedo. Não precisa da embalagem com 1 Kg.

Mais recentemente, os pequenos mercados, lojas de conveniência, de produtos naturais e hortifrútis passaram a investir nesse nicho: os solteiros. É mais fácil encontrar mais produtos em embalagens pequenas ou a granel nesses estabelecimentos menores, do que nos grandes mercados; pelo menos nos grandes centros urbanos.

Frutas cristalizadas, verduras e legumes processados, saladas de frutas ou saladas verdes já são encontradas em tamanhos e porções menores. Sucos industrializados ou naturais também chegam às prateleiras em embalagens individuais e não apenas de 1 ou 2 litros. Grãos de todos os tipos e biscoitos artesanais podem ser comprados a granel, ou seja, a peso. Assim é mais fácil comprar somente a quantidade necessária e evitar o desperdício.

Ganhe tempo

Também já é possível encontrar embalagens com derivados de carne e frango com menos de 1kg de peso. A carne pode ser moída na hora e na quantidade desejada. Peça quantas bandejas de 300g desejar (sugestão de quantidade saudável de proteína por refeição para um adulto) e congele. Com isso, evite o ritual de separar em saquinhos ou potinhos quando chega a casa. Não perca mais este tempo.

O preparo dos alimentos também se torna mais rápido e prático. Não é necessário descongelar grandes quantidades de comida que são embaladas em quantidades maiores e vendidas, já congeladas, nos grandes mercados.

Relação custo X benefício X sustentabilidade

É verdade que no artigo “Saiba como economizar nas compras em atacarejos” a dica é comprar quantidades maiores aproveitando descontos dos produtos vendidos no atacado. Contudo, é sempre necessário levar em conta o perfil de quem compra. Aquela foi uma ótima dica para compras de famílias ou para amigos que queiram dividir as quantidades compradas e ratear os gastos. Já o caso de compras a granel se aplica aos solteiros, viúvos, viajantes e outras pessoas que vivam sozinhas.

Além disso, embalagens em tamanhos menores costumam ser mais caras na relação preço X quantidade. A vantagem fica mesmo na possibilidade de comprar quantidades pequenas e desembolsar menos dinheiro por compra.

Outros benefícios são: diminuir o descarte de embalagens grandes e usar pouco espaço de armazenamento em casa. Leve a sua sacola reutilizável na loja que vende produtos a granel evitando usar saquinhos, que são mais poluentes. Seja sustentável! Recicle e reaproveite. Assim você gasta menos e cuida do meio ambiente.

POR SAMASSE LEAL

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!