O Natal já está chegando e os anúncios de ofertas de vagas para as diversas atividades no comércio e também no ramo de hotelaria e turismo já estampam os classificados dos jornais, sites e vitrines.

Segundo uma análise de dados divulgados em setembro deste ano pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) e da Caixa Econômica Federal (CEF), as vagas de emprego temporárias de final de ano costumavam ser oferecidas tradicionalmente já a partir de setembro, principalmente pela indústria e pelo comercio, além do setor de serviços, já com expectativas para vendas visando o dia das crianças, natal e ano novo. Contudo, por conta da crise econômica que afetou o país nos últimos anos, e que vem apresentando uma recuperação bastante lenta, o maior volume de contratações em 2018 deve ocorrer mesmo agora nos meses de novembro e dezembro. A oferta de vagas também deve ser menor se comparada com 2017 principalmente no comércio e setor de serviços. A expectativa de aumento de vagas é maior somente para indústria.

Mas isso não é motivo para desanimar! As ofertas de vaga ainda estão em aberto e essa é a hora de buscar uma recolocação e investir pesado para se manter empregado em 2019.

Candidate-se e invista na oportunidade

vagas extra Natal

Tradicionalmente esse período e esses tipos de vagas são uma porta de entrada para pessoas jovens ou sem experiência anterior que buscam ingressar no mercado de trabalho. Mas nos últimos anos o perfil de candidatos vem se diversificando. A idade média dos candidatos vem aumentando, assim como o crescimento no número de candidatura de pessoas que já possuem experiência.

Com isso, as vagas ficam ainda mais disputadas e concorridas, mas isso não é motivo para desanimo. Conhece o ditado “Deus ajuda a quem cedo madruga?”, pois é, apresse a sua candidatura. Como as festas de final de ano já estão bem próximas e os centros comerciais e shoppings center começam a ter aumento no volume de circulação de pessoas, as lojas e hotéis possuem urgência na contratação.

Reveja seu currículo e suas competências de destaque

 

 

Especialistas em Recursos Humanos recomendam jamais mentir na apresentação para um emprego ou em uma entrevista, porque mais cedo ou mais tarde esse deslize será descoberto e a oportunidade pode ir por água abaixo.

Eles também recomendam destacar suas habilidades pessoais, como bom humor, bom relacionamento interpessoal, facilidade de adaptação e de trabalhar em equipes, talento para lidar com público, além de caraterísticas básicas como pontualidade, responsabilidade e comprometimento. Mas nenhuma dessas qualidades deve se tornar um “lugar comum” no seu currículo ou uma lista de ingredientes de bolo, o ideal é descrever de forma objetiva e curta, nas suas atividades e experiências, de que forma essas caraterísticas se destacam, por exemplo, em algum trabalho voluntário ou projeto do qual você tenha participado.

Leia também:

Competências diferenciais como falar outro idioma podem ser decisivas na hora da escolha de um candidato, principalmente se a candidatura é para uma vaga que esteja relacionada ao turismo ou comércio e serviços em locais de acesso de estrangeiros, como shoppings, hotéis, hostels e pontos turísticos.

Prepare ou atualize seu currículo com foto e percorra as lojas consultando a forma de entrega ou envio de sua carta de apresentação, e boa sorte!

Por Samasse Leal

Agora que você já pesquisou as oportunidades e já atualizou o seu currículo, que tal se preparar para as entrevistas? Veja o nosso post de como se comportar em uma entrevista de emprego e prepare-se!