Com a pandemia do novo coronavírus, muitos empreendedores viram a necessidade de voltar suas empresas para o meio digital. E assim, destacar sua presença para atrair mais clientes por meio de estratégias de divulgação online.

Dentro desse cenário, o Google Meu Negócio têm sido mais uma possibilidade para o setor, uma vez que é uma ferramenta eficiente de interação e captação de novos clientes.

Leia também: Criptomoedas: saiba mais sobre os bitcoins e outras moedas virtuais

E não só isso, como também é um bom meio de passar mais confiança para o público, uma vez que todas as empresas cadastradas nessa ferramenta são verificadas.

E, de acordo com o Google, “empresas verificadas têm o dobro de chance de serem consideradas de confiança pelos usuários.”

Por isso, confira agora como essa ferramenta funciona, o passo a passo para realizar o cadastro de sua empresa e quais são as vantagens do seu uso — principalmente para os pequenos empreendedores que desejam ter negócios lucrativos.

E se você quiser conferir algumas dicas de como começar a empreender durante a crise do coronavírus, clique aqui!

O que é o Google Meu Negócio?

Quem gere um empreendimento sabe bem que “é preciso ser visto para ser lembrado”. Esse, sem dúvidas, é um fato inegável — principalmente para as pequenas empresas.

Geralmente, essas não possuem todos os recursos financeiros e operacionais para apostar em onerosas campanhas de divulgação, então é crucial que elas marquem presença no meio digital da melhor forma possível.

E, de preferência, utilizando os recursos gratuitos que estão disponíveis.

Hoje em dia, um dos principais modos de encontrar uma loja, marca ou serviço é pelo campo de buscas do Google.

Google Meu Negócio - Perfil de Negócio
Por meio do campo de buscas do Google, é possível encontrar lojas, marcas e serviços. (Imagem: Reprodução/Google)

Funciona assim:

Se você precisa encontrar uma loja que venda produtos de decoração, você deve digitar “loja de decoração”, ou alguma outra palavra-chave relacionada a isso, no campo de buscas do Google.

E assim, o Google mostrará diversas opções relacionadas à sua busca. Sobretudo aquelas que estão mais próximas à sua localização de origem.

E é aqui que entra o Google Meu Negócio.

Cadastrando sua empresa, e criando um Perfil de Negócios no Google, você promove sua marca, que passa a aparecer no campo de buscas e no Google Maps.

Leia mais: Como montar um plano de negócios em 7 passos

Assim, ao cadastrar horário de funcionamento, site, número de telefone e local de funcionamento, fica muito mais fácil que seus clientes descubram seus produtos e serviços.

Quais empresas podem criar um cadastro?

O Google Meu Negócio foi criado para empresas que têm contato direto com os clientes durante um horário específico.

Desse modo, empresas que sejam 100% virtual não são contempladas pela ferramenta.

Além disso, de acordo com as diretrizes de funcionamento, as seguintes empresas não estão qualificadas para criar uma conta no Google Meu Negócio:

  • Propriedades disponíveis para aluguel ou venda, como casas de férias, casas-modelo ou apartamentos vagos (As imobiliárias, no entanto, estão qualificadas para verificação);
  • Um serviço contínuo, aula ou reunião em um local que não é de sua propriedade ou que você não tem autoridade para representar;
  • Agentes ou empresas de geração de leads.

Para conferir outras diretrizes importantes do Google Meu Negócio, clique aqui.

Quais são as vantagens de criar uma conta no Google Meu Negócio?

Google Meu Negócio - Perfil de Negócio
Confira os benefícios de criar um Perfil de Negócios no Google.
(Imagem: Google/Divulgação)
  • Maior visibilidade para o seu negócio;
  • Maior interação com os seus clientes e facilidade com que eles entrem em contato;
  • Campo destinado à publicação de comentários, o que transmite maior confiabilidade para o seu negócio;
  • Espaço destinado à postagem de fotos e descrição de seus produtos e serviços.

Além disso, com a conta no Google Meu Negócio você também tem acesso à um relatório completo sobre seus clientes. E assim, obtém dados e insights importantes para o sucesso do seu empreendimento.

Desse modo, você consegue compreender de forma mais assertiva o alcance do seu negócio, de onde seus clientes são e muito mais.

Agora, confira um passo a passo de como realizar o seu cadastro no site Google Meu Negócio. E não se preocupe: este é um processo fácil e intuitivo, sem grandes complicações.

Então vamos lá?

Passo a passo para realizar o cadastro no Google Meu Negócio:

https://www.google.com/business/

Passo 5. Caso sua loja tenha espaço físico, clique em “sim”. Caso contrário, clique em “não”.


https://www.google.com/business/

Passo 6. Em seguida, preencha os campos do endereço: País, Estado, Cidade, Bairro e CEP.


https://www.google.com/business/

Passo 7. Confira a localização apontada pelo Google Maps e veja se está correta. Se precisar, redefina a localização.


https://www.google.com/business/

Passo 8. Agora, defina se o seu negócio realiza entregas ou se atende os clientes em outra localidade. Clique na opção desejada e, em seguida, em “Próxima”.