Abastecer um veículo a gasolina com outros combustíveis pode ter suas vantagens. Se quiser diminuir os gastos e, ao mesmo tempo, produzir menos poluição, coloque gás natural veicular (GNV) em seu carro. Caso não queira fazer grandes mudanças, misturas com etanol podem ser uma boa opção. Ambas as opções têm vantagens e desvantagens. Eis o que você precisa saber:

Conheça as principais vantagens de abastecer com etanol (Foto: Alfribeiro/iStock)

Conheça as principais vantagens de abastecer com etanol (Foto: Alfribeiro/iStock)

Dirigindo com etanol

O etanol é feito a partir de fontes renováveis, como trigo e cana-de-açúcar. Tornou-se comum nos postos de gasolina brasileiros a mistura de etanol e gasolina sem chumbo convencional. Um exemplo é o combustível E18, conhecido como “gasolina c”.

Há controvérsias

O Brasil tem sido bem-sucedido na produção de biocombustíveis, a partir da cana-de-açúcar, mas alguns especialistas questionam a sustentabilidade desse recurso. Segundo eles, ao lançar mão da energia e da produção de alimentos para a plantação de cereais, trigo ou cana-de-açúcar em vista da produção de combustível, deixa de haver um ganho ambiental.

O consumo aumenta

Você não consome menos quando começa a usar o etanol – muito pelo contrário. A gasolina comum é 30% mais econômica do que o etanol. Com isso, ao se utilizar uma mistura de gasolina com 5% de etanol, o consumo de combustível aumenta em aproximadamente 1,5%; se apresentar 10% de etanol, aumenta para 3%, e assim por diante. Mas cabe lembras: os preços do etanol são mais baixos.

Veja também: 4 dicas profissionais para comprar um carro

Ande com um carro mais limpo

É verdade que você consome mais combustível ao utilizar o etanol, mas também polui menos. O etanol apresenta certas características químicas que modificam a atividade da gasolina no motor, resultando numa menor emissão de carbono e demais poluentes. Existem controvérsias, porém, sobre o etanol aumentar ou não a emissão de poluentes como o aldeído.

Consulte o fabricante do carro

Misturas de etanol não são indicadas para carros fabricados antes de 1986. Determinados fabricantes de carros modernos estimulam o uso do etanol, evidenciando que cumprirão as garantias dos veículos à base dessa mistura. Por sua vez, alguns deles são mais recentes. Consulte o fabricante ou o mecânico se tiver dúvidas relacionadas à compatibilidade. Em muitos dos modelos mais recentes, essa informação consta na tampa do reservatório.

Abastecer com GNV pode representar uma economia muito maior (Foto: Joa_Souza/iStock)

Abastecer com GNV pode representar uma economia muito maior (Foto: Joa_Souza/iStock)

Dirigindo com GNV

O gás natural veicular é constituído por uma mistura de propano e butano, sendo uma alternativa segura ao uso da gasolina.

Use GNV e polua menos

O GNV polui menos do que a gasolina e o diesel. Carros a gás emitem menos carbono do que os movidos a gasolina (embora a emissão dos carros a diesel seja ainda menor). Ademais, produzem menos fuligem, superando, nesse aspecto, os veículos a gasolina e a diesel. Por isso, os motores a gás apresentam menos danos internos, resultando em gastos consideravelmente menores com manutenção e maior durabilidade. Entenda ainda como deixar seu carro mais econômico e menos poluente com mais 8 dicas incríveis.

Economize dinheiro, não combustível

Os motores a gás queimam 30% a mais de combustível do que os motores a gasolina do mesmo tamanho. Assim, embora o GNV polua menos, não representa uma economia energética. Trata-se, contudo, de uma alternativa econômica, visto que o preço do GNV é 75% menor do que o da gasolina.