Faça uma busca


|
Publicado em: 23 de junho de 2019

Conheça as frutas da estação e economize o ano todo

Em um país tão diverso não é fácil conhecer todas as frutas da estação, mas a gente te dá um ajudinha. Confira a seguir!

Imagem: baibaz/iStock

As frutas são alimentos essenciais no nosso dia a dia. Mas como saber quais são as frutas da estação? Como saber quando é a melhor época de comprá-las por um preço mais barato? A gente listou as principais frutas da estação e quando elas podem ser encontradas na sua época de colheita para te ajudar. Além de estarem mais baratas, na estação correta sua qualidade também é melhor.

Conhecer as frutas de cada estação traz o benefício de consumir um alimento com menos hormônios e agrotóxicos, já que o clima e outros fatores propiciam um crescimento natural. Algumas frutas, como o coco, por exemplo, dão o ano todo. Porém outras, como o morango, precisam de um clima adequado para madurar e serem colhidas no tempo certo.

Doces ou azedas, grandes ou pequenas, todas as frutas merecem espaço na sua dieta. Por isso, na nossa lista, incluímos ótimas dicas para você aproveitá-las na sua rotina. Portanto, não perca tempo e anote todas as frutas, programe-se e delicie-se nas variedades que o nosso país nos dá.

Por Thaís Garcez

  • tacstef/iStock

    O verão é a primeira estação do ano, e com ela chegam muitas frutas ao mercado. E a grande estrela dessa estação é a Ameixa, que é ótima para o intestino, inclusive. Para preparar aquele suco geladinho e refrescante, ou outras receitas deliciosas, você também pode apostar na maçã, abacaxi, abacate, acerola, maracujá, caju, cupuaçu, pitanga, uva, pêssego, maracujá, melancia, goiaba, melão, graviola, carambola, limão, manga, melancia, mamão, melão, abacate e pera.


  • DiyanaDimitrova/iStock

    A temperatura vai caindo e o caqui ganhando destaque nas plantações. Ele é tão maravilhoso que possui as vitaminas A, C, E, B1, B2, B6 e B12, que te ajudarão a combater o envelhecimento precoce. Outros alimentos também são ótimos nesse processo, veja quais. Mas além do caqui, prepare-se para encontrar no outono muito abacate, figo, goiaba, graviola, mamão, kiwi, limão, uva, pera, maçã e manga.


  • Sanny11/iStock

    Se você ama morango, saiba que o momento ideal para comprá-lo por um precinho incrível é no inverno. Com a grande oferta, os preços caem e ele se torna mais amigável ao bolso. Outras frutas da estação também ganham destaque, como: carambola, tangerina, caju, kiwi, uva e maçã.


  • jantroyka/iStock

    O melhor da jabuticaba é tirar as bolinhas do pé e ir comendo uma a uma. Mas se você não mora no interior, não tem problema. Na primavera, os mercados estão lotados da melhor safra de jabuticabas. Rica em vitamina C, ela é incrível também para a pele. Aproveite a estação para comprar também: pitanga, pêssego, mamão, cupuaçu, jaca, mamão, abacaxi, melancia, caju e melão.


  • id-art/iStock

    Se você é fã de coco, banana e laranja, pode comemorar! Entre todas as frutas da estação, essas são as mais fáceis de encontrar nos supermercados e hortifrútis. Elas dão o ano inteiro e podem ser consumidas de diversas formas. Para aproveitar a banana, por exemplo, confira uma receita maravilhosa de muffin! Já com o coco você pode fazer um leite supernutritivo! A casca da laranja, por sua vez, tem múltiplos usos, inclusive afastar formigas!


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados